Dissertação

Professores formadores de professores de matemática

This dissertation develops itself from the qualitative research and has as objective to analyze how the instructors comprehend the formation of mathematics teachers. The research is connected to the Program of Post-Graduation in Science Education and Mathematics (PPGECM) from the Institute of Mathem...

ver descrição completa

Autor principal: BELO, Edileusa do Socorro Valente
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2012
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3269
id ir-2011-3269
recordtype dspace
spelling ir-2011-32692019-05-23T13:25:40Z Professores formadores de professores de matemática BELO, Edileusa do Socorro Valente GONÇALVES, Tadeu Oliver http://lattes.cnpq.br/6789250569319668 MENDES, Maria José de Freitas http://lattes.cnpq.br/4608940740054670 Formação de professores de matemática Formação de professores Matemática Ensino superior Curso de Licenciatura em Matemática Abaetetuba (PA) Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL This dissertation develops itself from the qualitative research and has as objective to analyze how the instructors comprehend the formation of mathematics teachers. The research is connected to the Program of Post-Graduation in Science Education and Mathematics (PPGECM) from the Institute of Mathematics Education and Scientific (IEMCI) of the Federal University of Pará (UFPA). The study involves eleven trainers from the Degree Course in Mathematics from the University Campus of Low Tocantins of the Federal University of Pará. The instruments used in the research are the questionnaires and the semi structured interviews, besides other documents like: The Pedagogical Design of the Course and the Lattes curriculum of the instructors. As theoretical framework, this work is mainly grounded on the studies made by Pimenta e Anastasiou (2005), Morosini (2001), Masetto (1998), Vasconcelos (2009), Gonçalves (2006), Cunha (2001), Chamlian (2009). The results of the research indicate that the formation process of the university teachers, in the specific case of the instructors of mathematics teachers, needs formative actions in order to enable to these professionals more comprehensive knowledge about teaching and its dimensions. This way allowingthe instructors of mathematics teachers to become able to reflect, comprehend and transform their formative practices in the teaching profession and the formation of future mathematics teachers. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Esta dissertação desenvolve-se a partir da pesquisa qualitativa que tem como objetivo analisar como os professores formadores compreendem a formação de professores de matemática. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação de Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O Estudo envolve onze professores formadores do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Universitário do Baixo Tocantins da Universidade Federal do Pará. Os instrumentos utilizados na pesquisa são os questionários e as entrevistas semiestruturadas, além de outros documentos, como: o Projeto Pedagógico do Curso e os Currículos Lattes dos formadores. Como referencial teórico, este trabalho embasa-se, principalmente, nos estudos formulados por Pimenta e Anastasiou (2005), Morosini (2001), Masetto (1998), Vasconcelos (2009), Gonçalves (2006), Cunha (2001), Chamlian (2009). Os resultados da pesquisa indicam que o processo de formação dos docentes universitários, no caso específico dos professores formadores de professores de matemática, necessita de ações formativas, que visem possibilitar, a esses profissionais, conhecimentos mais abrangentes a respeito da docência e das dimensões que estão subjacentes à mesma. Possibilitando, assim, que os formadores de professores de matemática possam refletir, compreender e transformar suas práticas formativas no exercício da docência, e na formação de futuros professores de matemática. 2012-12-05T16:30:16Z 2012-12-05T16:30:16Z 2012-04-01 Dissertação BELO, Edileusa do Socorro Valente. Professores formadores de professores de matemática. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3269 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Formação de professores de matemática
Formação de professores
Matemática
Ensino superior
Curso de Licenciatura em Matemática
Abaetetuba (PA)
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle Formação de professores de matemática
Formação de professores
Matemática
Ensino superior
Curso de Licenciatura em Matemática
Abaetetuba (PA)
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
BELO, Edileusa do Socorro Valente
Professores formadores de professores de matemática
topic_facet Formação de professores de matemática
Formação de professores
Matemática
Ensino superior
Curso de Licenciatura em Matemática
Abaetetuba (PA)
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description This dissertation develops itself from the qualitative research and has as objective to analyze how the instructors comprehend the formation of mathematics teachers. The research is connected to the Program of Post-Graduation in Science Education and Mathematics (PPGECM) from the Institute of Mathematics Education and Scientific (IEMCI) of the Federal University of Pará (UFPA). The study involves eleven trainers from the Degree Course in Mathematics from the University Campus of Low Tocantins of the Federal University of Pará. The instruments used in the research are the questionnaires and the semi structured interviews, besides other documents like: The Pedagogical Design of the Course and the Lattes curriculum of the instructors. As theoretical framework, this work is mainly grounded on the studies made by Pimenta e Anastasiou (2005), Morosini (2001), Masetto (1998), Vasconcelos (2009), Gonçalves (2006), Cunha (2001), Chamlian (2009). The results of the research indicate that the formation process of the university teachers, in the specific case of the instructors of mathematics teachers, needs formative actions in order to enable to these professionals more comprehensive knowledge about teaching and its dimensions. This way allowingthe instructors of mathematics teachers to become able to reflect, comprehend and transform their formative practices in the teaching profession and the formation of future mathematics teachers.
author_additional GONÇALVES, Tadeu Oliver
author_additionalStr GONÇALVES, Tadeu Oliver
format Dissertação
author BELO, Edileusa do Socorro Valente
title Professores formadores de professores de matemática
title_short Professores formadores de professores de matemática
title_full Professores formadores de professores de matemática
title_fullStr Professores formadores de professores de matemática
title_full_unstemmed Professores formadores de professores de matemática
title_sort professores formadores de professores de matemática
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2012
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3269
_version_ 1832604513947615232
score 11.755432