Artigo

Efeitos de uma história de reforço contínuo e de conseqüências sociais sobre o seguir regras

In order to investigate the effects of variables involved in rule following, 18 children were exposed to a matching-to-sample procedure. Each child touched one of two comparison stimuli in the presence of a contextual stimulus. Correct responses were reinforced with tokens. Phase 1 began with minima...

ver descrição completa

Autor principal: MONTELES, Karla Maria Costa
Outros Autores: PARACAMPO, Carla Cristina Paiva, ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2387
id ir-2011-2387
recordtype dspace
spelling ir-2011-23872018-02-06T18:49:29Z Efeitos de uma história de reforço contínuo e de conseqüências sociais sobre o seguir regras Effects of a continuous history of reinforcement and social consequences on rule following MONTELES, Karla Maria Costa PARACAMPO, Carla Cristina Paiva ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de Reforço (Psicologia) Psicologia experimental Estimulação sensorial Crianças In order to investigate the effects of variables involved in rule following, 18 children were exposed to a matching-to-sample procedure. Each child touched one of two comparison stimuli in the presence of a contextual stimulus. Correct responses were reinforced with tokens. Phase 1 began with minimal instruction, Phase 2 with a contingency-correspondent rule, and Phases 3 and 4 with a change in the contingencies. The three experimental conditions differed in Phases 1 and 3. In Phase 1 of Condition 1, no response was reinforced, and in Phase 1 of Conditions 2 and 3, there was differential reinforcement of the correct responses. In Phase 3 of the three conditions, the maintenance of rule following was not rewarded with tokens; instead praise was delivered in Condition 3. Rule following was maintained in Conditions 1 and 3, but left out in Condition 2. Some explanations are provided for the maintenance of rule following behavior. Com o objetivo de investigar os efeitos de variáveis envolvidas no seguir regras, 18 crianças foram expostas a um procedimento de escolha segundo o modelo. A tarefa era tocar um de dois estímulos de comparação na presença de um estímulo contextual. As respostas corretas eram reforçadas com fichas. A Fase 1 era iniciada com a instrução mínima; a Fase 2, com a instrução correspondente às contingências e as Fases 3 e 4, com mudança nas contingências. As três condições diferiam nas Fases 1 e 3. Na Fase 1 da Condição 1 nenhuma resposta era reforçada e na Fase 1 das Condições 2 e 3, havia reforço diferencial das respostas corretas. Na Fase 3 das três condições, a manutenção do seguir regra não produzia ficha, mas produzia elogio na Condição 3. O seguir regra foi mantido nas Condições 1 e 3 e foi abandonado na Condição 2. Discute-se algumas explicações para a manutenção do seguir regras. 2011-11-30T18:32:27Z 2011-11-30T18:32:27Z 2006 Artigo de Periódico MONTELES, Karla Maria Costa; PARACAMPO, Carla Cristina Paiva; ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de. Efeitos de uma história de reforço contínuo e de conseqüências sociais sobre o seguir regras. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 186-196, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v19n2/a04v19n2.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2011. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200004>. 0102-7972 http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2387 por Acesso Aberto application/pdf
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Reforço (Psicologia)
Psicologia experimental
Estimulação sensorial
Crianças
spellingShingle Reforço (Psicologia)
Psicologia experimental
Estimulação sensorial
Crianças
MONTELES, Karla Maria Costa
Efeitos de uma história de reforço contínuo e de conseqüências sociais sobre o seguir regras
topic_facet Reforço (Psicologia)
Psicologia experimental
Estimulação sensorial
Crianças
description In order to investigate the effects of variables involved in rule following, 18 children were exposed to a matching-to-sample procedure. Each child touched one of two comparison stimuli in the presence of a contextual stimulus. Correct responses were reinforced with tokens. Phase 1 began with minimal instruction, Phase 2 with a contingency-correspondent rule, and Phases 3 and 4 with a change in the contingencies. The three experimental conditions differed in Phases 1 and 3. In Phase 1 of Condition 1, no response was reinforced, and in Phase 1 of Conditions 2 and 3, there was differential reinforcement of the correct responses. In Phase 3 of the three conditions, the maintenance of rule following was not rewarded with tokens; instead praise was delivered in Condition 3. Rule following was maintained in Conditions 1 and 3, but left out in Condition 2. Some explanations are provided for the maintenance of rule following behavior.
format Artigo
author MONTELES, Karla Maria Costa
author2 PARACAMPO, Carla Cristina Paiva
ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de
author2Str PARACAMPO, Carla Cristina Paiva
ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de
title Efeitos de uma história de reforço contínuo e de conseqüências sociais sobre o seguir regras
title_short Efeitos de uma história de reforço contínuo e de conseqüências sociais sobre o seguir regras
title_full Efeitos de uma história de reforço contínuo e de conseqüências sociais sobre o seguir regras
title_fullStr Efeitos de uma história de reforço contínuo e de conseqüências sociais sobre o seguir regras
title_full_unstemmed Efeitos de uma história de reforço contínuo e de conseqüências sociais sobre o seguir regras
title_sort efeitos de uma história de reforço contínuo e de conseqüências sociais sobre o seguir regras
publishDate 2011
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2387
_version_ 1832602590167171072
score 11.755432