Dissertação

A integralidade na prática clínica e institucional e na relação ensino-serviço: um estudo de caso sobre a formação do psicólogo em hospital público

This work consists of studying the clinical and institutional practice in the psychologist’s formation under the perspective of the totality in health in the João de Barros Barreto Academical Hospital - HUJBB. The choice of the study field was due to the knowledge of the hospital while work area,...

ver descrição completa

Autor principal: SOUZA, Ana Vicentina Santiago de
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2014
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5165
id ir-2011-5165
recordtype dspace
spelling ir-2011-51652019-05-23T13:25:55Z A integralidade na prática clínica e institucional e na relação ensino-serviço: um estudo de caso sobre a formação do psicólogo em hospital público SOUZA, Ana Vicentina Santiago de MOREIRA, Ana Cleide Guedes http://lattes.cnpq.br/9245673017553186 OLIVEIRA, Paulo de Tarso Ribeiro de http://lattes.cnpq.br/9266787581530443 Psicologia aplicada Estudantes universitários - Psicologia Psicologia Clínica Prática Psicólogo Psicologia clínica Saúde pública Subjetividade Hospital Universitário João de Barros Barreto Serviço hospitalar de psicologia Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA This work consists of studying the clinical and institutional practice in the psychologist’s formation under the perspective of the totality in health in the João de Barros Barreto Academical Hospital - HUJBB. The choice of the study field was due to the knowledge of the hospital while work area, as well as for the fact of this to be one of the three only places in Unique Wealth System SUS that serve as practice for the Course of Psychology of UFPA, where it is propitiated the students to have contact with the clinical and institutional practice, applying theoretical-methodological backgrounds of Psychoanalysis, institutional analysis, processes group and of communication and knowledge of Public Health. Being used of the qualitative approach, the procedures of collection of data were the semi-structured interview, the questionnaires and the participant observation. Among the important aspects in the study was observed: the constant fragmentation of the several involved professionals’ work and the psychologist’s search for a space more consolidated and articulate of performance in the team of health; the lack of previous knowledge of collective health on the part of the students motivating a concentrated effort of the supervisors and field advisors in the relationship teaching-service; the failed of the physical facilities and of the equipments of the hospital generating difficulties, but, simultaneously, stimulating an expressed subjectivity in the collaboration between employees and students; the effort of the Service of Psychology in drill the work centered in the medical act and in the sick body for an attention marked by the relationship with the patient as subject and for the different manners of psychopathologic subjectivization that constitute the theoretical-methodological problem placed for your psychotherapic effectiveness; and, finally, its insert in the teams multiprofessionals. The plot formed by the group of those protagonisms it configures the psychologist’s challenge, with the other professionals, to understand and to carry out the wholeness of the attention, in permanent exercise of construction in the hospital. Two theoretical stand out in the argument that problematizes the integral attention in the hospital - Canguilhem, for the discussion of the concept of health while possibility to live in conformity with the middle and Winnicott, in the possible clinical perspective in that adapts. Este trabalho consiste em estudar a prática clínica e institucional na formação do psicólogo sob a perspectiva da integralidade em saúde no Hospital Universitário João de Barros Barreto - HUJBB. A escolha do campo de estudo deveu-se ao conhecimento do hospital enquanto área de trabalho, assim como pelo fato deste ser um dos três únicos locais no SUS que servem de prática para o Curso de Psicologia da UFPA, onde se propicia aos alunos terem contato com a prática clínica e institucional, aplicando referenciais teórico-metodológicos de Psicanálise, análise institucional, processos grupais e de comunicação e conhecimentos de Saúde Pública. Utilizando-se da abordagem qualitativa, os procedimentos de coleta de dados foram a entrevista semi-estruturada, os questionários e a observação participante. Entre os aspectos relevantes o estudo observou: a fragmentação constante do trabalho dos diversos profissionais envolvidos e a busca do psicólogo por um espaço mais consolidado e articulado de atuação na equipe de saúde; a falta de conhecimentos prévios de saúde coletiva por parte dos discentes motivando um esforço concentrado dos supervisores e orientadores de campo na relação ensino-serviço; o sucateamento das instalações físicas e dos equipamentos do hospital gerando dificuldades, mas, simultaneamente, estimulando uma subjetividade expressa na colaboração entre funcionários e alunos; o esforço do Serviço de Psicologia em reconduzir o trabalho centrado no ato médico e no corpo enfermo para uma atenção marcada pela relação com o paciente como sujeito e para os distintos modos de subjetivação psicopatológicos que constituem o problema teórico-metodológico colocado para sua eficácia psicoterápica; e, por fim, sua inserção nas equipes multiprofissionais. A trama formada pelo conjunto desses protagonismos configura o desafio do psicólogo, junto com os demais profissionais, para compreender e levar a cabo a integralidade da atenção, em exercício permanentede construção no hospital. Dois teóricos destacam-se na argumentação que problematiza a atenção integral no hospital - Canguilhem, para a discussão do conceito de saúde enquanto possibilidade de viver em conformidade com o meio e Winnicott, na perspectiva clínica possível nesse ambiente. 2014-06-27T13:12:24Z 2014-06-27T13:12:24Z 2009-07-01 Dissertação SOUZA, Ana Vicentina Santiago de. A integralidade na prática clínica e institucional e na relação ensino-serviço: um estudo de caso sobre a formação do psicólogo em hospital público. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2009. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5165 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Filosofia e Ciências Humanas UFPA Programa de Pós-Graduação em Psicologia
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Psicologia aplicada
Estudantes universitários - Psicologia
Psicologia Clínica Prática
Psicólogo
Psicologia clínica
Saúde pública
Subjetividade
Hospital Universitário João de Barros Barreto
Serviço hospitalar de psicologia
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
spellingShingle Psicologia aplicada
Estudantes universitários - Psicologia
Psicologia Clínica Prática
Psicólogo
Psicologia clínica
Saúde pública
Subjetividade
Hospital Universitário João de Barros Barreto
Serviço hospitalar de psicologia
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
SOUZA, Ana Vicentina Santiago de
A integralidade na prática clínica e institucional e na relação ensino-serviço: um estudo de caso sobre a formação do psicólogo em hospital público
topic_facet Psicologia aplicada
Estudantes universitários - Psicologia
Psicologia Clínica Prática
Psicólogo
Psicologia clínica
Saúde pública
Subjetividade
Hospital Universitário João de Barros Barreto
Serviço hospitalar de psicologia
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description This work consists of studying the clinical and institutional practice in the psychologist’s formation under the perspective of the totality in health in the João de Barros Barreto Academical Hospital - HUJBB. The choice of the study field was due to the knowledge of the hospital while work area, as well as for the fact of this to be one of the three only places in Unique Wealth System SUS that serve as practice for the Course of Psychology of UFPA, where it is propitiated the students to have contact with the clinical and institutional practice, applying theoretical-methodological backgrounds of Psychoanalysis, institutional analysis, processes group and of communication and knowledge of Public Health. Being used of the qualitative approach, the procedures of collection of data were the semi-structured interview, the questionnaires and the participant observation. Among the important aspects in the study was observed: the constant fragmentation of the several involved professionals’ work and the psychologist’s search for a space more consolidated and articulate of performance in the team of health; the lack of previous knowledge of collective health on the part of the students motivating a concentrated effort of the supervisors and field advisors in the relationship teaching-service; the failed of the physical facilities and of the equipments of the hospital generating difficulties, but, simultaneously, stimulating an expressed subjectivity in the collaboration between employees and students; the effort of the Service of Psychology in drill the work centered in the medical act and in the sick body for an attention marked by the relationship with the patient as subject and for the different manners of psychopathologic subjectivization that constitute the theoretical-methodological problem placed for your psychotherapic effectiveness; and, finally, its insert in the teams multiprofessionals. The plot formed by the group of those protagonisms it configures the psychologist’s challenge, with the other professionals, to understand and to carry out the wholeness of the attention, in permanent exercise of construction in the hospital. Two theoretical stand out in the argument that problematizes the integral attention in the hospital - Canguilhem, for the discussion of the concept of health while possibility to live in conformity with the middle and Winnicott, in the possible clinical perspective in that adapts.
author_additional MOREIRA, Ana Cleide Guedes
author_additionalStr MOREIRA, Ana Cleide Guedes
format Dissertação
author SOUZA, Ana Vicentina Santiago de
title A integralidade na prática clínica e institucional e na relação ensino-serviço: um estudo de caso sobre a formação do psicólogo em hospital público
title_short A integralidade na prática clínica e institucional e na relação ensino-serviço: um estudo de caso sobre a formação do psicólogo em hospital público
title_full A integralidade na prática clínica e institucional e na relação ensino-serviço: um estudo de caso sobre a formação do psicólogo em hospital público
title_fullStr A integralidade na prática clínica e institucional e na relação ensino-serviço: um estudo de caso sobre a formação do psicólogo em hospital público
title_full_unstemmed A integralidade na prática clínica e institucional e na relação ensino-serviço: um estudo de caso sobre a formação do psicólogo em hospital público
title_sort integralidade na prática clínica e institucional e na relação ensino-serviço: um estudo de caso sobre a formação do psicólogo em hospital público
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2014
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5165
_version_ 1787149297482989568
score 11.674684