Dissertação

Documentos de subjetivação: um estudo sobre o currículo em um programa de formação em gênero

The present work has as a goal to investigate the modes of subjectivation working in the curriculum of the Programa de Capacitação de Multiplicadores/as em Gênero e Políticas Públicas, proposed by Federação de Órgãos para Assistência Sócio Educacional (FASE). Adopting as a theoretical reference the...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Daniele Vasco
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2120
id ir-2011-2120
recordtype dspace
spelling ir-2011-21202018-08-23T18:13:55Z Documentos de subjetivação: um estudo sobre o currículo em um programa de formação em gênero SANTOS, Daniele Vasco SILVA, Josenilda Maria Maués da http://lattes.cnpq.br/9246008698629513 Currículo Gênero Programa de Capacitação de Multiplicadores/as em Gênero e Políticas Públicas Subjetividade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO The present work has as a goal to investigate the modes of subjectivation working in the curriculum of the Programa de Capacitação de Multiplicadores/as em Gênero e Políticas Públicas, proposed by Federação de Órgãos para Assistência Sócio Educacional (FASE). Adopting as a theoretical reference the studies in the curriculum field and the gender relations produced by authors as Tomaz Tadeu da Silva, Alfredo Veiga-Neto, Jorge Larrosa, Guacira Louro e Judith Butler, inspired in a great part in Michel Foucault‟s reference book, the notion of curriculum is assumed as a discursive practice crossed by can-know relations and involved in subjectivation processes that intend to transform people in subjects patenting the dimension of gender relations. The analysis of the ways of subectivation working in the capacitating program is made as a source the documents that subsidize its education practices. By a Foulcault‟s view these documents have its statement and its discursive ways correlatives described considering and problematizing the can-know relations that are involved. As a result is evident the productive side of the investigative curriculum making work the modes of subjectivation as government‟s strategy of investment that shows how the gender relations must be and in what way the person has to transform themselves in order that these relations are reached.Assistência Sócio Educacional (FASE). Adopting as a theoretical reference the studies in the curriculum field and the gender relations produced by authors as Tomaz Tadeu da Silva, Alfredo Veiga-Neto, Jorge Larrosa, Guacira Louro e Judith Butler, inspired in a great part in Michel Foucault‟s reference book, the notion of curriculum is assumed as a discursive practice crossed by can-know relations and involved in subjectivation processes that intend to transform people in subjects patenting the dimension of gender relations. The analysis of the ways of subectivation working in the capacitating program is made as a source the documents that subsidize its education practices. By a Foulcault‟s view these documents have its statement and its discursive ways correlatives described considering and problematizing the can-know relations that are involved. As a result is evident the productive side of the investigative curriculum making work the modes of subjectivation as government‟s strategy of investment that shows how the gender relations must be and in what way the person has to transform themselves in order that these relations are reached. O presente trabalho objetiva investigar os modos de subjetivação colocados em funcionamento no currículo do Programa de Capacitação de Multiplicadores/as em Gênero e Políticas Públicas proposto pela Federação de Órgãos para Assistência Sócio-Educacional (FASE). Adotando como referencial teórico os estudos do campo do currículo e das relações de gênero produzidos por autores como Tomaz Tadeu da Silva, Alfredo Veiga-Neto, Jorge Larrosa, Guacira Louro e Judith Butler, inspirados em grande medida na obra de Michel Foucault, a noção de currículo é assumida como prática discursiva atravessada por relações de poder-saber e envolvida em processos de subjetivação que intencionam transformar indivíduos em sujeitos privilegiando a dimensão das relações de gênero. A análise de modos de subjetivação em funcionamento no currículo do Programa de Capacitação é efetuada tendo como fonte os documentos que subsidiam suas práticas pedagógicas. A partir de uma perspectiva foucaultiana estes documentos têm seus enunciados e seus campos discursivos correlativos descritos, considerando e problematizando as relações de saber-poder em que se inscrevem. Como resultado, evidencia-se o caráter produtivo do currículo investigado ao colocar em funcionamento modos de subjetivação como investimento de estratégias de governo que sinalizam como devem ser as relações de gênero e em que sentido os indivíduos precisam transformar-se para que estas relações sejam alcançadas. SESPA - Secretaria de Saúde do Estado do Pará 2011-04-06T15:22:51Z 2011-04-06T15:22:51Z 2009-05-04 Dissertação SANTOS, Daniele Vasco. Documentos de subjetivação: um estudo sobre o currículo em um programa de formação em gênero. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2009. Programa de Pós-graduação em Educação. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2120 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Currículo
Gênero
Programa de Capacitação de Multiplicadores/as em Gênero e Políticas Públicas
Subjetividade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
spellingShingle Currículo
Gênero
Programa de Capacitação de Multiplicadores/as em Gênero e Políticas Públicas
Subjetividade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
SANTOS, Daniele Vasco
Documentos de subjetivação: um estudo sobre o currículo em um programa de formação em gênero
topic_facet Currículo
Gênero
Programa de Capacitação de Multiplicadores/as em Gênero e Políticas Públicas
Subjetividade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description The present work has as a goal to investigate the modes of subjectivation working in the curriculum of the Programa de Capacitação de Multiplicadores/as em Gênero e Políticas Públicas, proposed by Federação de Órgãos para Assistência Sócio Educacional (FASE). Adopting as a theoretical reference the studies in the curriculum field and the gender relations produced by authors as Tomaz Tadeu da Silva, Alfredo Veiga-Neto, Jorge Larrosa, Guacira Louro e Judith Butler, inspired in a great part in Michel Foucault‟s reference book, the notion of curriculum is assumed as a discursive practice crossed by can-know relations and involved in subjectivation processes that intend to transform people in subjects patenting the dimension of gender relations. The analysis of the ways of subectivation working in the capacitating program is made as a source the documents that subsidize its education practices. By a Foulcault‟s view these documents have its statement and its discursive ways correlatives described considering and problematizing the can-know relations that are involved. As a result is evident the productive side of the investigative curriculum making work the modes of subjectivation as government‟s strategy of investment that shows how the gender relations must be and in what way the person has to transform themselves in order that these relations are reached.Assistência Sócio Educacional (FASE). Adopting as a theoretical reference the studies in the curriculum field and the gender relations produced by authors as Tomaz Tadeu da Silva, Alfredo Veiga-Neto, Jorge Larrosa, Guacira Louro e Judith Butler, inspired in a great part in Michel Foucault‟s reference book, the notion of curriculum is assumed as a discursive practice crossed by can-know relations and involved in subjectivation processes that intend to transform people in subjects patenting the dimension of gender relations. The analysis of the ways of subectivation working in the capacitating program is made as a source the documents that subsidize its education practices. By a Foulcault‟s view these documents have its statement and its discursive ways correlatives described considering and problematizing the can-know relations that are involved. As a result is evident the productive side of the investigative curriculum making work the modes of subjectivation as government‟s strategy of investment that shows how the gender relations must be and in what way the person has to transform themselves in order that these relations are reached.
author_additional SILVA, Josenilda Maria Maués da
author_additionalStr SILVA, Josenilda Maria Maués da
format Dissertação
author SANTOS, Daniele Vasco
title Documentos de subjetivação: um estudo sobre o currículo em um programa de formação em gênero
title_short Documentos de subjetivação: um estudo sobre o currículo em um programa de formação em gênero
title_full Documentos de subjetivação: um estudo sobre o currículo em um programa de formação em gênero
title_fullStr Documentos de subjetivação: um estudo sobre o currículo em um programa de formação em gênero
title_full_unstemmed Documentos de subjetivação: um estudo sobre o currículo em um programa de formação em gênero
title_sort documentos de subjetivação: um estudo sobre o currículo em um programa de formação em gênero
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2011
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2120
_version_ 1832603198274142208
score 11.755432