Dissertação

Relações de identidade entre estímulos familiares de diferentes categorias em macacos-prego (Cebus cf. apella)

Assuming that teaching complex repertoires begins with teaching its prerequisites, controlling relationships in teaching two adult capuchin monkeys zero-delay identity matching to sample conditional discriminations of pictures of known items were investigated. The number of simultaneous choices was...

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Autor principal: LOBATO, Suélen Nicole da Silva
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2014
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5742
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spelling ir-2011-57422017-12-22T14:10:51Z Relações de identidade entre estímulos familiares de diferentes categorias em macacos-prego (Cebus cf. apella) Identity relations among familiar stimuli of different categories in (Cebus cf. apella) LOBATO, Suélen Nicole da Silva GALVÃO, Olavo de Faria http://lattes.cnpq.br/7483948147827075 Mamíferos Cebus apella Macaco-prego Comportamento animal Controle de estímulos Estímulo familiar Discriminação condicional por identidadade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL Assuming that teaching complex repertoires begins with teaching its prerequisites, controlling relationships in teaching two adult capuchin monkeys zero-delay identity matching to sample conditional discriminations of pictures of known items were investigated. The number of simultaneous choices was gradually increased as performance reached criterion of 90% of correct choices. Eva was first trained IDMTS with two simultaneous choices, then four relations of identity with only 2 comparisons in each trial, and finally four identity relations with four comparisons. Cotoh was first trained IDMTS with four stimuli and four comparisons per trial, then 8 relations and 8 comparisons per trial, and finally 16 relations and 16 comparisons, followed by a generalized identity test. Changes were contingent to reaching criterion of 90% correct trials for two sessions. Both participants eventually reached criterion in identity matching. Further than generalized identity, the male showed signs of category formation with new stimuli the second test. The use of familiar stimuli, the gradual increase in the number of identity relations and number of comparisons per trial seems to promote learning. CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Pressupondo-se que o ensino de repertórios complexos começa com o ensino de seus pré-requisitos, investigou-se relações de controle entre estímulos no ensino de discriminações condicionais por identidade, usando-se o procedimento de pareamento ao modelo por identidade (PMI) com atraso zero, entre fotos de itens familiares, com aumento progressivo do número de escolhas simultâneas, a dois macacos-prego adultos, Eva e Cotoh. Com Eva, primeiramente treinou-se o PMI com 2 relações de identidade e 2 comparações simultâneas na tela, depois 4 relações de identidade e ainda 2 comparações e, por último, 4 relações de identidade com 4 comparações, à medida que o critério de acertos na sessão era atingido. Com Cotoh, primeiramente foi realizado o PMI com 4 relações e 4 comparações na tela, segundo 8 relações e 8 comparações e, terceiro 16 relações e 16 comparações, e foram realizados testes para verificação de Identidade Generalizada. Os dois sujeitos aprenderam o repertório de escolha por identidade. Além da generalização da identidade, o macho demonstrou indícios de formação de categoria entre os estímulos não treinados, no segundo teste. A manipulação da complexidade da tarefa com base na análise do desempenho, o uso de estímulos familiares e o aumento gradativo de relações de identidade e comparações na tela parece ter favorecido o aprendizado. 2014-09-17T15:32:05Z 2014-09-17T15:32:05Z 2010 Dissertação LOBATO, Suélen Nicole da Silva. Relações de identidade entre estímulos familiares de diferentes categorias em macacos-prego (Cebus cf. apella). 2010. 79 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5742 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento UFPA Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
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