Artigo

Aprendizagem de relações ordinais por meio de treino de uma única sequência de estímulos

The aim of this study was to evaluate the learning of ordinal classes through the training of only one sequence of stimuli. Five children, four to five years old participated. Sets of stimuli with abstract shapes, representing the numerical sequence from one to five were presented via a microcompute...

ver descrição completa

Autor principal: ASSIS, Grauben José Alves de
Outros Autores: CORRÊA, Diogo Rodrigues, SOUZA, Carlos Barbosa Alves de, PRADO, Paulo Sérgio Teixeira
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2239
id ir-2011-2239
recordtype dspace
spelling ir-2011-22392018-02-06T15:03:46Z Aprendizagem de relações ordinais por meio de treino de uma única sequência de estímulos Learning of ordinal relations through the training of one sequence of stimuli ASSIS, Grauben José Alves de CORRÊA, Diogo Rodrigues SOUZA, Carlos Barbosa Alves de PRADO, Paulo Sérgio Teixeira Teste de equivalência Estimulação sensorial Psicologia infantil The aim of this study was to evaluate the learning of ordinal classes through the training of only one sequence of stimuli. Five children, four to five years old participated. Sets of stimuli with abstract shapes, representing the numerical sequence from one to five were presented via a microcomputer. Once the criteria for success were reached, tests were administered. All of the participants reached the criteria for success during the baseline phase, and responded readily to the tests for transitivity and connectivity. Generalization also occurred for two novel ordinal classes. During the retest phase, three children responded consistent with prior training, whereas one child responded partially. This study is a contribution to a functional analysis of the process of learning of numeric repertoires. O objetivo do estudo foi avaliar a formação de classes ordinais a partir do ensino de uma única sequência de estímulos sob controle da numerosidade. Participaram cinco crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. Os estímulos foram formas abstratas referentes à numerosidade de 1 a 5. Usou-se um procedimento de ensino por sobreposição de estímulos. Todos os participantes alcançaram o critério de acerto na linha de base. Nos testes de transitividade e conectividade, os cincos participantes responderam prontamente. Houve generalização para duas novas classes ordinais. Nos testes de manutenção três participantes apresentaram responder consistente e um dos participantes respondeu parcialmente. Este estudo é uma contribuição para o estabelecimento de uma análise funcional da aprendizagem de repertórios numéricos. 2011-06-02T17:39:49Z 2011-06-02T17:39:49Z 2010 Artigo de Periódico ASSIS, Grauben José Alves de et al. Aprendizagem de relações ordinais por meio de treino de uma única sequência de estímulos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 26, n. 4, p. 675-685, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n4/11.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000400011. 0102-3772 http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2239 por Acesso Aberto application/pdf
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Teste de equivalência
Estimulação sensorial
Psicologia infantil
spellingShingle Teste de equivalência
Estimulação sensorial
Psicologia infantil
ASSIS, Grauben José Alves de
Aprendizagem de relações ordinais por meio de treino de uma única sequência de estímulos
topic_facet Teste de equivalência
Estimulação sensorial
Psicologia infantil
description The aim of this study was to evaluate the learning of ordinal classes through the training of only one sequence of stimuli. Five children, four to five years old participated. Sets of stimuli with abstract shapes, representing the numerical sequence from one to five were presented via a microcomputer. Once the criteria for success were reached, tests were administered. All of the participants reached the criteria for success during the baseline phase, and responded readily to the tests for transitivity and connectivity. Generalization also occurred for two novel ordinal classes. During the retest phase, three children responded consistent with prior training, whereas one child responded partially. This study is a contribution to a functional analysis of the process of learning of numeric repertoires.
format Artigo
author ASSIS, Grauben José Alves de
author2 CORRÊA, Diogo Rodrigues
SOUZA, Carlos Barbosa Alves de
PRADO, Paulo Sérgio Teixeira
author2Str CORRÊA, Diogo Rodrigues
SOUZA, Carlos Barbosa Alves de
PRADO, Paulo Sérgio Teixeira
title Aprendizagem de relações ordinais por meio de treino de uma única sequência de estímulos
title_short Aprendizagem de relações ordinais por meio de treino de uma única sequência de estímulos
title_full Aprendizagem de relações ordinais por meio de treino de uma única sequência de estímulos
title_fullStr Aprendizagem de relações ordinais por meio de treino de uma única sequência de estímulos
title_full_unstemmed Aprendizagem de relações ordinais por meio de treino de uma única sequência de estímulos
title_sort aprendizagem de relações ordinais por meio de treino de uma única sequência de estímulos
publishDate 2011
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2239
_version_ 1832604270568931328
score 11.755432