Dissertação

Efeitos de sobreposição de palavras sobre a composição de sentenças sob controle condicional

The construction of units ordered language is an object of study of syntax and of fundamental interest to research the study of behavior. Syntactic performances often involve changes that take place in word order between different linguistic contexts. The aim of this study was to investigate the...

ver descrição completa

Autor principal: CORRÊA, Diogo Rodrigues
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2014
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5586
id ir-2011-5586
recordtype dspace
spelling ir-2011-55862018-01-03T12:54:30Z Efeitos de sobreposição de palavras sobre a composição de sentenças sob controle condicional Effects of overlapping words about the composition of sentences under conditional control CORRÊA, Diogo Rodrigues ASSIS, Grauben José Alves de http://lattes.cnpq.br/0722706223558223 Relações ordinais Sobreposição de palavras Discriminação condicional Sentenças escritas Crianças Ensino fundamental Leitura CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL The construction of units ordered language is an object of study of syntax and of fundamental interest to research the study of behavior. Syntactic performances often involve changes that take place in word order between different linguistic contexts. The aim of this study was to investigate the emergence of the composition of sentences written from the teaching of overlapping words with conditional control. It was still intended to examine the maintenance of performance from the reapplication of the test with new sentences. A software was developed for submission of programmed contingencies of teaching, testing and recording of behavioral data. The study included six children ranging in age from eight to ten years of a social institution. Four sentences, two in the active voice and passive voice in two participants were taught the procedure of overlapping words. The participant's task was to compose sentences written by choice, the computer screen, words presented in unpredictable order. After teaching for overlapping sentences in active and passive voice, they were conditionally related to the red and green respectively. Substitutability tests checked the production of new sentences. After about forty-five days without contact with the experimental contingencies, the emerging performance was again assessed. All participants reached the criterion for accuracy at the stages of education. In tests of substitutability, a participant has reached 87.5%, two had 75% and for others, the percentage of correct answers was 62.5%, 50% and 37.5%. A second study was carried out increasing the number of attempts to teach for three of the participants who had a poor performance with conditional control. The results showed that two of the participants (LUC and DAN) had 100% and 87.5% accuracy in the tests with new sentences. The participant POL reached only 62.5% accuracy in testing. The results suggest that refinement of the procedure for two of the participants produced sentences with the emergence of conditional control, regarding the performance of those participants in the first study. The participants' performance in re-testing is still debatable with maintenance only one participant. This study shows that the teaching procedure for overlapping words can generate the composition of sentences with few errors. The conditional control needs to be well established and variables such as order of training needs to be investigated. CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico A construção ordenada de unidades linguísticas é objeto de estudo da sintaxe e de fundamental interesse nas pesquisas do estudo do comportamento. Desempenhos sintáticos freqüentemente envolvem mudanças que ocorrem na ordem das palavras entre diferentes contextos linguísticos. O objetivo do presente estudo foi investigar a emergência da composição de sentenças escritas a partir do ensino por sobreposição de palavras com controle condicional. Pretendeu-se ainda examinar a manutenção do desempenho a partir da reaplicação do teste com novas sentenças. Um software foi elaborado para apresentação das contingências programadas de ensino, testes e registro dos dados comportamentais. Participaram do estudo seis crianças na faixa etária de oito a dez anos de uma instituição social. Quatro sentenças, duas na voz ativa e duas na voz passiva foram ensinadas aos participantes com o procedimento de sobreposição de palavras. A tarefa do participante consistia em compor sentenças escritas por meio da escolha, na tela do computador, de palavras apresentadas em ordem imprevisível. Após o ensino por sobreposição das sentenças na voz ativa e passiva, estas eram relacionadas condicionalmente à cor verde e vermelha respectivamente. Testes de substituibilidade verificavam a produção de novas sentenças. Após aproximadamente quarenta e cinco dias sem contato com as contingências experimentais, o desempenho emergente era novamente avaliado. Todos os participantes alcançaram o critério de acerto nas fases de ensino. Nos testes de substituibilidade, um participante alcançou 87,5%, dois obtiveram 75% e para os demais, a porcentagem de acerto foi de 62,5%, 50% e 37,5%. Um segundo estudo foi conduzido ampliando o número de tentativas de ensino para três dos participantes que tiveram um desempenho com fraco controle condicional. Os resultados mostraram que dois dos participantes (LUC e DAN) obtiveram respectivamente 100% e 87,5% de acerto nos testes com novas sentenças. O participante POL alcançou apenas 62,5% de acerto nos testes. Os resultados sugerem que esse refinamento do procedimento, para dois dos participantes, produziu a emergência de sentenças com controle condicional, em relação ao desempenho desses participantes no primeiro estudo. O desempenho dos participantes no re-teste ainda é bastante discutível com manutenção para apenas um participante. O presente estudo mostra que o procedimento de ensino por sobreposição de palavras pode gerar a composição de sentenças com poucos erros. O controle condicional precisa ser bem estabelecido e variáveis como a ordem de treino precisa ser investigada. 2014-09-03T15:33:56Z 2014-09-03T15:33:56Z 2011-02-18 Dissertação CORRÊA, Diogo Rodrigues. Efeitos de sobreposição de palavras sobre a composição de sentenças sob controle condicional. 2011. 50 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5586 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento UFPA Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Relações ordinais
Sobreposição de palavras
Discriminação condicional
Sentenças escritas
Crianças
Ensino fundamental
Leitura
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
spellingShingle Relações ordinais
Sobreposição de palavras
Discriminação condicional
Sentenças escritas
Crianças
Ensino fundamental
Leitura
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
CORRÊA, Diogo Rodrigues
Efeitos de sobreposição de palavras sobre a composição de sentenças sob controle condicional
topic_facet Relações ordinais
Sobreposição de palavras
Discriminação condicional
Sentenças escritas
Crianças
Ensino fundamental
Leitura
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
description The construction of units ordered language is an object of study of syntax and of fundamental interest to research the study of behavior. Syntactic performances often involve changes that take place in word order between different linguistic contexts. The aim of this study was to investigate the emergence of the composition of sentences written from the teaching of overlapping words with conditional control. It was still intended to examine the maintenance of performance from the reapplication of the test with new sentences. A software was developed for submission of programmed contingencies of teaching, testing and recording of behavioral data. The study included six children ranging in age from eight to ten years of a social institution. Four sentences, two in the active voice and passive voice in two participants were taught the procedure of overlapping words. The participant's task was to compose sentences written by choice, the computer screen, words presented in unpredictable order. After teaching for overlapping sentences in active and passive voice, they were conditionally related to the red and green respectively. Substitutability tests checked the production of new sentences. After about forty-five days without contact with the experimental contingencies, the emerging performance was again assessed. All participants reached the criterion for accuracy at the stages of education. In tests of substitutability, a participant has reached 87.5%, two had 75% and for others, the percentage of correct answers was 62.5%, 50% and 37.5%. A second study was carried out increasing the number of attempts to teach for three of the participants who had a poor performance with conditional control. The results showed that two of the participants (LUC and DAN) had 100% and 87.5% accuracy in the tests with new sentences. The participant POL reached only 62.5% accuracy in testing. The results suggest that refinement of the procedure for two of the participants produced sentences with the emergence of conditional control, regarding the performance of those participants in the first study. The participants' performance in re-testing is still debatable with maintenance only one participant. This study shows that the teaching procedure for overlapping words can generate the composition of sentences with few errors. The conditional control needs to be well established and variables such as order of training needs to be investigated.
author_additional ASSIS, Grauben José Alves de
author_additionalStr ASSIS, Grauben José Alves de
format Dissertação
author CORRÊA, Diogo Rodrigues
title Efeitos de sobreposição de palavras sobre a composição de sentenças sob controle condicional
title_short Efeitos de sobreposição de palavras sobre a composição de sentenças sob controle condicional
title_full Efeitos de sobreposição de palavras sobre a composição de sentenças sob controle condicional
title_fullStr Efeitos de sobreposição de palavras sobre a composição de sentenças sob controle condicional
title_full_unstemmed Efeitos de sobreposição de palavras sobre a composição de sentenças sob controle condicional
title_sort efeitos de sobreposição de palavras sobre a composição de sentenças sob controle condicional
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2014
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5586
_version_ 1832603042588917760
score 11.755432