Dissertação

Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega

This Master’s Thesis is entitled Songs for the sake of the show: genres, identities and power relations in carimbó and brega, and it aims to analyze the meanings on cultural identities portrayed in carimbó and brega, two music genres promoted to the global market as authentic productions from the Pa...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto da
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7302
id ir-2011-7302
recordtype dspace
spelling ir-2011-73022017-11-22T15:17:08Z Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega Songs for the sake of the show: genres, identities and power relations in carimbó and brega SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto da LIMA, Regina Lúcia Alves de http://lattes.cnpq.br/8158415442871989 Música popular paraense Música folclórica Carimbó Brega Gênero musical Identidade cultural Análise do discurso Natureza comunicativa Pará - Estado CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA This Master’s Thesis is entitled Songs for the sake of the show: genres, identities and power relations in carimbó and brega, and it aims to analyze the meanings on cultural identities portrayed in carimbó and brega, two music genres promoted to the global market as authentic productions from the Pará state, northern Brazil. Our starting point for this work is the notion of communicative nature (MARTÍN-BARBERO, 2001) and the traits of communication process (FRANÇA. 2001) presented both by the carimbó and the brega. These notions help identify discursive strategies (CERTEAU, 2012) activated in the communication configuration of these music genres (JANOTTI JÚNIOR, 2006), so we are able to discuss meanings on cultural identities (HALL, 2011) based on these strategies. For that purpose, we use a) discourse analysis, and b) iconography and iconology, two research methods from the field of History of Art that provide the tools to work the discursive characteristics of the carimbó and the brega. The communication configuration of both genres is crossed by asymmetric relations of corporative, cultural and political power and foreshadows discursive strategies for the domestication of meanings on identities. These domesticated meanings, in their turn, are preferred in detriment of cultural hybridizations capable to stand as threat to the visibility of artists, producers, businessmen and politicians in a global market used to the consumption of regionalisms (HALL, 2011). CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Intitulada Canção pra inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega, esta dissertação objetiva analisar os sentidos sobre identidades culturais no carimbó e no brega, divulgados junto ao mercado global como música autenticamente paraense. Partimos da natureza comunicativa (MARTÍN-BARBERO, 2001) e do caráter de processo comunicacional (FRANÇA, 2001) do carimbó e do brega para identificarmos as estratégias (CERTEAU, 2012) discursivas acionadas na configuração comunicacional desses gêneros musicais (JANOTTI JÚNIOR, 2006), a fim de discutirmos, a partir delas, os sentidos sobre identidades culturais (HALL, 2011). Para tanto, recorremos à Análise de discursos e a Iconografia e Iconologia, dois métodos de pesquisa importados do campo da História da Arte. Combinação metodológica que nos possibilita trabalhar junto ao caráter discursivo do carimbó e do brega, cuja configuração comunicacional, atravessada por assimétricas relações de poder cultural, mercadológico e político, prevê o acionamento de estratégias discursivas com o intuito de domesticar o sentido sobre identidades, em detrimento de algumas hibridações culturais capazes de prejudicar a visibilidade de artistas, produtores culturais, empresários e políticos em um mercado simbólico global afeito ao consumo de regionalismos (HALL, 2011). 2017-01-16T14:34:05Z 2017-01-16T14:34:05Z 2015-02-27 Dissertação SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto da. Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado) –  Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7302 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Música popular paraense
Música folclórica
Carimbó
Brega
Gênero musical
Identidade cultural
Análise do discurso
Natureza comunicativa
Pará - Estado
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
spellingShingle Música popular paraense
Música folclórica
Carimbó
Brega
Gênero musical
Identidade cultural
Análise do discurso
Natureza comunicativa
Pará - Estado
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto da
Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega
topic_facet Música popular paraense
Música folclórica
Carimbó
Brega
Gênero musical
Identidade cultural
Análise do discurso
Natureza comunicativa
Pará - Estado
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
description This Master’s Thesis is entitled Songs for the sake of the show: genres, identities and power relations in carimbó and brega, and it aims to analyze the meanings on cultural identities portrayed in carimbó and brega, two music genres promoted to the global market as authentic productions from the Pará state, northern Brazil. Our starting point for this work is the notion of communicative nature (MARTÍN-BARBERO, 2001) and the traits of communication process (FRANÇA. 2001) presented both by the carimbó and the brega. These notions help identify discursive strategies (CERTEAU, 2012) activated in the communication configuration of these music genres (JANOTTI JÚNIOR, 2006), so we are able to discuss meanings on cultural identities (HALL, 2011) based on these strategies. For that purpose, we use a) discourse analysis, and b) iconography and iconology, two research methods from the field of History of Art that provide the tools to work the discursive characteristics of the carimbó and the brega. The communication configuration of both genres is crossed by asymmetric relations of corporative, cultural and political power and foreshadows discursive strategies for the domestication of meanings on identities. These domesticated meanings, in their turn, are preferred in detriment of cultural hybridizations capable to stand as threat to the visibility of artists, producers, businessmen and politicians in a global market used to the consumption of regionalisms (HALL, 2011).
author_additional LIMA, Regina Lúcia Alves de
author_additionalStr LIMA, Regina Lúcia Alves de
format Dissertação
author SILVA JUNIOR, Antonio Carlos Fausto da
title Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega
title_short Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega
title_full Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega
title_fullStr Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega
title_full_unstemmed Canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega
title_sort canção para inglês ver: gêneros, identidades e relações de poder no carimbó e no brega
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7302
_version_ 1832604602111885312
score 11.755432