Dissertação

A política de municipalização do ensino fundamental no estado do Pará a partir da ótica dos gestores estaduais da educação

This study presents from the point of view of managers of state education, as the policy of decentralization of primary education (re) configured in Para during the period 1996 to 2010. Aims to analyze how governments occurred throughout the state, the process of (re) formulation, identifying the sp...

ver descrição completa

Autor principal: ALVES, Charles Alberto de Souza
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2012
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2771
id ir-2011-2771
recordtype dspace
spelling ir-2011-27712019-05-22T12:46:32Z A política de municipalização do ensino fundamental no estado do Pará a partir da ótica dos gestores estaduais da educação ALVES, Charles Alberto de Souza GEMAQUE, Rosana Maria Oliveira http://lattes.cnpq.br/2993304230836305 Educação e Estado Ensino fundamental Municipalização Gestão Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL This study presents from the point of view of managers of state education, as the policy of decentralization of primary education (re) configured in Para during the period 1996 to 2010. Aims to analyze how governments occurred throughout the state, the process of (re) formulation, identifying the speeches which were used in guiding decision making of this policy and presents the most significant impact of the policy of decentralization to improve the quality of education The key in Pará study used document analysis and semi-structured interviews with managers of state governments who worked at the State Secretariat of Education of Para The study concluded that the policy of decentralization is configured in various ways over the Governments the PSDB and the PT. In this policy the Government of the PSDB is configured as an indispensable condition for the management of public education to reach the desired quality. In the PT government there have been several attempts to reformulate the policy, through seminars and forums, but the lack of clarity about the state government that wanted to change this policy and the five Secretaries of Education led to the emergence of several different discourses about this policy and the discontinuity of referrals that were presented by their respective Secretaries. Este estudo apresenta a partir do ponto de vista dos gestores da educação estadual, como a política de municipalização do ensino fundamental se (re) configurou no Pará no período de 1996 a 2010. Tem como objetivos analisar como ocorreu ao longo dos Governos estaduais, o processo de (re) formulação; identificar quais foram os discursos orientadores utilizados na tomada de decisão dessa política e apresenta as repercussões mais significativas da política de municipalização para a melhoria da qualidade do ensino fundamental no Pará. O estudo utilizou a análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas com os gestores dos Governos estaduais que trabalharam na Secretaria de Estado de Educação do Pará. O estudo concluiu que a política de municipalização se configurou de diversas formas ao longo dos Governos do PSDB e do PT. No Governo do PSDB essa política se configura como condição imprescindível para que a gestão da educação pública alcance a qualidade desejada. No Governo do PT houve diversos tentativas de se reformular essa política, por meio de seminários e fóruns, porém a falta de clareza do Governo estadual sobre o que se desejava com essa política e a mudança de cinco Secretários de Educação acarretou o surgimento de vários discursos diferentes sobre essa política bem como a descontinuidade dos encaminhamentos que foram apresentados pelos respectivos Secretários. 2012-05-21T17:29:07Z 2012-05-21T17:29:07Z 2011-05-30 Dissertação ALVES, Charles Alberto de Souza. A política de municipalização do ensino fundamental no estado do Pará a partir da ótica dos gestores estaduais da educação. 2011. 192 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Educação. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2771 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Educação e Estado
Ensino fundamental
Municipalização
Gestão
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
spellingShingle Educação e Estado
Ensino fundamental
Municipalização
Gestão
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
ALVES, Charles Alberto de Souza
A política de municipalização do ensino fundamental no estado do Pará a partir da ótica dos gestores estaduais da educação
topic_facet Educação e Estado
Ensino fundamental
Municipalização
Gestão
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
description This study presents from the point of view of managers of state education, as the policy of decentralization of primary education (re) configured in Para during the period 1996 to 2010. Aims to analyze how governments occurred throughout the state, the process of (re) formulation, identifying the speeches which were used in guiding decision making of this policy and presents the most significant impact of the policy of decentralization to improve the quality of education The key in Pará study used document analysis and semi-structured interviews with managers of state governments who worked at the State Secretariat of Education of Para The study concluded that the policy of decentralization is configured in various ways over the Governments the PSDB and the PT. In this policy the Government of the PSDB is configured as an indispensable condition for the management of public education to reach the desired quality. In the PT government there have been several attempts to reformulate the policy, through seminars and forums, but the lack of clarity about the state government that wanted to change this policy and the five Secretaries of Education led to the emergence of several different discourses about this policy and the discontinuity of referrals that were presented by their respective Secretaries.
author_additional GEMAQUE, Rosana Maria Oliveira
author_additionalStr GEMAQUE, Rosana Maria Oliveira
format Dissertação
author ALVES, Charles Alberto de Souza
title A política de municipalização do ensino fundamental no estado do Pará a partir da ótica dos gestores estaduais da educação
title_short A política de municipalização do ensino fundamental no estado do Pará a partir da ótica dos gestores estaduais da educação
title_full A política de municipalização do ensino fundamental no estado do Pará a partir da ótica dos gestores estaduais da educação
title_fullStr A política de municipalização do ensino fundamental no estado do Pará a partir da ótica dos gestores estaduais da educação
title_full_unstemmed A política de municipalização do ensino fundamental no estado do Pará a partir da ótica dos gestores estaduais da educação
title_sort política de municipalização do ensino fundamental no estado do pará a partir da ótica dos gestores estaduais da educação
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2012
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2771
_version_ 1832602152265056256
score 11.755432