Dissertação

Conhecimento sobre o lazer na formação de professores de educação física: um olhar sobre os cursos superiores das Universidades Públicas em Belém/PA

The aim of this research is to analyse the knowledge about leisure developed on physical education courses in Belém city Pará State. We adopted as an epistemological reference the presupposed present in complexity theory, by Edgar Morin. Talking about leisure we used as main references the productio...

ver descrição completa

Autor principal: MONTENEGRO, Gustavo Maneschy
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2012
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2819
id ir-2011-2819
recordtype dspace
spelling ir-2011-28192019-05-22T12:46:33Z Conhecimento sobre o lazer na formação de professores de educação física: um olhar sobre os cursos superiores das Universidades Públicas em Belém/PA MONTENEGRO, Gustavo Maneschy MOREIRA, Wagner Wey http://lattes.cnpq.br/5798244047692726 Universidade Federal do Pará Universidade do Estado do Pará Currículo Formação de professores de educação física Curso de Educação Física Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO The aim of this research is to analyse the knowledge about leisure developed on physical education courses in Belém city Pará State. We adopted as an epistemological reference the presupposed present in complexity theory, by Edgar Morin. Talking about leisure we used as main references the productions of authors as Marcellino, Isayama e Gomes. To answer to the goal, we did a field research in which we elected as in as investigation locus the University of Pará State – UEPA and the Federal University of Pará – UFPA. The discussion of the research data was done by analysing the ementas and the teaching plans of subjects which talk about the leisure theme in curriculums of the graduations. This stage was followed of a semi-structured in terview with students of the last semester form each instituition. The produced speeches were analysed based on technical elaboration and analyse of units of meaning (MOREIRA, SIMÕES, PORTO, 2006). As results, we noted that UEPA enphasysed themes such as: leisure and public policies; sociohistoric focus of leisure; leisure and social right. At UFPA, we evidenced that the subject follow didactic-methodological orientation, but it does not develop a formation that limit itself to the intention of minister technical knowledge aplicated to leisure. While the interviews, we identified that the majority of the students do not get the knowledge debated by the subjects themselves. Which ones showed having a “funtionalist” understanding of leisure. That fact reveals a distance between the reports of majority of students and the proposal of formation developed by instituitions concerning to leisure. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O objetivo desta pesquisa foi analisar os conhecimentos sobre o lazer desenvolvidos nos cursos de Educação Física da Cidade de Belém/PA. Adotou-se para o estudo, como referencial epistemológico, os pressupostos presentes na Teoria da Complexidade, de Edgar Morin. No que tange ao lazer, as produções de autores como Marcellino, Isayama e Gomes, foram utilizadas como principais referências brasileiras. Para responder ao objetivo, realizou-se uma pesquisa de campo em que o lócus de investigação foi a Universidade do Estado do Pará – UEPA e a Universidade Federal do Pará - UFPA. A discussão dos dados da pesquisa ocorreu por meio de análise das ementas e dos planos de ensino das disciplinas que abordam o tema do lazer nos currículos dos cursos. Para a análise desses documentos, utilizou-se a técnica da Análise Documental. Essa etapa da pesquisa foi seguida de entrevista semi-estruturada com os alunos do último semestre dos cursos de Educação Física de cada instituição. As falas produzidas foram analisadas com base na Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado (MOREIRA; SIMÕES; PORTO, 2006). Como resultados, constatou-se que a UEPA enfatiza temas como lazer e políticas públicas; enfoque sociohistórico do lazer; lazer e direito social. Na UFPA, evidenciou-se que a disciplina segue orientação didático-metodológica, mas não desenvolve uma formação que se limita a preocupação de ministrar conhecimentos de cunho técnico aplicados ao lazer. Quanto às entrevistas, foi possível identificar que a maioria dos alunos não se apropria do conhecimento debatido pelas disciplinas, os quais demonstraram ter um entendimento “funcionalista” do lazer. Este fato revela um distanciamento entre os relatos da maioria dos discentes e a proposta de formação desenvolvida pelas instituições no que concerne ao lazer. 2012-05-30T17:34:34Z 2012-05-30T17:34:34Z 2012-02-13 Dissertação MONTENEGRO, Gustavo Maneschy. Conhecimento sobre o lazer na formação de professores de educação física: um olhar sobre os cursos superiores das Universidades Públicas em Belém/PA. 2012. 190 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Educação. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2819 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Universidade Federal do Pará
Universidade do Estado do Pará
Currículo
Formação de professores de educação física
Curso de Educação Física
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
spellingShingle Universidade Federal do Pará
Universidade do Estado do Pará
Currículo
Formação de professores de educação física
Curso de Educação Física
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
MONTENEGRO, Gustavo Maneschy
Conhecimento sobre o lazer na formação de professores de educação física: um olhar sobre os cursos superiores das Universidades Públicas em Belém/PA
topic_facet Universidade Federal do Pará
Universidade do Estado do Pará
Currículo
Formação de professores de educação física
Curso de Educação Física
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description The aim of this research is to analyse the knowledge about leisure developed on physical education courses in Belém city Pará State. We adopted as an epistemological reference the presupposed present in complexity theory, by Edgar Morin. Talking about leisure we used as main references the productions of authors as Marcellino, Isayama e Gomes. To answer to the goal, we did a field research in which we elected as in as investigation locus the University of Pará State – UEPA and the Federal University of Pará – UFPA. The discussion of the research data was done by analysing the ementas and the teaching plans of subjects which talk about the leisure theme in curriculums of the graduations. This stage was followed of a semi-structured in terview with students of the last semester form each instituition. The produced speeches were analysed based on technical elaboration and analyse of units of meaning (MOREIRA, SIMÕES, PORTO, 2006). As results, we noted that UEPA enphasysed themes such as: leisure and public policies; sociohistoric focus of leisure; leisure and social right. At UFPA, we evidenced that the subject follow didactic-methodological orientation, but it does not develop a formation that limit itself to the intention of minister technical knowledge aplicated to leisure. While the interviews, we identified that the majority of the students do not get the knowledge debated by the subjects themselves. Which ones showed having a “funtionalist” understanding of leisure. That fact reveals a distance between the reports of majority of students and the proposal of formation developed by instituitions concerning to leisure.
author_additional MOREIRA, Wagner Wey
author_additionalStr MOREIRA, Wagner Wey
format Dissertação
author MONTENEGRO, Gustavo Maneschy
title Conhecimento sobre o lazer na formação de professores de educação física: um olhar sobre os cursos superiores das Universidades Públicas em Belém/PA
title_short Conhecimento sobre o lazer na formação de professores de educação física: um olhar sobre os cursos superiores das Universidades Públicas em Belém/PA
title_full Conhecimento sobre o lazer na formação de professores de educação física: um olhar sobre os cursos superiores das Universidades Públicas em Belém/PA
title_fullStr Conhecimento sobre o lazer na formação de professores de educação física: um olhar sobre os cursos superiores das Universidades Públicas em Belém/PA
title_full_unstemmed Conhecimento sobre o lazer na formação de professores de educação física: um olhar sobre os cursos superiores das Universidades Públicas em Belém/PA
title_sort conhecimento sobre o lazer na formação de professores de educação física: um olhar sobre os cursos superiores das universidades públicas em belém/pa
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2012
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2819
_version_ 1787149232850862080
score 11.653393