Artigo

Análise do papel de variáveis sociais e de conseqüências programadas no seguimento de instruções

Twelve children in the eight-to-nine year age range were exposed to a matching-to-sample procedure in an investigation dealing with the role of monitoring in instruction-following. On this task, two comparison stimuli were touched in the presence of a contextual stimulus. Whereas incorrect responses...

ver descrição completa

Autor principal: ALBUQUERQUE, Niele Márcia Amaral de
Outros Autores: PARACAMPO, Carla Cristina Paiva, ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2393
id ir-2011-2393
recordtype dspace
spelling ir-2011-23932018-02-06T17:19:59Z Análise do papel de variáveis sociais e de conseqüências programadas no seguimento de instruções Analyzing the role of social variables and programmed consequences in instruction-following ALBUQUERQUE, Niele Márcia Amaral de PARACAMPO, Carla Cristina Paiva ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de Reforço (Psicologia) Psicologia experimental Estimulação sensorial Crianças Twelve children in the eight-to-nine year age range were exposed to a matching-to-sample procedure in an investigation dealing with the role of monitoring in instruction-following. On this task, two comparison stimuli were touched in the presence of a contextual stimulus. Whereas incorrect responses resulted in reinforcement loss, correct responses avoided this consequence. There were five phases in the experiment: Phases 1, 3 and 5 began with an instruction corresponding to the contingencies; contingencies in effect in Phase 1 were reversed in Phase 2, reestablished in Phase 3, reversed again in Phase 4 and renewed in Phase 5. The participants were subjected to two conditions, differing with regard to the phase where an observer was introduced in the experimental situation. During Phases 2 and 4, 10 participants did not follow instructions. This finding indicates that even when monitoring is present, instruction-following does not occur if it is not reinforced. Investigando o papel da monitorização no seguimento de instruções, 12 crianças foram expostas a um procedimento de escolha segundo o modelo. A tarefa era tocar um dos dois estímulos de comparação na presença de um estímulo contextual. As respostas corretas evitavam e as incorretas produziam perda de reforçadores. O experimento consistia de cinco fases. As Fases 1, 3 e 5 eram iniciadas com uma instrução correspondente às contingências; as contingências em vigor na Fase 1 eram revertidas na Fase 2, restabelecidas na Fase 3, novamente revertidas na Fase 4 e restabelecidas na Fase 5. Os participantes foram atribuídos a duas condições, que diferiam quanto à fase na qual um observador era introduzido na situação experimental. Observou-se que 10 participantes abandonaram o seguimento de instruções nas Fases 2 e 4. Sugere-se que, mesmo quando é monitorado, o seguimento de instruções tende a deixar de ocorrer quando produz perda de reforçadores. 2011-12-01T18:22:24Z 2011-12-01T18:22:24Z 2004 Artigo de Periódico ALBUQUERQUE, Niele Márcia Amaral de; PARACAMPO, Carla Cristina Paiva; ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de. Análise do papel de variáveis sociais e de conseqüências programadas no seguimento de instruções. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 31-42, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v17n1/22303.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2011. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100006>. 0102-7972 http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2393 por Acesso Aberto application/pdf
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Reforço (Psicologia)
Psicologia experimental
Estimulação sensorial
Crianças
spellingShingle Reforço (Psicologia)
Psicologia experimental
Estimulação sensorial
Crianças
ALBUQUERQUE, Niele Márcia Amaral de
Análise do papel de variáveis sociais e de conseqüências programadas no seguimento de instruções
topic_facet Reforço (Psicologia)
Psicologia experimental
Estimulação sensorial
Crianças
description Twelve children in the eight-to-nine year age range were exposed to a matching-to-sample procedure in an investigation dealing with the role of monitoring in instruction-following. On this task, two comparison stimuli were touched in the presence of a contextual stimulus. Whereas incorrect responses resulted in reinforcement loss, correct responses avoided this consequence. There were five phases in the experiment: Phases 1, 3 and 5 began with an instruction corresponding to the contingencies; contingencies in effect in Phase 1 were reversed in Phase 2, reestablished in Phase 3, reversed again in Phase 4 and renewed in Phase 5. The participants were subjected to two conditions, differing with regard to the phase where an observer was introduced in the experimental situation. During Phases 2 and 4, 10 participants did not follow instructions. This finding indicates that even when monitoring is present, instruction-following does not occur if it is not reinforced.
format Artigo
author ALBUQUERQUE, Niele Márcia Amaral de
author2 PARACAMPO, Carla Cristina Paiva
ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de
author2Str PARACAMPO, Carla Cristina Paiva
ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de
title Análise do papel de variáveis sociais e de conseqüências programadas no seguimento de instruções
title_short Análise do papel de variáveis sociais e de conseqüências programadas no seguimento de instruções
title_full Análise do papel de variáveis sociais e de conseqüências programadas no seguimento de instruções
title_fullStr Análise do papel de variáveis sociais e de conseqüências programadas no seguimento de instruções
title_full_unstemmed Análise do papel de variáveis sociais e de conseqüências programadas no seguimento de instruções
title_sort análise do papel de variáveis sociais e de conseqüências programadas no seguimento de instruções
publishDate 2011
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2393
_version_ 1832603803566735360
score 11.755432