Dissertação

Interpretação e comunicação em ambientes de aprendizagem gerados pelo processo de modelagem matemática

This research aimed to observe, understand and describe the production of meaning through the interactions between students themselves, or with the teacher to develop mathematical modeling projects. The investigation was performed in a class of fifth graders of an Elementary School and Middle Fed...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Marcelo de Sousa
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2012
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2707
id ir-2011-2707
recordtype dspace
spelling ir-2011-27072019-05-23T13:25:51Z Interpretação e comunicação em ambientes de aprendizagem gerados pelo processo de modelagem matemática OLIVEIRA, Marcelo de Sousa ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do http://lattes.cnpq.br/5870609258842071 Modelo matemático Linguagem e educação Ensino fundamental Prática de ensino Matemática Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This research aimed to observe, understand and describe the production of meaning through the interactions between students themselves, or with the teacher to develop mathematical modeling projects. The investigation was performed in a class of fifth graders of an Elementary School and Middle Federal Network for Education in the city of Belem do Para A participant observation technique was mainly used for collecting data, which were recorded by daily field, video-and audio recordings of lessons in capitated groups of students when they developed the proposed activities, thus providing the methodology adopted. Thus, the research, a qualitative, was characterized as a research participant. The theoretical framework that supported the research was composed predominantly of mathematics philosophy of Ludwig Wittgenstein, who understands the language game as a way of life, emphasizing that the application of rules and their senses are part of the game, the concept of residual Gilles-Gaston Granger, which refers to the meanings that are beyond the formal mathematical texts, ie those aspects that escaped the meshes of linguistics, the concept of critical mathematics education, which refers to the political aspects of mathematics education and brings to debate, issues related to the theme power, which reflect the interactions among individuals in the cognitive act, establishing communication patterns, besides the authors dealing with the mathematical modeling in education. The analysis points to the production possibilities of learning environments appropriate to forward a communication pattern that plays its primary role in the teaching-learning: communication through speech or language games. SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação Esta pesquisa teve por objetivo observar, compreender e descrever a produção de sentidos mediante as interações dos alunos entre si, e destes com o professor ao desenvolverem projetos de modelagem matemática. A investigação foi realizada em uma turma de 5ª série de uma Escola de Ensino Fundamental e Médio da Rede Federal de Ensino na cidade de Belém do Pará. A observação participante foi à técnica predominantemente utilizada para a coleta de dados, que foram registrados através do diário de campo, de vídeos-gravações das aulas e áudios capitados nos grupos de alunos, quando desenvolviam as atividades propostas, constituindo assim a metodologia adotada. Desse modo, a pesquisa, de cunho qualitativo, se caracterizou como pesquisa-participante. O referencial teórico que subsidiou a pesquisa foi composto, predominantemente pela filosofia da matemática de Ludwig Wittgenstein, que entende o jogo de linguagem como uma forma de vida, ressaltando que a aplicação de regras e seus sentidos fazem parte desse jogo; o conceito de resíduo de Gilles-Gaston Granger, que se refere aos significados que estão além do texto matemático formal, ou seja, os aspectos que escaparam da malhas da rede lingüística; o conceito da educação matemática crítica, que se refere aos aspectos políticos da educação matemática e que traz para o debate, questões ligadas ao tema poder, que refletem nas interações entre os sujeitos no ato cognoscitivo, estabelecendo padrões de comunicação; além dos autores que tratam da modelagem matemática no ensino. As análises apontam para possibilidades de produção de ambientes de aprendizagem apropriados para transitar um padrão de comunicação que desempenhe sua função primordial em situação de ensinoaprendizagem: a comunicação através da linguagem ou dos jogos de linguagem. SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação 2012-05-07T20:52:00Z 2012-05-07T20:52:00Z 2010-03-30 Dissertação OLIVEIRA, Marcelo de Sousa. Interpretação e comunicação em ambientes de aprendizagem gerados pelo processo de modelagem matemática. 2010. 126 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2707 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Modelo matemático
Linguagem e educação
Ensino fundamental
Prática de ensino
Matemática
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Modelo matemático
Linguagem e educação
Ensino fundamental
Prática de ensino
Matemática
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
OLIVEIRA, Marcelo de Sousa
Interpretação e comunicação em ambientes de aprendizagem gerados pelo processo de modelagem matemática
topic_facet Modelo matemático
Linguagem e educação
Ensino fundamental
Prática de ensino
Matemática
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This research aimed to observe, understand and describe the production of meaning through the interactions between students themselves, or with the teacher to develop mathematical modeling projects. The investigation was performed in a class of fifth graders of an Elementary School and Middle Federal Network for Education in the city of Belem do Para A participant observation technique was mainly used for collecting data, which were recorded by daily field, video-and audio recordings of lessons in capitated groups of students when they developed the proposed activities, thus providing the methodology adopted. Thus, the research, a qualitative, was characterized as a research participant. The theoretical framework that supported the research was composed predominantly of mathematics philosophy of Ludwig Wittgenstein, who understands the language game as a way of life, emphasizing that the application of rules and their senses are part of the game, the concept of residual Gilles-Gaston Granger, which refers to the meanings that are beyond the formal mathematical texts, ie those aspects that escaped the meshes of linguistics, the concept of critical mathematics education, which refers to the political aspects of mathematics education and brings to debate, issues related to the theme power, which reflect the interactions among individuals in the cognitive act, establishing communication patterns, besides the authors dealing with the mathematical modeling in education. The analysis points to the production possibilities of learning environments appropriate to forward a communication pattern that plays its primary role in the teaching-learning: communication through speech or language games.
author_additional ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do
author_additionalStr ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do
format Dissertação
author OLIVEIRA, Marcelo de Sousa
title Interpretação e comunicação em ambientes de aprendizagem gerados pelo processo de modelagem matemática
title_short Interpretação e comunicação em ambientes de aprendizagem gerados pelo processo de modelagem matemática
title_full Interpretação e comunicação em ambientes de aprendizagem gerados pelo processo de modelagem matemática
title_fullStr Interpretação e comunicação em ambientes de aprendizagem gerados pelo processo de modelagem matemática
title_full_unstemmed Interpretação e comunicação em ambientes de aprendizagem gerados pelo processo de modelagem matemática
title_sort interpretação e comunicação em ambientes de aprendizagem gerados pelo processo de modelagem matemática
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2012
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2707
_version_ 1832604901294735360
score 11.755432