Dissertação

Interpretação de textos matemáticos: dificuldades na resolução de problemas de geometria plana

This dissertation is the result of a qualitative research which object of study is to analyze the interpretation of mathematical texts and the difficulties in solving plane geometry problems, from records produced by the researched subjects belonging to two classes of the Technical Course Integra...

ver descrição completa

Autor principal: PEREIRA, Reginaldo de Lima
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2012
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2674
id ir-2011-2674
recordtype dspace
spelling ir-2011-26742019-05-23T13:25:51Z Interpretação de textos matemáticos: dificuldades na resolução de problemas de geometria plana PEREIRA, Reginaldo de Lima SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da http://lattes.cnpq.br/3588315106445865 Amazônia brasileira Aprendizagem Escrita Geometria plana Matemática Educação de adulto Ensino médio Instituto Federal de Roraima Roraima - Estado CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA This dissertation is the result of a qualitative research which object of study is to analyze the interpretation of mathematical texts and the difficulties in solving plane geometry problems, from records produced by the researched subjects belonging to two classes of the Technical Course Integrated to High School in the form of Youth and Adults Education of the Federal Institute of Roraima in 2008, a group of Nursing and other of Laboratory. This analysis was conducted in the light of theorists such as Gilles-Gaston Granger and Ludwig Wittgenstein, which made me realize the "difficulties" found in the learning plane geometry, according to the precepts of the PCNs and noted in the analyzed records are given by through the complexity of the languages presented in the classroom, such as natural language and mathematical language. Subjects studied indicate "difficulties" in learning, when faced with the need to translate natural language to mathematical language in order to objectify through writing the solutions to the problems posed. These "difficulties" may lead them to discouragement, the withdrawal and / or truancy of study. For these reasons, I intend with this research find grants that may indicate ways to minimize this problem by encouraging them to study through research, daily reading, so that they are able to learn the math concepts with more ease and pleasure. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior A presente dissertação é o resultado de uma investigação qualitativa que tem como objeto de estudo analisar a interpretação de textos matemáticos e as dificuldades na resolução de problemas de Geometria Plana, a partir de registros produzidos pelos sujeitos pesquisados pertencentes a duas turmas do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Roraima do ano de 2008; uma turma de Enfermagem e outra de Laboratório. Esta análise foi realizada à luz de teóricos como: Gilles-Gaston Granger e Ludwig Wittgenstein, os quais me fizeram perceber que as "dificuldades" encontradas na aprendizagem da Geometria Plana, segundo os preceitos dos PCNs e observadas nos registros analisados, se dão por meio da complexidade das linguagens apresentadas em sala de aula, tais como: a linguagem natural e a linguagem matemática. Os sujeitos pesquisados apontam "dificuldades" na aprendizagem, quando se deparam com a necessidade de traduzir da linguagem natural para a linguagem matemática, a fim de objetivar por meio da escrita as soluções dos problemas propostos. Essas "dificuldades" podem levá-las ao desestímulo pelo estudo, à desistência e/ou a evasão escolar. Por estes motivos, pretendo com esta pesquisa, encontrar subsídios que possam apontar caminhos para minimizar esta problemática, incentivando-os ao estudo por meio da pesquisa, da leitura diária, de modo que, consigam aprender os conteúdos matemáticos com mais vontade e prazer. UFRR - Universidade Federal de Roraima 2012-04-30T18:20:32Z 2012-04-30T18:20:32Z 2010-04-23 Dissertação PEREIRA, Reginaldo de Lima. Interpretação de textos matemáticos: dificuldades na resolução de problemas de geometria plana. 2010. 152 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2674 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Amazônia brasileira
Aprendizagem
Escrita
Geometria plana
Matemática
Educação de adulto
Ensino médio
Instituto Federal de Roraima
Roraima - Estado
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
spellingShingle Amazônia brasileira
Aprendizagem
Escrita
Geometria plana
Matemática
Educação de adulto
Ensino médio
Instituto Federal de Roraima
Roraima - Estado
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
PEREIRA, Reginaldo de Lima
Interpretação de textos matemáticos: dificuldades na resolução de problemas de geometria plana
topic_facet Amazônia brasileira
Aprendizagem
Escrita
Geometria plana
Matemática
Educação de adulto
Ensino médio
Instituto Federal de Roraima
Roraima - Estado
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
description This dissertation is the result of a qualitative research which object of study is to analyze the interpretation of mathematical texts and the difficulties in solving plane geometry problems, from records produced by the researched subjects belonging to two classes of the Technical Course Integrated to High School in the form of Youth and Adults Education of the Federal Institute of Roraima in 2008, a group of Nursing and other of Laboratory. This analysis was conducted in the light of theorists such as Gilles-Gaston Granger and Ludwig Wittgenstein, which made me realize the "difficulties" found in the learning plane geometry, according to the precepts of the PCNs and noted in the analyzed records are given by through the complexity of the languages presented in the classroom, such as natural language and mathematical language. Subjects studied indicate "difficulties" in learning, when faced with the need to translate natural language to mathematical language in order to objectify through writing the solutions to the problems posed. These "difficulties" may lead them to discouragement, the withdrawal and / or truancy of study. For these reasons, I intend with this research find grants that may indicate ways to minimize this problem by encouraging them to study through research, daily reading, so that they are able to learn the math concepts with more ease and pleasure.
author_additional SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da
author_additionalStr SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da
format Dissertação
author PEREIRA, Reginaldo de Lima
title Interpretação de textos matemáticos: dificuldades na resolução de problemas de geometria plana
title_short Interpretação de textos matemáticos: dificuldades na resolução de problemas de geometria plana
title_full Interpretação de textos matemáticos: dificuldades na resolução de problemas de geometria plana
title_fullStr Interpretação de textos matemáticos: dificuldades na resolução de problemas de geometria plana
title_full_unstemmed Interpretação de textos matemáticos: dificuldades na resolução de problemas de geometria plana
title_sort interpretação de textos matemáticos: dificuldades na resolução de problemas de geometria plana
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2012
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2674
_version_ 1832603692021317632
score 11.755432