Artigo

Discriminação simples com mudanças sucessivas na função dos estímulos: aprendizagem em bebês

This study investigated the acquisition of repeated shifts of simple discriminations (RSSD) in three infants. Animated images were presented on a touch sensitive screen. The procedure started off with a two-choice simple discrimination training (SD) with shifts in the stimulus function until all sti...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Flávia Teresa Neves
Outros Autores: SOUZA, Carlos Barbosa Alves de
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2242
id ir-2011-2242
recordtype dspace
spelling ir-2011-22422018-02-06T15:05:05Z Discriminação simples com mudanças sucessivas na função dos estímulos: aprendizagem em bebês Repeated shifts of simple discrimination: learning in infants SILVA, Flávia Teresa Neves SOUZA, Carlos Barbosa Alves de Aprendizagem cognitiva Linguagem Psicologia infantil Estímulo/resposta This study investigated the acquisition of repeated shifts of simple discriminations (RSSD) in three infants. Animated images were presented on a touch sensitive screen. The procedure started off with a two-choice simple discrimination training (SD) with shifts in the stimulus function until all stimuli had functioned once as S+ and once as S-. Afterwards, all the three stimuli were presented in the same trial completing a RSSD cycle. Two of the infants learned the RSSD with the two–choice procedure and one infant learned the SD with two stimuli. The replacement of the stimulus sets throughout the training, characterized as a multiple exemplar training, seems to have contributed to the infants' engagement in the task as well as to the acquisition of the discriminations. Investigou-se em três bebês a aprendizagem de discriminações simples com mudanças sucessivas na função dos estímulos (DSMS). Figuras animadas foram apresentadas em uma tela sensível ao toque. O treino começou com uma discriminação simples (DS) com dois estímulos, com mudança na função dos estímulos, até que todos tivessem funcionado uma vez como S+ e outra como S-. Posteriormente, três estímulos foram apresentados na mesma tentativa, completando um ciclo de DSMS. Duas crianças aprenderam a DSMS com dois estímulos e uma, a DS com dois estímulos. A substituição dos conjuntos de estímulos durante o treino, caracterizada como um treino de múltiplos exemplares, parece ter favorecido a permanência das crianças na tarefa e a aprendizagem da mesma. 2011-06-02T18:48:01Z 2011-06-02T18:48:01Z 2009-12 Artigo de Periódico SILVA, Flávia Teresa Neves; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. Discriminação simples com mudanças sucessivas na função dos estímulos: aprendizagem em bebês. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 25, n. 4, p. 569-580, dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n4/a12v25n4.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000400012. 0102-3772 http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2242 por Acesso Aberto application/pdf
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Aprendizagem cognitiva
Linguagem
Psicologia infantil
Estímulo/resposta
spellingShingle Aprendizagem cognitiva
Linguagem
Psicologia infantil
Estímulo/resposta
SILVA, Flávia Teresa Neves
Discriminação simples com mudanças sucessivas na função dos estímulos: aprendizagem em bebês
topic_facet Aprendizagem cognitiva
Linguagem
Psicologia infantil
Estímulo/resposta
description This study investigated the acquisition of repeated shifts of simple discriminations (RSSD) in three infants. Animated images were presented on a touch sensitive screen. The procedure started off with a two-choice simple discrimination training (SD) with shifts in the stimulus function until all stimuli had functioned once as S+ and once as S-. Afterwards, all the three stimuli were presented in the same trial completing a RSSD cycle. Two of the infants learned the RSSD with the two–choice procedure and one infant learned the SD with two stimuli. The replacement of the stimulus sets throughout the training, characterized as a multiple exemplar training, seems to have contributed to the infants' engagement in the task as well as to the acquisition of the discriminations.
format Artigo
author SILVA, Flávia Teresa Neves
author2 SOUZA, Carlos Barbosa Alves de
author2Str SOUZA, Carlos Barbosa Alves de
title Discriminação simples com mudanças sucessivas na função dos estímulos: aprendizagem em bebês
title_short Discriminação simples com mudanças sucessivas na função dos estímulos: aprendizagem em bebês
title_full Discriminação simples com mudanças sucessivas na função dos estímulos: aprendizagem em bebês
title_fullStr Discriminação simples com mudanças sucessivas na função dos estímulos: aprendizagem em bebês
title_full_unstemmed Discriminação simples com mudanças sucessivas na função dos estímulos: aprendizagem em bebês
title_sort discriminação simples com mudanças sucessivas na função dos estímulos: aprendizagem em bebês
publishDate 2011
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2242
_version_ 1832603989777055744
score 11.755432