/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Reflexões sobre a formação do professor de matemática: investigando a prática de ensino no curso de licenciatura da UFPA
The aim of this study is to investigate the process of formation of the mathematics teacher. The target of this study lies in the contribution on the subject teaching training of mathematics on the formation of teachers facing the new paradigms of formation with professional development and as a ref...
Autor principal: | MENDES, Maria José de Freitas |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2012
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2729 |
id |
ir-2011-2729 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-27292017-12-22T14:10:51Z Reflexões sobre a formação do professor de matemática: investigando a prática de ensino no curso de licenciatura da UFPA MENDES, Maria José de Freitas GONÇALVES, Tadeu Oliver http://lattes.cnpq.br/6789250569319668 GUERRA, Renato Borges http://lattes.cnpq.br/3199659904537033 Curso de Licenciatura em Matemática Formação de professores de matemática Prática de ensino Pará - Estado Belém - PA Matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The aim of this study is to investigate the process of formation of the mathematics teacher. The target of this study lies in the contribution on the subject teaching training of mathematics on the formation of teachers facing the new paradigms of formation with professional development and as a reflexive teacher. The study involved three undergraduate students of Mathematics from Universidade Federal do Pará (UFPA), during the development of the subject teaching traing of mathematics and the teachers from the school where these students were training who were in continuos formation enroled on a graduate program of specialization at Universidade Federal do Pará (UFPA). The basic material for this study was gotten through semi-structured interviews, etnographic reports and observation carried out with activities at Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (NPADC) and at public schools in Belém. Besides describing and contextualizing historically courses of formation teachers, it also analyses the separation theory-practice clearly seen on those courses, and the lack of pedagogical and epistemology focus on the contents to be worked. Results show the need to be given a more pratical look at the pedagogical formation at undergraduate courses, leading the future teachers to develop autonomous, reflexive and investigative attitudes towards teaching. O objetivo deste estudo é investigar o processo de formação do professor de matemática. O foco do estudo incide sobre a contribuição da disciplina Prática de Ensino na formação do professor diante dos novos paradigmas de formação com desenvolvimento profissional e como professor reflexivo. O estudo envolveu três alunos do Curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade Federal do Pará (UFPA), durante o desenvolvimento da disciplina Prática de ensino e os professores das turmas onde esses alunos estagiavam, e que naquele momento estavam em formação continuada realizando curso de especialização na Universidade Federal do Pará. O material básico do estudo foi coletado por meio de entrevistas semi-estruturadas, registros etnográficos e observações realizadas em atividades no Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (NPADC) e nas escolas da Rede Pública de Ensino. O estudo, além de descrever e contextualizar historicamente os cursos de formação, analisa a dicotomia teoria-prática que existe nesses cursos e a ausência de um trabalho pedagógico e epistemológico dos conteúdos. Os resultados mostram a necessidade de, nos cursos de licenciatura, ser dado um caráter mais prático à formação pedagógica, possibilitando ao futuro professor, desenvolver atitudes de autonomia, reflexão e investigação. 2012-05-15T16:04:15Z 2012-05-15T16:04:15Z 2004-04-19 Dissertação MENDES, Maria José de Freitas. Reflexões sobre a formação do professor de matemática: investigando a prática de ensino no curso de licenciatura da UFPA. 2004. 144 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2729 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Curso de Licenciatura em Matemática Formação de professores de matemática Prática de ensino Pará - Estado Belém - PA Matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Curso de Licenciatura em Matemática Formação de professores de matemática Prática de ensino Pará - Estado Belém - PA Matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA MENDES, Maria José de Freitas Reflexões sobre a formação do professor de matemática: investigando a prática de ensino no curso de licenciatura da UFPA |
topic_facet |
Curso de Licenciatura em Matemática Formação de professores de matemática Prática de ensino Pará - Estado Belém - PA Matemática CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The aim of this study is to investigate the process of formation of the mathematics teacher. The target of this study lies in the contribution on the subject teaching training of mathematics on the formation of teachers facing the new paradigms of formation with professional development and as a reflexive teacher. The study involved three undergraduate students of Mathematics from Universidade Federal do Pará (UFPA), during the development of the subject teaching traing of mathematics and the teachers from the school where these students were training who were in continuos formation enroled on a graduate program of specialization at Universidade Federal do Pará (UFPA). The basic material for this study was gotten through semi-structured interviews, etnographic reports and observation carried out with activities at Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (NPADC) and at public schools in Belém. Besides describing and contextualizing historically courses of formation teachers, it also analyses the separation theory-practice clearly seen on those courses, and the lack of pedagogical and epistemology focus on the contents to be worked. Results show the need to be given a more pratical look at the pedagogical formation at undergraduate courses, leading the future teachers to develop autonomous, reflexive and investigative attitudes towards teaching. |
author_additional |
GONÇALVES, Tadeu Oliver |
author_additionalStr |
GONÇALVES, Tadeu Oliver |
format |
Dissertação |
author |
MENDES, Maria José de Freitas |
title |
Reflexões sobre a formação do professor de matemática: investigando a prática de ensino no curso de licenciatura da UFPA |
title_short |
Reflexões sobre a formação do professor de matemática: investigando a prática de ensino no curso de licenciatura da UFPA |
title_full |
Reflexões sobre a formação do professor de matemática: investigando a prática de ensino no curso de licenciatura da UFPA |
title_fullStr |
Reflexões sobre a formação do professor de matemática: investigando a prática de ensino no curso de licenciatura da UFPA |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a formação do professor de matemática: investigando a prática de ensino no curso de licenciatura da UFPA |
title_sort |
reflexões sobre a formação do professor de matemática: investigando a prática de ensino no curso de licenciatura da ufpa |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2012 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2729 |
_version_ |
1832602761272754176 |
score |
11.755432 |