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Dissertação
Entre o laico e o religioso: as injunções do discurso sobre gênero e sexualidade em um dispositivo curricular de normalização para aspectos da vida cidadã
Este trabalho problematiza os discursos sobre gênero e sexualidade,produzidos em um componente curricular desenvolvido em uma escola em regime de convênio entre a Igreja Católica e o Estado. O questionamento que movimenta a pesquisa volta-se para: Quais discursos sobre gênero e sexualidade são pr...
Autor principal: | BRÍCIO, Vilma Nonato de |
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Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2012
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2751 |
Resumo: |
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Este trabalho problematiza os discursos sobre gênero e sexualidade,produzidos em um componente
curricular desenvolvido em uma escola em regime de convênio entre a Igreja Católica e o Estado. O
questionamento que movimenta a pesquisa volta-se para: Quais discursos sobre gênero e sexualidade
são produzidos no componente curricular Aspectos da Vida Cidadã do ensino fundamental num
colégio em regime de convênio entre a Diocese de Abaetetuba e a Secretaria de Estado de Educação
do Pará (SEDUC)? Essa questão central engendra outros questionamentos: Quais as condições de
emergência do componente curricular AVC para abordar as questões de gênero e sexualidade? Que
formas de saber ancoram e apóiam o discurso sobre gênero e sexualidade no referido componente
curricular? Quais jogos de poder entre diferentes campos discursivos produzem tal discurso? Quais
relações de saber-poder produzem e põem em funcionamento as discussões sobre gênero e sexualidade
como preocupação desse componente curricular?A pesquisa utiliza operadores teórico-metodológicos
foucaultianos que oferecem ferramentas analíticas para problematizar gênero e sexualidade como uma
constituição histórica (SCOTT, 1995, LOURO, 1997; BUTLER, 2003; ALTMANN, 2005) e,
sobretudo para analisar os discursos sobre gênero e sexualidade em sua materialidade enunciativa
(FOUCAULT, 2002, 2005, 2006). A análise se pautou em enunciados extraídos de documentos
institucionais que permitiram rastrear os discursos e inquirir as relações de saber-poder e de práticas
de governamento dos sujeitos em relação a gênero e sexualidade. No “colégio” que funciona em
regime de convênio entre a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará (SEDUC) e a Diocese
de Abaetetuba, coexistem duas orientações, uma laica e uma religiosa, que entram em embate na
composição de forças que constituem os discursos sobre gênero e sexualidade. A análise indicou que
tais discursos são construídos a partir de diferentes formações discursivas, entre elas, a pedagógica
crítica e a católica, e que estes se transformam em dispositivos de normalização colocados em
funcionamento a partir de relações de saber-poder que incidem principalmente sobre os corpos
individuais e coletivos dos sujeitos discentes no colégio. Por fim, ao perscrutar os enunciados que
reverberam concepções de gênero e sexualidade marcados pela singularidade de um colégio com
orientação laica e religiosa, o estudo investigou a produção de sujeitos a partir dos princípios
conjugados pela insígnia assumida pelo colégio, a articulação entre “fé e ciência”, materializada em
exortações, prescrições, aconselhamentos, proposições voltadas para a formação de sujeitos cristãos e
cidadãos capazes de exercer domínio sobre seu corpo e sua sexualidade. |