Dissertação

Acessibilidade física e inclusão no ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal do Pará

This research aims to study the physical accessibility in the Federal University of Pará (UFPA) by the years 2009 until 2013. In these terms, we did a case study to understand the context of that university as representing the access problem in higher education for people with disabilities. The p...

ver descrição completa

Autor principal: LIMEIRA, Carolline Septimio
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2014
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5646
id ir-2011-5646
recordtype dspace
spelling ir-2011-56462019-05-22T12:46:34Z Acessibilidade física e inclusão no ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal do Pará Physical accessibility and inclusion in higher education: a case study from the Federal University of Pará LIMEIRA, Carolline Septimio ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da http://lattes.cnpq.br/3735617515418666 Acessibilidade física Ensino superior Universidade Federal do Pará Inclusão escolar Pessoas com deficiências Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO This research aims to study the physical accessibility in the Federal University of Pará (UFPA) by the years 2009 until 2013. In these terms, we did a case study to understand the context of that university as representing the access problem in higher education for people with disabilities. The purpose is to provide an analysis of physical accessibility conditions in the UFPA campus, according to the assessment of students with disabilities. Therefore, we looked for identifying how to distinguish a place with physical accessibility, through the view from the UFPA’s students with disabilities, as well as understand the implications in their academic life brought by the current physical accessibility conditions in the UFPA, and check the structural works that must be done to ensure the entry and stay of these students, according to their view. It is a qualitative research. Data was collected using semi-structured interviews with five students with disabilities from that university, a non-directive interview with the architect from the Department of Physical Structure (DIESF) of the UFPA’s prefecture, and documents reports and photos from the structural works already done in the campus. The data analysis was based within the content analysis method. Through the testimonies from the interviewees, we got that physical accessibility is not a universal concept; meanwhile, in a subject-environment comprehension, it is understood as access for all. We realize that accessibility in the campus is an essential step for knowledge sharing between the students. However, facing the physical structure’s barriers found in UFPA, the students suggest the sequel and expansion of the current structural accessibility works that are in course, while fostering researches about physical accessibility in higher education. Esta pesquisa teve como objeto de estudo a acessibilidade física na Universidade Federal do Pará- (UFPA) no período de 2009 a 2013. Nesse mote, valemo-nos do estudo de caso por meio do qual compreendemos o contexto da referida universidade como representativo na questão do acesso de Pessoas com deficiência ao ensino superior. Tivemos o objetivo de analisar as condições de acessibilidade física no campus da UFPA em Belém, segundo a avaliação de estudantes com deficiência. Para tanto, buscamos identificar o que caracterizaria um espaço com acessibilidade física, sob a ótica dos estudantes com deficiência da universidade, compreender as implicações das atuais condições de acessibilidade física da universidade na vida acadêmica dos estudantes com deficiência dessa instituição e verificar que obras de acessibilidade física deveriam ser realizadas para garantir o ingresso e permanência de estudantes com deficiência na UFPA, segundo a opinião desses acadêmicos. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa. A coleta de dados contou com entrevista semiestruturada de 5 estudantes com deficiência. Também realizamos entrevista não- diretiva com o arquiteto do Departamento de Estrutura Física- (DIESF) da prefeitura da UFPA, investigação dos documentos que apontam as construções/reformas realizadas na universidade e registros fotográficos dessas obras. Para análise de dados referendamo-nos na Análise de Conteúdo de Franco. Por meio das falas dos estudantes pudemos inferir que a acessibilidade física não é um conceito universal, mas construído na relação sujeito-ambiente, concebida, sobretudo, como acesso para todos. Verificamos que o acesso ao campus é essencial para a socialização do conhecimento entre os estudantes e que, diante das barreiras encontradas na estrutura física da UFPA, os discentes sugerem a expansão das atuais obras de acessibilidade física, bem como o fomento a pesquisas que abordem a acessibilidade física no ensino superior. 2014-09-09T17:05:48Z 2014-09-09T17:05:48Z 2014-03-28 Dissertação LIMEIRA, Carolline Septimio. Acessibilidade física e inclusão no ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal do Pará. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5646 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Acessibilidade física
Ensino superior
Universidade Federal do Pará
Inclusão escolar
Pessoas com deficiências
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
spellingShingle Acessibilidade física
Ensino superior
Universidade Federal do Pará
Inclusão escolar
Pessoas com deficiências
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
LIMEIRA, Carolline Septimio
Acessibilidade física e inclusão no ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal do Pará
topic_facet Acessibilidade física
Ensino superior
Universidade Federal do Pará
Inclusão escolar
Pessoas com deficiências
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description This research aims to study the physical accessibility in the Federal University of Pará (UFPA) by the years 2009 until 2013. In these terms, we did a case study to understand the context of that university as representing the access problem in higher education for people with disabilities. The purpose is to provide an analysis of physical accessibility conditions in the UFPA campus, according to the assessment of students with disabilities. Therefore, we looked for identifying how to distinguish a place with physical accessibility, through the view from the UFPA’s students with disabilities, as well as understand the implications in their academic life brought by the current physical accessibility conditions in the UFPA, and check the structural works that must be done to ensure the entry and stay of these students, according to their view. It is a qualitative research. Data was collected using semi-structured interviews with five students with disabilities from that university, a non-directive interview with the architect from the Department of Physical Structure (DIESF) of the UFPA’s prefecture, and documents reports and photos from the structural works already done in the campus. The data analysis was based within the content analysis method. Through the testimonies from the interviewees, we got that physical accessibility is not a universal concept; meanwhile, in a subject-environment comprehension, it is understood as access for all. We realize that accessibility in the campus is an essential step for knowledge sharing between the students. However, facing the physical structure’s barriers found in UFPA, the students suggest the sequel and expansion of the current structural accessibility works that are in course, while fostering researches about physical accessibility in higher education.
author_additional ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da
author_additionalStr ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da
format Dissertação
author LIMEIRA, Carolline Septimio
title Acessibilidade física e inclusão no ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal do Pará
title_short Acessibilidade física e inclusão no ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal do Pará
title_full Acessibilidade física e inclusão no ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal do Pará
title_fullStr Acessibilidade física e inclusão no ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal do Pará
title_full_unstemmed Acessibilidade física e inclusão no ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal do Pará
title_sort acessibilidade física e inclusão no ensino superior: um estudo de caso na universidade federal do pará
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2014
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5646
_version_ 1787148441343754240
score 11.653393