Dissertação

O ensino/aprendizagem do português e a avaliação emancipatória: repensando a experiência da Escola Cabana

Este trabalho enfoca o processo de avaliação em português, no contexto escolar municipal da cidade de Belém, especificamente no Ciclo Básico II. Apresenta-se o projeto educacional denominado "Escola Cabana" que a Secretaria Municipal de Educação vem realizando desde 1997, em consonância com ideais p...

ver descrição completa

Autor principal: SOUZA, Cláudia Nazaré Gonçalves de
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2012
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2763
id ir-2011-2763
recordtype dspace
spelling ir-2011-27632019-05-22T15:08:39Z O ensino/aprendizagem do português e a avaliação emancipatória: repensando a experiência da Escola Cabana SOUZA, Cláudia Nazaré Gonçalves de CUNHA, Myriam Crestian Chaves da http://lattes.cnpq.br/0057919162522146 Aprendizagem Língua portuguesa Avaliação educacional Projeto Escola Cabana Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM Este trabalho enfoca o processo de avaliação em português, no contexto escolar municipal da cidade de Belém, especificamente no Ciclo Básico II. Apresenta-se o projeto educacional denominado "Escola Cabana" que a Secretaria Municipal de Educação vem realizando desde 1997, em consonância com ideais políticos de formação cidadã e com uma concepção sócio-interacionista de aprendizagem. Este projeto inclui, como um de seus principais eixos, uma proposta de Avaliação Emancipatória, considerada essencial ao desenvolvimento pleno do educando. Com base em uma pesquisa bibliográfica e documental, assim como em uma pesquisa de campo, incluindo entrevistas com os professores e observação participativa, analisam-se as práticas de avaliação em português realizadas neste contexto, examinando que concepções de ensino/aprendizagem da língua materna permeiam a práxis dos professores e verificando de que modo essas concepções se coadunam com os pressupostos de uma Avaliação Emancipatória. Propõem-se, enfim, sugestões de atividades com vistas a uma intervenção didática integrando uma Avaliação Emancipatória com uma abordagem interacionista de ensino/aprendizagem do português. Ce mémoire examine le processus d´évaluation em langue maternelle, dans Le contexte scolaire municipal de La ville de Belém, plus particulièrement au sein du Ciclo Básico II. On y prèsent le programme èducatif dénominè Escola Cabana que le Secrétariat Municipal à l´Education a implante à partir de1997, programme construit sur la base des idéaux politiques d´une formation à la citoyenneté et sur une conception sócio- interactionnist de l`apprentissage. Ce programme inclut, comme um de ces principaux axes, une proposition d`évaluation dite émancipatoire, considérée comme essentielle au plein développement des apprenants. En pregnant appui sur une recherche bibliographique et documentale ainsi que sur recherche sur le terrain, comprenant entretiens avec les enseignants et observation participative, on analyse les pratiques d´évoluation en portugais réalisées dans ce context, en examinant quelles conceptions d´enseignement/apprentissage de la langue maternelle traversent la praxis des enseignants et en vérifiant s ices conceptions sont en accord avec les présupposés d´une evaluation émancipatoire. On propose enfin des suggestions d´activités visant une intervention didactique qui intègre une evaluation émancipatoire à une approche interactionnelle de l´enseignement/apprentissage du portugais. 2012-05-21T14:30:15Z 2012-05-21T14:30:15Z 2005 Dissertação SOUZA, Cláudia Nazaré Gonçalves de. O ensino/aprendizagem do português e a avaliação emancipatória: repensando a experiência da Escola Cabana. 2005. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2005. Curso de Mestrado em Letras. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2763 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Letras
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Aprendizagem
Língua portuguesa
Avaliação educacional
Projeto Escola Cabana
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
spellingShingle Aprendizagem
Língua portuguesa
Avaliação educacional
Projeto Escola Cabana
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
SOUZA, Cláudia Nazaré Gonçalves de
O ensino/aprendizagem do português e a avaliação emancipatória: repensando a experiência da Escola Cabana
topic_facet Aprendizagem
Língua portuguesa
Avaliação educacional
Projeto Escola Cabana
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
description Este trabalho enfoca o processo de avaliação em português, no contexto escolar municipal da cidade de Belém, especificamente no Ciclo Básico II. Apresenta-se o projeto educacional denominado "Escola Cabana" que a Secretaria Municipal de Educação vem realizando desde 1997, em consonância com ideais políticos de formação cidadã e com uma concepção sócio-interacionista de aprendizagem. Este projeto inclui, como um de seus principais eixos, uma proposta de Avaliação Emancipatória, considerada essencial ao desenvolvimento pleno do educando. Com base em uma pesquisa bibliográfica e documental, assim como em uma pesquisa de campo, incluindo entrevistas com os professores e observação participativa, analisam-se as práticas de avaliação em português realizadas neste contexto, examinando que concepções de ensino/aprendizagem da língua materna permeiam a práxis dos professores e verificando de que modo essas concepções se coadunam com os pressupostos de uma Avaliação Emancipatória. Propõem-se, enfim, sugestões de atividades com vistas a uma intervenção didática integrando uma Avaliação Emancipatória com uma abordagem interacionista de ensino/aprendizagem do português.
author_additional CUNHA, Myriam Crestian Chaves da
author_additionalStr CUNHA, Myriam Crestian Chaves da
format Dissertação
author SOUZA, Cláudia Nazaré Gonçalves de
title O ensino/aprendizagem do português e a avaliação emancipatória: repensando a experiência da Escola Cabana
title_short O ensino/aprendizagem do português e a avaliação emancipatória: repensando a experiência da Escola Cabana
title_full O ensino/aprendizagem do português e a avaliação emancipatória: repensando a experiência da Escola Cabana
title_fullStr O ensino/aprendizagem do português e a avaliação emancipatória: repensando a experiência da Escola Cabana
title_full_unstemmed O ensino/aprendizagem do português e a avaliação emancipatória: repensando a experiência da Escola Cabana
title_sort o ensino/aprendizagem do português e a avaliação emancipatória: repensando a experiência da escola cabana
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2012
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2763
_version_ 1787148557227130880
score 11.653393