Dissertação

Ensino de discriminações de palavras com Onset/Rime e a emergência da leitura recombinativa em inglês da simbologia braille e do alfabeto romano em relevo em cegos

Recent studies have documented that the explicit teaching of discrimination of syllables promotes the emergence of reading of syllables of teaching and syllables with recombination of the letters of the syllables of teaching. It also readily promotes the reading of words formed by the syllables of t...

ver descrição completa

Autor principal: LEITÃO, Graça Maria Evangelista
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2014
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5587
id ir-2011-5587
recordtype dspace
spelling ir-2011-55872017-12-22T13:12:08Z Ensino de discriminações de palavras com Onset/Rime e a emergência da leitura recombinativa em inglês da simbologia braille e do alfabeto romano em relevo em cegos Teaching of discrimination among words with Onset/Rime and the emergence of recombined reading from braille symbols and raised letters with blind people LEITÃO, Graça Maria Evangelista KATO, Olivia Misae http://lattes.cnpq.br/3612219210222465 Psicologia educacional Leitura recombinativa Língua inglesa Paradigma de equivalência Braille Onset e rime Alfabeto romano em relevo Pessoas com deficiência visual CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM Recent studies have documented that the explicit teaching of discrimination of syllables promotes the emergence of reading of syllables of teaching and syllables with recombination of the letters of the syllables of teaching. It also readily promotes the reading of words formed by the syllables of teaching and recombined. Studies have shown the reading of new words with recombination of onset and rime as facilitator factor when the English language is taught as mother tongue. The learning of English by blind people have been documented as a factor of inclusion. This study investigated whether the teaching of discrimination of words with segmentation onset/rime facilitates the reading of new words in English, as foreign language, using Braille symbols and the Roman alphabet in raised letters. Three blind women, fluent Braille readers, participated. The study comprised three stages. Stage Ia (auditory/Braille), Stage Ib (Braille/Roman alphabet in raised letters) and Stage Ic (auditory/Roman alphabet in raised letters). In Stage I the participants were exposed to a pretest, teaching of conditional discrimination and textual reading test of training and generalization words. In Stage Ic it was applied a test of conditional discrimination. In Stages II and III were applied tests of textual reading of recombined simple (Stage II) and compound (Stage III) words and naming of objects. It was tested the relations between spoken words and objects (AB), spoken words and printed words (AC), objects and printed words (BC) and printed words and objects (CB) which documented the comprehension reading of the words in Braille and Roman alphabet in raised letters, and the emergence of copy and dictation. The three participants reached the criterion in all phases of all stages. The results showed that the teaching of discrimination of words with segmentation onset/rime facilitated the emergence of recombinative reading in English, as foreign language, with blind speakers of Portuguese, using Braille and Roman alphabet in raised letters, it also showed the emergence of reading with comprehension with the equivalence of stimuli procedure. These results indicate that new technologies for teaching, that enable greater inclusion of blind people in community, can be generated. Estudos recentes têm documentado que o ensino explícito de discriminação de sílabas promove a emergência da leitura das sílabas de ensino e das sílabas com recombinação das letras das sílabas de ensino. Promove também prontamente a leitura de palavras, formadas pelas sílabas de ensino e recombinadas. Estudos têm demonstrado a leitura de palavras novas com recombinação de onset e rime como fator facilitador quando a língua inglesa é ensinada como língua materna. O aprendizado do inglês por cegos tem sido documentado como um fator de inclusão. O presente estudo investigou se o ensino de discriminação de palavras com segmentação onset/rime facilita a leitura de novas palavras em inglês, como língua estrangeira, usando o Braille e o alfabeto romano em relevo. Três cegas, leitoras fluentes em Braille, participaram. O estudo compreendeu três etapas. Etapa I: Etapa Ia (auditivo/Braille), Etapa Ib (Braille/alfabeto romano em relevo) e Etapa Ic (auditivo/alfabeto romano em relevo). A Etapa I (a e b) compreendeu um pré-teste, fases de ensino de discriminações condicionais de palavras simples e testes de leitura textual das palavras simples e recombinadas. Na Etapa Ic era aplicado um teste de discriminações condicionais. Nas Etapas II e III eram aplicados testes de leitura textual das palavras simples recombinadas (Etapa II) e compostas (Etapa III) e nomeação de objetos. Eram testadas as relações entre palavras ditadas e objetos (AB), palavras ditadas e palavras impressas (AC), objetos e palavras impressas (BC) e palavras impressas e objetos (CB) que documentam a leitura com compreensão das palavras impressas em Braille e no alfabeto romano em relevo, e ainda, a emergência de cópia e ditado. As três participantes atingiram o critério de acertos em todas as fases em todas as etapas. Os resultados mostraram que o ensino de discriminações de palavras com a segmentação onset/rime facilita a emergência da leitura recombinativa em inglês, como língua estrangeira, com cegos falantes do português, usando o Braille e o alfabeto romano em relevo, mostraram ainda a emergência da leitura com compreensão com os procedimentos de equivalência de estímulos. Estes resultados indicam que novas tecnologias de ensino, que permitam uma maior inclusão de pessoas cegas na comunidade, podem ser geradas. 2014-09-03T17:19:24Z 2014-09-03T17:19:24Z 2009-08-31 Dissertação LEITÃO, Graça Maria Evangelista. Ensino de discriminações de palavras com Onset/Rime e a emergência da leitura recombinativa em inglês da simbologia braille e do alfabeto romano em relevo em cegos. 2009. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Belém, 2009. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5587 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento UFPA Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Psicologia educacional
Leitura recombinativa
Língua inglesa
Paradigma de equivalência
Braille
Onset e rime
Alfabeto romano em relevo
Pessoas com deficiência visual
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
spellingShingle Psicologia educacional
Leitura recombinativa
Língua inglesa
Paradigma de equivalência
Braille
Onset e rime
Alfabeto romano em relevo
Pessoas com deficiência visual
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
LEITÃO, Graça Maria Evangelista
Ensino de discriminações de palavras com Onset/Rime e a emergência da leitura recombinativa em inglês da simbologia braille e do alfabeto romano em relevo em cegos
topic_facet Psicologia educacional
Leitura recombinativa
Língua inglesa
Paradigma de equivalência
Braille
Onset e rime
Alfabeto romano em relevo
Pessoas com deficiência visual
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
description Recent studies have documented that the explicit teaching of discrimination of syllables promotes the emergence of reading of syllables of teaching and syllables with recombination of the letters of the syllables of teaching. It also readily promotes the reading of words formed by the syllables of teaching and recombined. Studies have shown the reading of new words with recombination of onset and rime as facilitator factor when the English language is taught as mother tongue. The learning of English by blind people have been documented as a factor of inclusion. This study investigated whether the teaching of discrimination of words with segmentation onset/rime facilitates the reading of new words in English, as foreign language, using Braille symbols and the Roman alphabet in raised letters. Three blind women, fluent Braille readers, participated. The study comprised three stages. Stage Ia (auditory/Braille), Stage Ib (Braille/Roman alphabet in raised letters) and Stage Ic (auditory/Roman alphabet in raised letters). In Stage I the participants were exposed to a pretest, teaching of conditional discrimination and textual reading test of training and generalization words. In Stage Ic it was applied a test of conditional discrimination. In Stages II and III were applied tests of textual reading of recombined simple (Stage II) and compound (Stage III) words and naming of objects. It was tested the relations between spoken words and objects (AB), spoken words and printed words (AC), objects and printed words (BC) and printed words and objects (CB) which documented the comprehension reading of the words in Braille and Roman alphabet in raised letters, and the emergence of copy and dictation. The three participants reached the criterion in all phases of all stages. The results showed that the teaching of discrimination of words with segmentation onset/rime facilitated the emergence of recombinative reading in English, as foreign language, with blind speakers of Portuguese, using Braille and Roman alphabet in raised letters, it also showed the emergence of reading with comprehension with the equivalence of stimuli procedure. These results indicate that new technologies for teaching, that enable greater inclusion of blind people in community, can be generated.
author_additional KATO, Olivia Misae
author_additionalStr KATO, Olivia Misae
format Dissertação
author LEITÃO, Graça Maria Evangelista
title Ensino de discriminações de palavras com Onset/Rime e a emergência da leitura recombinativa em inglês da simbologia braille e do alfabeto romano em relevo em cegos
title_short Ensino de discriminações de palavras com Onset/Rime e a emergência da leitura recombinativa em inglês da simbologia braille e do alfabeto romano em relevo em cegos
title_full Ensino de discriminações de palavras com Onset/Rime e a emergência da leitura recombinativa em inglês da simbologia braille e do alfabeto romano em relevo em cegos
title_fullStr Ensino de discriminações de palavras com Onset/Rime e a emergência da leitura recombinativa em inglês da simbologia braille e do alfabeto romano em relevo em cegos
title_full_unstemmed Ensino de discriminações de palavras com Onset/Rime e a emergência da leitura recombinativa em inglês da simbologia braille e do alfabeto romano em relevo em cegos
title_sort ensino de discriminações de palavras com onset/rime e a emergência da leitura recombinativa em inglês da simbologia braille e do alfabeto romano em relevo em cegos
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2014
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5587
_version_ 1787147756057395200
score 11.753735