Dissertação

Universidades públicas: das contribuições do conhecimento na Pós-Graduação ao desenvolvimento regional

This study presents an analysis on the contribution of the knowledge acquired in graduate school for Regional Development, grounding into two streams: one that defends the traditional idea of investment in basic science as an essential element for economic development of any region and one that supp...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Keila Paiva da
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2012
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2933
id ir-2011-2933
recordtype dspace
spelling ir-2011-29332019-05-22T12:21:37Z Universidades públicas: das contribuições do conhecimento na Pós-Graduação ao desenvolvimento regional SILVA, Keila Paiva da BASTOS, Ana Paula Vidal http://lattes.cnpq.br/1992388595130579 Universidade Conhecimento (Filosofia) Desenvolvimento regional Desenvolvimento tecnológico Pós-graduação Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ECONOMIA DA EDUCACAO This study presents an analysis on the contribution of the knowledge acquired in graduate school for Regional Development, grounding into two streams: one that defends the traditional idea of investment in basic science as an essential element for economic development of any region and one that supports the interdisciplinary response to the fragmentation caused by a positivist epistemology of nature that has been occupying more space in Brazilian universities with the increasing expansion of post-graduate studies before the need for the knowledge society, informational and globalized, modern science will impose as a solution to this new organizational form. The research was based on secondary data collection and these were analyzed using correlation coefficients, specialization and restructuring. The results of these regions showed that despite being in development, regional inequality still limits the innovation process in the country, this being one of the factors that prevent equitable economic growth of regions. Este estudo apresenta uma análise a respeito da contribuição do conhecimento adquirido na pós-graduação para o Desenvolvimento Regional, fundamentando-se em duas correntes: uma que defende a ideia tradicional do investimento em ciência básica como elemento essencial para o desenvolvimento econômico de qualquer região e a outra que defende a interdisciplinaridade como resposta a fragmentação causada por uma epistemologia de cunho positivista que vem ocupando cada vez mais espaço nas universidades brasileiras com a ampliação crescente de programas de pós-graduação stricto sensu, perante a necessidade que a sociedade do conhecimento, informacional e globalizada, impõe à ciência moderna como solução para essa nova forma organizacional. A pesquisa baseou-se na coleta de dados secundários e estes foram analisados através dos coeficientes de correlação, de especialização e de reestruturação. Os resultados dos mesmos mostraram que apesar das regiões estarem em fase de desenvolvimento, a desigualdade regional ainda limita o processo de inovação do país, sendo este um dos fatores que impede o crescimento econômico equitativo das regiões. UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia 2012-09-10T13:42:02Z 2012-09-10T13:42:02Z 2011-12-22 Dissertação SILVA, Keila Paiva da. Universidades públicas: das contribuições do conhecimento na Pós-Graduação ao desenvolvimento regional. 2011. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2933 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Altos Estudos Amazônicos UFPA Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Universidade
Conhecimento (Filosofia)
Desenvolvimento regional
Desenvolvimento tecnológico
Pós-graduação
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ECONOMIA DA EDUCACAO
spellingShingle Universidade
Conhecimento (Filosofia)
Desenvolvimento regional
Desenvolvimento tecnológico
Pós-graduação
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ECONOMIA DA EDUCACAO
SILVA, Keila Paiva da
Universidades públicas: das contribuições do conhecimento na Pós-Graduação ao desenvolvimento regional
topic_facet Universidade
Conhecimento (Filosofia)
Desenvolvimento regional
Desenvolvimento tecnológico
Pós-graduação
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ECONOMIA DA EDUCACAO
description This study presents an analysis on the contribution of the knowledge acquired in graduate school for Regional Development, grounding into two streams: one that defends the traditional idea of investment in basic science as an essential element for economic development of any region and one that supports the interdisciplinary response to the fragmentation caused by a positivist epistemology of nature that has been occupying more space in Brazilian universities with the increasing expansion of post-graduate studies before the need for the knowledge society, informational and globalized, modern science will impose as a solution to this new organizational form. The research was based on secondary data collection and these were analyzed using correlation coefficients, specialization and restructuring. The results of these regions showed that despite being in development, regional inequality still limits the innovation process in the country, this being one of the factors that prevent equitable economic growth of regions.
author_additional BASTOS, Ana Paula Vidal
author_additionalStr BASTOS, Ana Paula Vidal
format Dissertação
author SILVA, Keila Paiva da
title Universidades públicas: das contribuições do conhecimento na Pós-Graduação ao desenvolvimento regional
title_short Universidades públicas: das contribuições do conhecimento na Pós-Graduação ao desenvolvimento regional
title_full Universidades públicas: das contribuições do conhecimento na Pós-Graduação ao desenvolvimento regional
title_fullStr Universidades públicas: das contribuições do conhecimento na Pós-Graduação ao desenvolvimento regional
title_full_unstemmed Universidades públicas: das contribuições do conhecimento na Pós-Graduação ao desenvolvimento regional
title_sort universidades públicas: das contribuições do conhecimento na pós-graduação ao desenvolvimento regional
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2012
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2933
_version_ 1832605293128712192
score 11.755432