Artigo

Comportamentos de crianças do espectro do autismo com seus pares no contexto de educação musical

The Autism Spectrum Disorder (ASD) is characterized by impairments in the areas of social interaction, communication, behavior and sensory processing. Aspects related to difficulties in social interaction repertoire, as well as strategies to help them behave more adequately have been widely studied....

ver descrição completa

Autor principal: NASCIMENTO, Paulyane Silva do
Outros Autores: ZANON, Regina Basso, BOSA, Cleonice Alves, NOBRE, João Paulo dos Santos, FREITAS JUNIOR, Aureo Deo de, SILVA, Simone Souza da Costa
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7157
id ir-2011-7157
recordtype dspace
spelling ir-2011-71572018-02-22T16:37:58Z Comportamentos de crianças do espectro do autismo com seus pares no contexto de educação musical Behavior of children with autism spectrum disorder with peers in the music educational context NASCIMENTO, Paulyane Silva do ZANON, Regina Basso BOSA, Cleonice Alves NOBRE, João Paulo dos Santos FREITAS JUNIOR, Aureo Deo de SILVA, Simone Souza da Costa Educação especial Crianças Autismo Educação musical Interação social The Autism Spectrum Disorder (ASD) is characterized by impairments in the areas of social interaction, communication, behavior and sensory processing. Aspects related to difficulties in social interaction repertoire, as well as strategies to help them behave more adequately have been widely studied. Among these strategies, those using music have received attention. The present study aims to investigate the benefits of music education to the social interaction of children with ASD, with their peers, focusing on both the quality and frequency of these behaviors. Two ASD children, aged 5 and 6 years respectively, who attended a percussion class group, participated in the study. The Demographics and Development information enabled the children´s profiles to be drawn. The social interaction behaviors were coded using a Behavioral Observation Protocol during 8 sessions (240 minutes). The results suggest that both tended to increase initiatives and spontaneous responses and to decrease non-functional behaviors as the sessions progressed. It was found that stereotypies were used by the ASD children when attempting to interact with others, albeit sporadically. The role of context, of the children's profile and of adult behavioral management of children in promoting interactions was highlighted. O Transtorno do espectro do autismo (TEA) é marcado por prejuízos nas áreas de interação social, comunicação, comportamento e processamento sensorial. Aspectos relacionados a prejuízos no repertório de interação social, bem como estratégias para torná-la mais adequada têm sido amplamente estudados. Dentre estas estratégias, as que utilizam música têm recebido atenção. O presente estudo tem como objetivo investigar os benefícios da educação musical ao desenvolvimento da interação social de crianças com seus pares, focando-se na qualidade e na frequência da apresentação de tais comportamentos. Participaram duas crianças com TEA, com idades de cinco e seis anos, em aulas de percussão em grupo. Os instrumentos utilizados foram a Ficha de dados sociodemográficos e de desenvolvimento, para traçar os perfis dos participantes; e o Protocolo de observação de comportamentos de crianças com TEA com seus pares, para a análise comportamental, durante oito aulas/percussão (240 minutos). Os resultados sugerem que ambos apresentaram tendência ao aumento de iniciativas e respostas espontâneas e à diminuição de comportamentos não funcionais. Verificou-se a ocorrência do uso de estereotipias para tentativas de/e interações, embora esporadicamente. Destacaram-se os papéis do contexto, dos perfis das crianças, e do manejo comportamental por adultos, na promoção de interações. 2016-03-21T11:41:48Z 2016-03-21T11:41:48Z 2015-03 Artigo de Periódico NASCIMENTO, Paulyane Silva do et al. Comportamentos de crianças do espectro do autismo com seus pares no contexto de educação musical. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 21, n. 1, p. 93-110, mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbee/v21n1/1413-6538-rbee-21-01-00093.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382115000100007>. 1980-5470 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7157 por Acesso Aberto application/pdf
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Educação especial
Crianças
Autismo
Educação musical
Interação social
spellingShingle Educação especial
Crianças
Autismo
Educação musical
Interação social
NASCIMENTO, Paulyane Silva do
Comportamentos de crianças do espectro do autismo com seus pares no contexto de educação musical
topic_facet Educação especial
Crianças
Autismo
Educação musical
Interação social
description The Autism Spectrum Disorder (ASD) is characterized by impairments in the areas of social interaction, communication, behavior and sensory processing. Aspects related to difficulties in social interaction repertoire, as well as strategies to help them behave more adequately have been widely studied. Among these strategies, those using music have received attention. The present study aims to investigate the benefits of music education to the social interaction of children with ASD, with their peers, focusing on both the quality and frequency of these behaviors. Two ASD children, aged 5 and 6 years respectively, who attended a percussion class group, participated in the study. The Demographics and Development information enabled the children´s profiles to be drawn. The social interaction behaviors were coded using a Behavioral Observation Protocol during 8 sessions (240 minutes). The results suggest that both tended to increase initiatives and spontaneous responses and to decrease non-functional behaviors as the sessions progressed. It was found that stereotypies were used by the ASD children when attempting to interact with others, albeit sporadically. The role of context, of the children's profile and of adult behavioral management of children in promoting interactions was highlighted.
format Artigo
author NASCIMENTO, Paulyane Silva do
author2 ZANON, Regina Basso
BOSA, Cleonice Alves
NOBRE, João Paulo dos Santos
FREITAS JUNIOR, Aureo Deo de
SILVA, Simone Souza da Costa
author2Str ZANON, Regina Basso
BOSA, Cleonice Alves
NOBRE, João Paulo dos Santos
FREITAS JUNIOR, Aureo Deo de
SILVA, Simone Souza da Costa
title Comportamentos de crianças do espectro do autismo com seus pares no contexto de educação musical
title_short Comportamentos de crianças do espectro do autismo com seus pares no contexto de educação musical
title_full Comportamentos de crianças do espectro do autismo com seus pares no contexto de educação musical
title_fullStr Comportamentos de crianças do espectro do autismo com seus pares no contexto de educação musical
title_full_unstemmed Comportamentos de crianças do espectro do autismo com seus pares no contexto de educação musical
title_sort comportamentos de crianças do espectro do autismo com seus pares no contexto de educação musical
publishDate 2016
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7157
_version_ 1832604573850664960
score 11.755432