Dissertação

Atividades investigativas, como estratégia para o ensino-aprendizagem em ciências: propostas e aprendizagens

Leaving of the premise that "teaching it requires to know to learn and to know to construct (together with our pupils) the learnings that we search", I developed a proposal of investigation activities, for the teach-learning in Sciences. I stand out that to give differentiated lessons, nor always it...

ver descrição completa

Autor principal: SOUZA, Simony Suely Paes de
Grau: Dissertação
Idioma: Portuguese
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1844
id ir-2011-1844
recordtype dspace
spelling ir-2011-18442019-05-23T13:25:55Z Atividades investigativas, como estratégia para o ensino-aprendizagem em ciências: propostas e aprendizagens Investigativas activities, as strategy for education learning in sciences: proposals and learning SOUZA, Simony Suely Paes de NAKAYAMA, Luiza Ensino fundamental Pesquisa Ciência Prática de ensino Ensino Aprendizagem Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Leaving of the premise that "teaching it requires to know to learn and to know to construct (together with our pupils) the learnings that we search", I developed a proposal of investigation activities, for the teach-learning in Sciences. I stand out that to give differentiated lessons, nor always it would be or it is easy, therefore it has a content to be fulfilled and to be finished, beyond a very short time carrying through them. Thus, my dissertation is an inquiry of the qualitative type, that if configures as an researchaction, on the activities programmed at moments, with pupils of 7 series of the basic education of two schools of the particular net of education of the city of Belém (called here, School and School B), having as content programmarian the human body. In the school, emphasizing the digestive system, we had the following moments: the great snack; a video on the process of alimentary and mini-gincana digestion (test). Already in school B, with the content on the Locomotive System, the moments: hypothetical construction of the human body, from the contour of a model; the walked one until an Academy of Gynnastics of activities; lessons in square of the school, in set with the professor of Physical Ed.; e finally, the confection of a CD-ROM with all the subjects worked, during the school year. In both the schools, had the moment of the reading of didactic books. We conclude that learnings, from investigation activities, and that they take in account the experiences, the questionings and the contributions of the pupils, they are effective, independent of the subject who will be boarded and the Institution of Education (public or particular). However, we consider that this methodology of work will function if the professor: 1 - it will be made use to continue its studies and 2 - to share with its pupils the flavors and to know them, as well as the teachings and the learnings. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Partindo da premissa que O ensinar requer saber aprender e saber construir (juntamente com os nossos alunos) as aprendizagens que buscamos, desenvolvi uma proposta de atividades investigativas, para o ensino-aprendizagem em Ciências. Ressalto que ministrar aulas diferenciadas, nem sempre seria ou é fácil, pois há um conteúdo a ser cumprido e terminado, além de um tempo muito curto para realizá-las. Assim, minha dissertação é uma investigação do tipo qualitativa, que se configura como uma pesquisa-ação, sobre as atividades programadas em momentos, com alunos das 7 séries do ensino fundamental de duas escolas da rede particular de ensino do município de Belém (denominadas aqui, Escola A e Escola B), tendo como conteúdo programático o corpo humano. Na escola A, enfatizando o sistema digestório, tivemos os seguintes momentos: o grande lanche; um vídeo sobre o processo de digestão alimentar e mini-gincana (prova). Já na escola B, com o conteúdo sobre o Sistema Locomotor, os momentos: construção hipotética do corpo humano, a partir do contorno de um modelo; a caminhada até uma Academia de Ginástica com a realização de atividades; aulas na quadra da escola, em conjunto com o professor de Ed. Física; e por fim, a confecção de um CD-ROM com todos os assuntos trabalhados, durante o ano letivo. Em ambas as escolas, houve o momento da releitura dos livros didáticos. Concluímos que aprendizagens, a partir de atividades investigativas, e que levam em conta as vivências, os questionamentos e as contribuições dos alunos, são efetivas, independente do assunto que será abordado e da Instituição de Ensino (pública ou particular). Porém, consideramos que essa metodologia de trabalho funcionará se o professor: 1 estiver disposto a continuar seus estudos e 2 compartilhar com seus alunos os sabores e os saberes, assim como os ensinamentos e as aprendizagens. 2011-03-23T21:19:35Z 2011-03-23T21:19:35Z 2007-03-07 Dissertação SOUZA, Simony Suely Paes de. Atividades investigativas, como estratégia para o ensino-aprendizagem em ciências: propostas e aprendizagens. 2007. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1844 pt Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language Portuguese
topic Ensino fundamental
Pesquisa
Ciência
Prática de ensino
Ensino
Aprendizagem
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Ensino fundamental
Pesquisa
Ciência
Prática de ensino
Ensino
Aprendizagem
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
SOUZA, Simony Suely Paes de
Atividades investigativas, como estratégia para o ensino-aprendizagem em ciências: propostas e aprendizagens
topic_facet Ensino fundamental
Pesquisa
Ciência
Prática de ensino
Ensino
Aprendizagem
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Leaving of the premise that "teaching it requires to know to learn and to know to construct (together with our pupils) the learnings that we search", I developed a proposal of investigation activities, for the teach-learning in Sciences. I stand out that to give differentiated lessons, nor always it would be or it is easy, therefore it has a content to be fulfilled and to be finished, beyond a very short time carrying through them. Thus, my dissertation is an inquiry of the qualitative type, that if configures as an researchaction, on the activities programmed at moments, with pupils of 7 series of the basic education of two schools of the particular net of education of the city of Belém (called here, School and School B), having as content programmarian the human body. In the school, emphasizing the digestive system, we had the following moments: the great snack; a video on the process of alimentary and mini-gincana digestion (test). Already in school B, with the content on the Locomotive System, the moments: hypothetical construction of the human body, from the contour of a model; the walked one until an Academy of Gynnastics of activities; lessons in square of the school, in set with the professor of Physical Ed.; e finally, the confection of a CD-ROM with all the subjects worked, during the school year. In both the schools, had the moment of the reading of didactic books. We conclude that learnings, from investigation activities, and that they take in account the experiences, the questionings and the contributions of the pupils, they are effective, independent of the subject who will be boarded and the Institution of Education (public or particular). However, we consider that this methodology of work will function if the professor: 1 - it will be made use to continue its studies and 2 - to share with its pupils the flavors and to know them, as well as the teachings and the learnings.
author_additional NAKAYAMA, Luiza
author_additionalStr NAKAYAMA, Luiza
format Dissertação
author SOUZA, Simony Suely Paes de
title Atividades investigativas, como estratégia para o ensino-aprendizagem em ciências: propostas e aprendizagens
title_short Atividades investigativas, como estratégia para o ensino-aprendizagem em ciências: propostas e aprendizagens
title_full Atividades investigativas, como estratégia para o ensino-aprendizagem em ciências: propostas e aprendizagens
title_fullStr Atividades investigativas, como estratégia para o ensino-aprendizagem em ciências: propostas e aprendizagens
title_full_unstemmed Atividades investigativas, como estratégia para o ensino-aprendizagem em ciências: propostas e aprendizagens
title_sort atividades investigativas, como estratégia para o ensino-aprendizagem em ciências: propostas e aprendizagens
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2011
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1844
_version_ 1832603988569096192
score 11.755432