Dissertação

De prático à profissional da matemática: que saberes se constituem em um processo de formação inicial de professores em serviço?

The research to investigate the Inicial Training of Teachers from Mathematics Graduate from the Initial Formation of Teachers in Service promoted by the Education Executive General Office and made by Pará State Federal University. The research reports case analyzes of four students/teachers that act...

ver descrição completa

Autor principal: LEDOUX, Maria Lídia Paula
Grau: Dissertação
Idioma: Portuguese
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1755
id ir-2011-1755
recordtype dspace
spelling ir-2011-17552018-02-26T13:19:32Z De prático à profissional da matemática: que saberes se constituem em um processo de formação inicial de professores em serviço? Of practical to the professional of the mathematics: that to know if they constitute in a process of initial formation of professors in service? LEDOUX, Maria Lídia Paula GUERRA, Renato Borges http://lattes.cnpq.br/3199659904537033 Formação de professores de matemática Matemática Prática de ensino Professor e aluno CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The research to investigate the Inicial Training of Teachers from Mathematics Graduate from the Initial Formation of Teachers in Service promoted by the Education Executive General Office and made by Pará State Federal University. The research reports case analyzes of four students/teachers that act in classroom at the States Public School in different towns in Pará State Northeast. The research focused the practical changeovers that took place in classrooms since the entering in initial training course based on students/teachers and professors-formers. We adopted qualitative research as main methodology for data collecting we used a semistructured interviews accomplished with students-teachers and the official documents. In the six chapters this research in done, we showed some referential aspects: The initial training Formation of Teachers in Service in Brazil, The Initial Formation of Service in Pará State, The Teachers in Service Formation Program from the Education Executive Official Office in Pará State, The Curriculum Model in Mathematics Graduate of Federal University of Pará State, For the Initial Training of Acting Teachers, The Initial Formation of math Teachers, The Initial Formation Program for Acting Teachers According to Students-teachers and teachers-formers and the practical changes observed and lived in classroom practice. The results show there are several factors that interfered on systematic knowledge construction in an actions teachers formation course. Four students-teachers from math graduate, two collaborators, one of each institution that celebrated agreement and four teachers-formers of specific subjects in Math Graduate. O estudo teve como objetivo investigar as mudanças ocorridas nas/das práticas dos professores-alunos a partir do ingresso em um curso de formação inicial de professores em serviço. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso, com dados coletados a partir de entrevistas semi-estruturadas realizada com quatro professores alunos do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Federal do Pará, que estão atuando em sala de aula na Rede Pública Estadual de Ensino. Foram obtidas consideráveis informações que permitiram analisar o entendimento dos sujeitos participantes sobre as mudanças e os saberes construídos e/ou em construção ao longo do curso de formação. Realizamos entrevistas com quatro professores-formadores que estiveram trabalhando com disciplinas especificas da Licenciatura em Matemática na perspectiva de destacar o papel fundamental desse sujeito no processo de formação. Os resultados apontam que, apesar dos fatores que interferem na construção do saber sistematizado, houve mudanças significativas nas/das práticas docentes dos professores-alunos a partir dos saberes construídos num processo de formação inicial. Concluiu-se que estes resultados apontam para a importância da formação inicial para o exercício da prática docente. 2011-03-23T21:19:23Z 2011-03-23T21:19:23Z 2005-05-02 Dissertação LEDOUX, Maria Lídia Paula. De prático à profissional da matemática: que saberes se constituem em um processo de formação inicial de professores em serviço?. 2005. 38 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1755 pt Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language Portuguese
topic Formação de professores de matemática
Matemática
Prática de ensino
Professor e aluno
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Formação de professores de matemática
Matemática
Prática de ensino
Professor e aluno
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LEDOUX, Maria Lídia Paula
De prático à profissional da matemática: que saberes se constituem em um processo de formação inicial de professores em serviço?
topic_facet Formação de professores de matemática
Matemática
Prática de ensino
Professor e aluno
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The research to investigate the Inicial Training of Teachers from Mathematics Graduate from the Initial Formation of Teachers in Service promoted by the Education Executive General Office and made by Pará State Federal University. The research reports case analyzes of four students/teachers that act in classroom at the States Public School in different towns in Pará State Northeast. The research focused the practical changeovers that took place in classrooms since the entering in initial training course based on students/teachers and professors-formers. We adopted qualitative research as main methodology for data collecting we used a semistructured interviews accomplished with students-teachers and the official documents. In the six chapters this research in done, we showed some referential aspects: The initial training Formation of Teachers in Service in Brazil, The Initial Formation of Service in Pará State, The Teachers in Service Formation Program from the Education Executive Official Office in Pará State, The Curriculum Model in Mathematics Graduate of Federal University of Pará State, For the Initial Training of Acting Teachers, The Initial Formation of math Teachers, The Initial Formation Program for Acting Teachers According to Students-teachers and teachers-formers and the practical changes observed and lived in classroom practice. The results show there are several factors that interfered on systematic knowledge construction in an actions teachers formation course. Four students-teachers from math graduate, two collaborators, one of each institution that celebrated agreement and four teachers-formers of specific subjects in Math Graduate.
author_additional GUERRA, Renato Borges
author_additionalStr GUERRA, Renato Borges
format Dissertação
author LEDOUX, Maria Lídia Paula
title De prático à profissional da matemática: que saberes se constituem em um processo de formação inicial de professores em serviço?
title_short De prático à profissional da matemática: que saberes se constituem em um processo de formação inicial de professores em serviço?
title_full De prático à profissional da matemática: que saberes se constituem em um processo de formação inicial de professores em serviço?
title_fullStr De prático à profissional da matemática: que saberes se constituem em um processo de formação inicial de professores em serviço?
title_full_unstemmed De prático à profissional da matemática: que saberes se constituem em um processo de formação inicial de professores em serviço?
title_sort de prático à profissional da matemática: que saberes se constituem em um processo de formação inicial de professores em serviço?
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2011
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1755
_version_ 1787147825429086208
score 11.675088