Artigo

Escola experimental de primatas

Equating, metaphorically, the terms "lab" and "school", this article presents an experimental research program aiming to develop procedures to build symbolic repertories in capuchin monkeys (Cebus apella). The metaphor "lab-school" arises from the similarity of the training procedures, used to teach...

ver descrição completa

Autor principal: GALVÃO, Olavo de Faria
Outros Autores: BARROS, Romariz da Silva, ROCHA, Aline Cardoso, MENDONÇA, Mariana Barreira, GOULART, Paulo Roney Kilpp
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2170
id ir-2011-2170
recordtype dspace
spelling ir-2011-21702018-02-06T15:29:28Z Escola experimental de primatas Experimental school for primates GALVÃO, Olavo de Faria BARROS, Romariz da Silva ROCHA, Aline Cardoso MENDONÇA, Mariana Barreira GOULART, Paulo Roney Kilpp Aprendizagem Cebus apella Controle de estímulos Comportamento animal Macaco-prego Equating, metaphorically, the terms "lab" and "school", this article presents an experimental research program aiming to develop procedures to build symbolic repertories in capuchin monkeys (Cebus apella). The metaphor "lab-school" arises from the similarity of the training procedures, used to teach discriminations or stimulus relations, to teaching programs used to introduce gradually more complex tasks. The challenge has been to keep the behavior of the "learners" under the control of the task properties, as programmed by the experimenter. Results document the acquisition of generalized identity and indicate the possibility of teaching more complex repertoires that are prerequisite for symbolic behavior and the possible application of the developed technology in teaching such repertoires to persons with difficulties to develop conventional symbolic functioning. Aproximando, metaforicamente, os termos "laboratório" e "escola", o presente trabalho apresenta um programa de pesquisa experimental que visa desenvolver procedimentos para a construção de repertório simbólico em macacos-prego (Cebus apella). A metáfora "laboratório-escola" justifica-se pela semelhança dos procedimentos de treino de discriminações ou relações com programas de ensino de tarefas gradualmente mais complexas. O desafio tem sido o de manter o comportamento dos "aprendizes" sob controle das propriedades da tarefa programadas pelo experimentador. Os procedimentos são permanentemente avaliados em função da efetividade para produzir a planejada formação de relações não diretamente treinadas entre estímulos. Os resultados obtidos demonstram a aquisição do conceito de identidade e indicam a possibilidade de ensino de repertórios mais complexos, que são pré-requisitos para o comportamento simbólico e o possível aproveitamento de tecnologia para ensino desse tipo de repertório a pessoas com dificuldades no desenvolvimento de funcionamento simbólico convencional. 2011-05-09T20:06:04Z 2011-05-09T20:06:04Z 2002-07 Artigo de Periódico GALVÃO, Olavo de Faria et al. Escola experimental de primatas. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 7, n. 2, p. 361-370, jul. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v7n2/a17v07n2.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2011. <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2002000200017>. 1413-294X http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2170 por Acesso Aberto application/pdf
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Aprendizagem
Cebus apella
Controle de estímulos
Comportamento animal
Macaco-prego
spellingShingle Aprendizagem
Cebus apella
Controle de estímulos
Comportamento animal
Macaco-prego
GALVÃO, Olavo de Faria
Escola experimental de primatas
topic_facet Aprendizagem
Cebus apella
Controle de estímulos
Comportamento animal
Macaco-prego
description Equating, metaphorically, the terms "lab" and "school", this article presents an experimental research program aiming to develop procedures to build symbolic repertories in capuchin monkeys (Cebus apella). The metaphor "lab-school" arises from the similarity of the training procedures, used to teach discriminations or stimulus relations, to teaching programs used to introduce gradually more complex tasks. The challenge has been to keep the behavior of the "learners" under the control of the task properties, as programmed by the experimenter. Results document the acquisition of generalized identity and indicate the possibility of teaching more complex repertoires that are prerequisite for symbolic behavior and the possible application of the developed technology in teaching such repertoires to persons with difficulties to develop conventional symbolic functioning.
format Artigo
author GALVÃO, Olavo de Faria
author2 BARROS, Romariz da Silva
ROCHA, Aline Cardoso
MENDONÇA, Mariana Barreira
GOULART, Paulo Roney Kilpp
author2Str BARROS, Romariz da Silva
ROCHA, Aline Cardoso
MENDONÇA, Mariana Barreira
GOULART, Paulo Roney Kilpp
title Escola experimental de primatas
title_short Escola experimental de primatas
title_full Escola experimental de primatas
title_fullStr Escola experimental de primatas
title_full_unstemmed Escola experimental de primatas
title_sort escola experimental de primatas
publishDate 2011
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2170
_version_ 1832602760397193216
score 11.755432