/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Ações de eficiência energética em navios: estudo de caso e um navio patrulha da Marinha do Brasil
Due to growing concern about the environment, the IMO (International Maritime Organization), through MARPOL (International Convention for the Prevention of Pollution from Ships), has developed the first mandatory regulation of the area about the energy efficiency of ships aiming the reduction of...
Autor principal: | AQUINO, Suzane Cruz de |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7272 |
id |
ir-2011-7272 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-72722025-02-20T16:27:39Z Ações de eficiência energética em navios: estudo de caso e um navio patrulha da Marinha do Brasil AQUINO, Suzane Cruz de TOSTES, Maria Emília de Lima http://lattes.cnpq.br/4197618044519148 MORAES, Hito Braga de http://lattes.cnpq.br/5044859479302394 Eficiência energética Navios Lâmpadas led Motores elétricos Energy efficiency LED lamps Electric motors Vesseis CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA Due to growing concern about the environment, the IMO (International Maritime Organization), through MARPOL (International Convention for the Prevention of Pollution from Ships), has developed the first mandatory regulation of the area about the energy efficiency of ships aiming the reduction of greenhouse gases emissions and costs related to energy consumption. This dissertation proposes a methodology of energy efficiency measures in a patrol ship of the Navy of Brazil. The analyzed ship, the P-49 or Guarujá, is a 19 years old vessel just as almost all its equipments. The Guarujá is electrically a isolated propulsion system from the power generation, then the target of this research were those systems with the highest electricity demand: the lighting system, cooling, electric power generation, saving and cold storages. However, the information available above those systems have proven scarce, thus it was exploited only the bulbs and some compressors and fan motors. The actions proposed to equipment available verification were 1. the exchange of the reference case bulbs with LED lamps; and 2. replacing the engines with similar specimens of higher yield. They were analyzed financially and environmentally by RETScreen software, an important tool for energy efficiency and renewable sources studies developed by the Government of Canada; with the aid of PROCEL simulator, BD Motor, promoting greater focus on the engines due to its complexity and significance in the optimal functioning of the ship's systems. The actions proved viable, with the total turnaround time of two years, reducing emissions by 164 tCO2 in 20 years and saving about R$ 352,974.80 at the end of the project time, thus justifying their implementation. CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Devido à crescente preocupação com o meio ambiente, a IMO (International Maritime Organization), através da MARPOL (International Convention for the Prevention of Pollution from Ships), criou a primeira norma obrigatória do setor sobre a eficiência energética dos navios, buscando a diminuição das emissões de gases de efeito estufa e de custos relacionados ao consumo de energia. Esta dissertação tem como objetivo propor uma metodologia de medidas de eficiência energética em navios, aplicando-a a um navio patrulha da Marinha do Brasil. O navio analisado, o P-49 ou Guarujá, é uma embarcação de 19 anos, sendo também a idade de quase todos os equipamentos que o compõem. O Guarujá possui o sistema de propulsão totalmente isolado eletricamente da geração de energia elétrica, então, os sistemas alvo dessa pesquisa foram aqueles com maior demanda de energia elétrica: o sistema de iluminação, de refrigeração, de geração de energia elétrica, de salvamento e as câmaras frigoríficas. No entanto, as informações disponíveis dos sistemas acima citados se mostraram escassas, assim, explorou-se apenas as lâmpadas e alguns motores elétricos de bombas, compressores e ventiladores. As ações propostas para os equipamentos disponíveis a verificação foram 1 - a troca das lâmpadas do caso referência por lâmpadas LED; e 2 - a substituição dos motores elétricos por exemplares similares de maior rendimento. As medidas foram analisadas financeira e ambientalmente através do software RETScreen, importante ferramenta para estudos em eficiência energética e fontes renováveis desenvolvida pelo Governo do Canadá; com auxílio do simulador do PROCEL, o BD Motor, promovendo maior enfoque sobre os motores devido a sua complexidade e importância no ótimo funcionamento dos sistemas do navio. As ações se mostraram viáveis, com o tempo de retorno total de 2 anos, diminuindo a emissão de 164 toneladas de CO2 na atmosfera em 20 anos e economizando cerca de R$ 352.974,80 ao fim da vida do projeto, justificando, assim, a sua execução. 2017-01-11T12:15:04Z 2017-01-11T12:15:04Z 2016-08-26 Dissertação AQUINO, Suzane Cruz de. Ações de eficiência energética em navios: estudo de caso e um navio patrulha da Marinha do Brasil. Orientador: Maria Emília de Lima Tostes; Coorientador: Hito Braga de Moraes. 2016. 112 f. Dissertação ( Mestrado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7272. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7272 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Tecnologia UFPA Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Eficiência energética Navios Lâmpadas led Motores elétricos Energy efficiency LED lamps Electric motors Vesseis CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA |
spellingShingle |
Eficiência energética Navios Lâmpadas led Motores elétricos Energy efficiency LED lamps Electric motors Vesseis CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA AQUINO, Suzane Cruz de Ações de eficiência energética em navios: estudo de caso e um navio patrulha da Marinha do Brasil |
topic_facet |
Eficiência energética Navios Lâmpadas led Motores elétricos Energy efficiency LED lamps Electric motors Vesseis CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA |
description |
Due to growing concern about the environment, the IMO (International Maritime
Organization), through MARPOL (International Convention for the Prevention of
Pollution from Ships), has developed the first mandatory regulation of the area
about the energy efficiency of ships aiming the reduction of greenhouse gases
emissions and costs related to energy consumption. This dissertation proposes a
methodology of energy efficiency measures in a patrol ship of the Navy of Brazil.
The analyzed ship, the P-49 or Guarujá, is a 19 years old vessel just as almost all
its equipments. The Guarujá is electrically a isolated propulsion system from the
power generation, then the target of this research were those systems with the
highest electricity demand: the lighting system, cooling, electric power generation,
saving and cold storages. However, the information available above those
systems have proven scarce, thus it was exploited only the bulbs and some
compressors and fan motors. The actions proposed to equipment available
verification were 1. the exchange of the reference case bulbs with LED lamps; and
2. replacing the engines with similar specimens of higher yield. They were
analyzed financially and environmentally by RETScreen software, an important
tool for energy efficiency and renewable sources studies developed by the
Government of Canada; with the aid of PROCEL simulator, BD Motor, promoting
greater focus on the engines due to its complexity and significance in the optimal
functioning of the ship's systems. The actions proved viable, with the total
turnaround time of two years, reducing emissions by 164 tCO2 in 20 years and
saving about R$ 352,974.80 at the end of the project time, thus justifying their
implementation. |
author_additional |
TOSTES, Maria Emília de Lima |
author_additionalStr |
TOSTES, Maria Emília de Lima |
format |
Dissertação |
author |
AQUINO, Suzane Cruz de |
title |
Ações de eficiência energética em navios: estudo de caso e um navio patrulha da Marinha do Brasil |
title_short |
Ações de eficiência energética em navios: estudo de caso e um navio patrulha da Marinha do Brasil |
title_full |
Ações de eficiência energética em navios: estudo de caso e um navio patrulha da Marinha do Brasil |
title_fullStr |
Ações de eficiência energética em navios: estudo de caso e um navio patrulha da Marinha do Brasil |
title_full_unstemmed |
Ações de eficiência energética em navios: estudo de caso e um navio patrulha da Marinha do Brasil |
title_sort |
ações de eficiência energética em navios: estudo de caso e um navio patrulha da marinha do brasil |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2017 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7272 |
_version_ |
1832604888546148352 |
score |
11.755432 |