Dissertação

Análise de livros didáticos do povo indígena Mebêngôkre

SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação

Autor principal: QUARESMA, Francinete de Jesus Pantoja
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2014
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4687
id ir-2011-4687
recordtype dspace
spelling ir-2011-46872019-05-22T15:08:40Z Análise de livros didáticos do povo indígena Mebêngôkre QUARESMA, Francinete de Jesus Pantoja FERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4291543797221091 FAIRCHILD, Thomas Massao http://lattes.cnpq.br/1771292039081039 Línguas indígenas Língua mebengokre Livros didáticos indígenas Formação de professores indígenas Índios da América do Sul Amazônia brasileira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS INDIGENAS SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação Nesta dissertação descrevemos e analisamos livros didáticos do povo indígena Mebengokre, a fim de verificar o que se esta produzindo como manual didático para as comunidades indígenas falantes dessa língua. Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, apoiou-se nos referenciais teóricos da Sociolinguística, da Linguística Aplicada, da Linguística Descritiva, da Linguística Textual e da Educação para analisar os dados. A dissertação esta dividida em três capítulos. O primeiro capítulo trata de questões voltadas para os povos indígenas, tais como a formação sociocultural dos Mebengokre, a sua referida língua, a educação escolar indígena e a formação do professor indígena. O segundo capitulo aborda as questões do letramento, distinguindo sociedades de culturas orais e de culturas escritas, discutindo a alfabetização e caracterizando os livros didáticos, em especial os manuais didáticos indígenas. O terceiro capítulo apresenta a descrição e analise dos livros didáticos Me Banho Pi'ok e Livro de Língua Portuguesa. A análise dos dados revela que, apesar das varias mudanças ocorridas no cenário educacional indígena com a elaboração de documentos legais que subsidiam a educação escolar indígena e a produção de materiais didáticos, o tratamento dado a escrita nos livros didáticos indígenas produzidos na atualidade por professores indígenas, durante as oficinas de produção realizadas nos Cursos de Formação de Professores Indígenas, pouco se difere do tratamento dado a escrita nas cartilhas produzidas pelo SIL, na década de 1960. Dans ce mémoire nous décrivons et analysons les manuels didactiques du peuple indigène Mèbêngôkre, afim de vérifier ce qui se produit comme manuel didactique pour les communautés indigènes qui parlent cette langue. Cette recherche, de nature bibliographique, s'est appuyée sur les références théoriques de la Sociolinguistique, de la Linguistique Appliquée, de la Linguistique Descriptive, de la Linguistique Textuelle et de l'Éducation pour analyser les données. Le mémoire est structuré en trois chapitres. Le premier chapitre s'occupe des questions liées aux peulples indigènes, tels que la formation socioculturel des Mèbêngôkre, leur langue, l'éducation scolaire indigène et la formation de l'enseignant indigène. Le deuxième chapitre aborde les questions de littératie, en distinguant les sociétés des cultures orales et des cultures écrites, en discutant l'alphabétisation et en caractérisant les manuels scolaires, en particulier des manuels didactiques indigènes. Le troisième chapitre présente la description et l'analyse des manuels didactiques Me Banhõ Pi'ôk et Livro de Língua Portuguesa. L'analyse des données révèle que, en dépit de plusieurs changements dans le scénario pédagogique indigène avec la préparation des documents juridiques qui soutiennent l'éducation scolaire indigène et la production de matériel didactique, le traitement accordé à l'écriture dans les manuels indigènes produits de nos jours par les enseignants indigènes, pendant les ateliers de production effectués dans les Cours de Formation des Enseignantes Indigènes, diffère légèrement du traitement donné à l'écriture dans les manuels produits par la SIL, dans les années 1960. 2014-01-30T16:10:53Z 2014-01-30T16:10:53Z 2012-08-30 Dissertação QUARESMA, Francinete de Jesus Pantoja. Análise de livros didáticos do povo indígena Mebêngôkre. 2012. 189 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Letras. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4687 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Letras
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Línguas indígenas
Língua mebengokre
Livros didáticos indígenas
Formação de professores indígenas
Índios da América do Sul
Amazônia brasileira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS INDIGENAS
spellingShingle Línguas indígenas
Língua mebengokre
Livros didáticos indígenas
Formação de professores indígenas
Índios da América do Sul
Amazônia brasileira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS INDIGENAS
QUARESMA, Francinete de Jesus Pantoja
Análise de livros didáticos do povo indígena Mebêngôkre
topic_facet Línguas indígenas
Língua mebengokre
Livros didáticos indígenas
Formação de professores indígenas
Índios da América do Sul
Amazônia brasileira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS INDIGENAS
description SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
author_additional FERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveira
author_additionalStr FERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveira
format Dissertação
author QUARESMA, Francinete de Jesus Pantoja
title Análise de livros didáticos do povo indígena Mebêngôkre
title_short Análise de livros didáticos do povo indígena Mebêngôkre
title_full Análise de livros didáticos do povo indígena Mebêngôkre
title_fullStr Análise de livros didáticos do povo indígena Mebêngôkre
title_full_unstemmed Análise de livros didáticos do povo indígena Mebêngôkre
title_sort análise de livros didáticos do povo indígena mebêngôkre
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2014
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4687
_version_ 1832603039577407488
score 11.755432