Dissertação

Trabalho docente na educação à distância: a UFPA como expressão do fenômeno

This study main aims at examining the teachers’ work in undergraduate courses at a distance, taking as example the course in Mathematics in the distance at the Universidade Federal do Pará, in the context of the policy of expansion of higher education through for the distance mode. The study uses of...

ver descrição completa

Autor principal: MONTE, Emerson Duarte
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2012
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2733
id ir-2011-2733
recordtype dspace
spelling ir-2011-27332019-05-22T12:46:32Z Trabalho docente na educação à distância: a UFPA como expressão do fenômeno MONTE, Emerson Duarte CHAVES, Vera Lúcia Jacob http://lattes.cnpq.br/3533444052532463 Educação e Estado Ensino à distância Professores Matemática Universidade Federal do Pará Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL This study main aims at examining the teachers’ work in undergraduate courses at a distance, taking as example the course in Mathematics in the distance at the Universidade Federal do Pará, in the context of the policy of expansion of higher education through for the distance mode. The study uses official documents that deal with the policy of expanding higher education through distance education, the federal laws and documents concerning the policy of expanding the distance mode in the Universidade Federal do Pará, as well as interviews with the former and current coordinators of the course in question. We started from the premise that the present form of capitalist organization of production demand workers with minimal training - basic education - and, for this it is necessary to expand enrollments in higher education to ensure the universalization of basic education. Indications the collective bodies of the capital, such as the World Bank and United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, with regarding the policy of expanding higher education emphasize the use of new technologies the information and communication as a tool useful for the development of courses in the distance mode and thus more efficient than classroom courses, because they are less expensive, flexible in the time and space and wide dissemination. In this context, the expansion of higher education in Brazil is through distance education, especially for the private institutions. Was found that one of the central actors in higher education is the teacher worker that in the past two decades, lives the expansion of the precariousness and the intensification of work. The study indicates widespread development of undergraduate courses in distance mode with rates higher than those observed in the presence education, in the both public and private institutions. With regard to teacher worker in the distance mode, the studies point to an enhancement of precariousness and the intensification of teachers' work, but despite that, this mode of education is still on the rise. In the case of ongoing analysis has revealed the presence of particular elements of precariousness and the intensification of teachers' work, such as increased workload without increasing pay, accumulation of activities by teachers, lack of training policy for specific of the teachers, little production, the teacher of the course, teaching materials specific to distance learning courses. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Este estudo tem como objetivo central analisar o trabalho docente nos cursos de graduação a distância, tomando como exemplo o curso de Licenciatura em Matemática a distância da Universidade Federal do Pará, no contexto da política de expansão da educação superior por meio da modalidade a distância. O estudo se utiliza de documentos oficiais que versam sobre a política de expansão da educação superior por meio da educação à distância, de legislações federais e documentos relativos à política de expansão da modalidade a distância na Universidade Federal do Pará, assim como de entrevistas com os antigos e atuais coordenadores do curso em análise. Parte-se da premissa de que a atual forma de organização da produção capitalista demanda trabalhadores com a formação mínima - educação básica - e que, para isso, é necessário ampliar as matriculas na educação superior para garantir a universalização da educação básica. As orientações de organismos coletivos do capital, tais como, o Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, no que conceme à política de expansão da educação superior, salientam o uso das novas tecnologias de informação e comunicação como ferramenta útil para o desenvolvimento de cursos na modalidade a distância, caracterizando estes, dessa forma, como mais eficientes que os cursos presenciais, por serem menos onerosos, flexíveis em relação ao tempo e espaço e de ampla difusão. Nesse contexto, a expansão da educação superior, no Brasil, ocorre por meio da educação à distância, com destaque para as instituições privadas. Verificou-se que um dos atores centrais na educação superior é o trabalhador docente, que, nas últimas duas décadas, vivencia a ampliação da precarização e da intensificação do trabalho. O estudo indica amplo desenvolvimento dos cursos de graduação na modalidade a distância, com índices superiores aos observados na educação presencial, tanto nas instituições públicas quanto privadas. No que conceme ao trabalho docente na modalidade a distância, os estudos apontam para a potencialização da precarização e da intensificação deste trabalho, que, apesar disso, não impede que essa modalidade de ensino se mantenha em ascensão. No caso do curso em análise, verificou-se a presença de elementos particulares da precarização e da intensificação do trabalho docente, tais como aumento da carga horária de trabalho sem aumento da remuneração, acúmulo de atividades pelos docentes, ausência de política de formação específica para os docentes do curso a distância, pouca produção, por estes docentes, de materiais didáticos específicos dos cursos a distância. ESMAC - Escola Superior Madre Celeste 2012-05-15T19:02:39Z 2012-05-15T19:02:39Z 2010-06-28 Dissertação MONTE, Emerson Duarte. Trabalho docente na educação à distância: a UFPA como expressão do fenômeno. 2010. 219 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Educação. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2733 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Educação e Estado
Ensino à distância
Professores
Matemática
Universidade Federal do Pará
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
spellingShingle Educação e Estado
Ensino à distância
Professores
Matemática
Universidade Federal do Pará
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
MONTE, Emerson Duarte
Trabalho docente na educação à distância: a UFPA como expressão do fenômeno
topic_facet Educação e Estado
Ensino à distância
Professores
Matemática
Universidade Federal do Pará
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
description This study main aims at examining the teachers’ work in undergraduate courses at a distance, taking as example the course in Mathematics in the distance at the Universidade Federal do Pará, in the context of the policy of expansion of higher education through for the distance mode. The study uses official documents that deal with the policy of expanding higher education through distance education, the federal laws and documents concerning the policy of expanding the distance mode in the Universidade Federal do Pará, as well as interviews with the former and current coordinators of the course in question. We started from the premise that the present form of capitalist organization of production demand workers with minimal training - basic education - and, for this it is necessary to expand enrollments in higher education to ensure the universalization of basic education. Indications the collective bodies of the capital, such as the World Bank and United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, with regarding the policy of expanding higher education emphasize the use of new technologies the information and communication as a tool useful for the development of courses in the distance mode and thus more efficient than classroom courses, because they are less expensive, flexible in the time and space and wide dissemination. In this context, the expansion of higher education in Brazil is through distance education, especially for the private institutions. Was found that one of the central actors in higher education is the teacher worker that in the past two decades, lives the expansion of the precariousness and the intensification of work. The study indicates widespread development of undergraduate courses in distance mode with rates higher than those observed in the presence education, in the both public and private institutions. With regard to teacher worker in the distance mode, the studies point to an enhancement of precariousness and the intensification of teachers' work, but despite that, this mode of education is still on the rise. In the case of ongoing analysis has revealed the presence of particular elements of precariousness and the intensification of teachers' work, such as increased workload without increasing pay, accumulation of activities by teachers, lack of training policy for specific of the teachers, little production, the teacher of the course, teaching materials specific to distance learning courses.
author_additional CHAVES, Vera Lúcia Jacob
author_additionalStr CHAVES, Vera Lúcia Jacob
format Dissertação
author MONTE, Emerson Duarte
title Trabalho docente na educação à distância: a UFPA como expressão do fenômeno
title_short Trabalho docente na educação à distância: a UFPA como expressão do fenômeno
title_full Trabalho docente na educação à distância: a UFPA como expressão do fenômeno
title_fullStr Trabalho docente na educação à distância: a UFPA como expressão do fenômeno
title_full_unstemmed Trabalho docente na educação à distância: a UFPA como expressão do fenômeno
title_sort trabalho docente na educação à distância: a ufpa como expressão do fenômeno
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2012
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2733
_version_ 1787148334032486400
score 11.753735