Dissertação

A realidade como princípio metodológico no ensino da matemática

This study has the purpose to argue the actions developed in the school in an interdisciplinary conception, having the Generating Subject as axle of curricular orientation, using as a methodological strategy for construction of the thematic nets in the classroom the work projects (inquiry projects)....

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Luiza Pereira da
Grau: Dissertação
Idioma: Portuguese
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1838
id ir-2011-1838
recordtype dspace
spelling ir-2011-18382019-05-23T13:25:54Z A realidade como princípio metodológico no ensino da matemática The reality as methodological principle in the education of the mathematics SILVA, Luiza Pereira da MENDES, Iran Abreu http://lattes.cnpq.br/4490674057492872 Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira Matemática Formação de professores de matemática Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This study has the purpose to argue the actions developed in the school in an interdisciplinary conception, having the Generating Subject as axle of curricular orientation, using as a methodological strategy for construction of the thematic nets in the classroom the work projects (inquiry projects). We believe that the process of teach-learning and the construction of the school and scientific knowledge from the valuation and approach with knowledge of the reality (daily knowledge), will become more efficient in a dialogical process between students, teachers and knowledge that interact in a movement of orientation on the part of the teacher and for the search to understanding methematics knowledge, applying it and systemizing it toward new knowledge. Este estudo tem por finalidade discutir as ações desenvolvidas na escola numa concepção interdisciplinar, tendo o Tema Gerador como eixo de orientação curricular, utilizando-se como estratégia metodológica para estruturação das redes temáticas na sala de aula, os projetos de trabalho (projetos de investigação). Acreditamos que o processo de ensino-aprendizagem e a construção dos conhecimentos escolares e científicos a partir da valorização e aproximação com os conhecimentos da realidade (conhecimento cotidiano), tornar-se-ão mais eficazes num processo dialógico entre alunos, professores e conhecimentos que interagem num movimento de orientação por parte do professor e pela busca de compreender os saberes matemáticos, aplicando-os e sistematizando-os na busca de novos saberes. 2011-03-23T21:19:34Z 2011-03-23T21:19:34Z 2004-05-24 Dissertação SILVA, Luiza Pereira da. A realidade como princípio metodológico no ensino da matemática. 2004. 169 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1838 pt Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language Portuguese
topic Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira
Matemática
Formação de professores de matemática
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira
Matemática
Formação de professores de matemática
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
SILVA, Luiza Pereira da
A realidade como princípio metodológico no ensino da matemática
topic_facet Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira
Matemática
Formação de professores de matemática
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This study has the purpose to argue the actions developed in the school in an interdisciplinary conception, having the Generating Subject as axle of curricular orientation, using as a methodological strategy for construction of the thematic nets in the classroom the work projects (inquiry projects). We believe that the process of teach-learning and the construction of the school and scientific knowledge from the valuation and approach with knowledge of the reality (daily knowledge), will become more efficient in a dialogical process between students, teachers and knowledge that interact in a movement of orientation on the part of the teacher and for the search to understanding methematics knowledge, applying it and systemizing it toward new knowledge.
author_additional MENDES, Iran Abreu
author_additionalStr MENDES, Iran Abreu
format Dissertação
author SILVA, Luiza Pereira da
title A realidade como princípio metodológico no ensino da matemática
title_short A realidade como princípio metodológico no ensino da matemática
title_full A realidade como princípio metodológico no ensino da matemática
title_fullStr A realidade como princípio metodológico no ensino da matemática
title_full_unstemmed A realidade como princípio metodológico no ensino da matemática
title_sort realidade como princípio metodológico no ensino da matemática
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2011
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1838
_version_ 1832605291382833152
score 11.755432