/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A realidade como princípio metodológico no ensino da matemática
This study has the purpose to argue the actions developed in the school in an interdisciplinary conception, having the Generating Subject as axle of curricular orientation, using as a methodological strategy for construction of the thematic nets in the classroom the work projects (inquiry projects)....
Autor principal: | SILVA, Luiza Pereira da |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | Portuguese |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2011
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1838 |
id |
ir-2011-1838 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-18382019-05-23T13:25:54Z A realidade como princípio metodológico no ensino da matemática The reality as methodological principle in the education of the mathematics SILVA, Luiza Pereira da MENDES, Iran Abreu http://lattes.cnpq.br/4490674057492872 Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira Matemática Formação de professores de matemática Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This study has the purpose to argue the actions developed in the school in an interdisciplinary conception, having the Generating Subject as axle of curricular orientation, using as a methodological strategy for construction of the thematic nets in the classroom the work projects (inquiry projects). We believe that the process of teach-learning and the construction of the school and scientific knowledge from the valuation and approach with knowledge of the reality (daily knowledge), will become more efficient in a dialogical process between students, teachers and knowledge that interact in a movement of orientation on the part of the teacher and for the search to understanding methematics knowledge, applying it and systemizing it toward new knowledge. Este estudo tem por finalidade discutir as ações desenvolvidas na escola numa concepção interdisciplinar, tendo o Tema Gerador como eixo de orientação curricular, utilizando-se como estratégia metodológica para estruturação das redes temáticas na sala de aula, os projetos de trabalho (projetos de investigação). Acreditamos que o processo de ensino-aprendizagem e a construção dos conhecimentos escolares e científicos a partir da valorização e aproximação com os conhecimentos da realidade (conhecimento cotidiano), tornar-se-ão mais eficazes num processo dialógico entre alunos, professores e conhecimentos que interagem num movimento de orientação por parte do professor e pela busca de compreender os saberes matemáticos, aplicando-os e sistematizando-os na busca de novos saberes. 2011-03-23T21:19:34Z 2011-03-23T21:19:34Z 2004-05-24 Dissertação SILVA, Luiza Pereira da. A realidade como princípio metodológico no ensino da matemática. 2004. 169 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1838 pt Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
Portuguese |
topic |
Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira Matemática Formação de professores de matemática Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira Matemática Formação de professores de matemática Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM SILVA, Luiza Pereira da A realidade como princípio metodológico no ensino da matemática |
topic_facet |
Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira Matemática Formação de professores de matemática Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
This study has the purpose to argue the actions developed in the school in an interdisciplinary conception, having the Generating Subject as axle of curricular orientation, using as a methodological strategy for construction of the thematic nets in the classroom the work projects (inquiry projects). We believe that the process of teach-learning and the construction of the school and scientific knowledge from the valuation and approach with knowledge of the reality (daily knowledge), will become more efficient in a dialogical process between students, teachers and knowledge that interact in a movement of orientation on the part of the teacher and for the search to understanding methematics knowledge, applying it and systemizing it toward new knowledge. |
author_additional |
MENDES, Iran Abreu |
author_additionalStr |
MENDES, Iran Abreu |
format |
Dissertação |
author |
SILVA, Luiza Pereira da |
title |
A realidade como princípio metodológico no ensino da matemática |
title_short |
A realidade como princípio metodológico no ensino da matemática |
title_full |
A realidade como princípio metodológico no ensino da matemática |
title_fullStr |
A realidade como princípio metodológico no ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
A realidade como princípio metodológico no ensino da matemática |
title_sort |
realidade como princípio metodológico no ensino da matemática |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2011 |
url |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1838 |
_version_ |
1832605291382833152 |
score |
11.755432 |