Dissertação

Defendendo o pavilhão: a dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará

This dissertation regards to the mestre-sala (master of ceremony) and porta-bandeira’s (flag-bearer) authorial dance, as a couple, in samba schools of Belém, Pará, which take part in the activities of Pará Academy of Mestre-sala, Porta-bandeira and Porta-estandarte (standard-bearer), where I act as...

ver descrição completa

Autor principal: GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7565
id ir-2011-7565
recordtype dspace
spelling ir-2011-75652021-09-19T00:47:01Z Defendendo o pavilhão: a dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes http://lattes.cnpq.br/6144243746546776 Carnaval Dança autoral Coreografia Linguagem corporal Belém - PA Pará - Estado CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA This dissertation regards to the mestre-sala (master of ceremony) and porta-bandeira’s (flag-bearer) authorial dance, as a couple, in samba schools of Belém, Pará, which take part in the activities of Pará Academy of Mestre-sala, Porta-bandeira and Porta-estandarte (standard-bearer), where I act as an instructor. The academy assisted me as field of study and methodological application for the research. The authorial dance is a proposal constituted from my choreographic composition process and movement research as porta-bandeira (flag-bearer), dancer and dance teacher. Thus, this research implies the analysis of the corporal investigation process as fomenter of signatures in the dance, which identify and distinguish the couples of “mestre-sala” and “porta-bandeira”, even facing the sharing of common repertoire of gesture. I use as methodology of this research ethnography, autoethnography and the number 3 in its symbolic and methodological dimensions in the arts’ research. The immanent dance is the main theoretical base adopted, because it supports my investigation about the authorial dance throughout application of the artistic dissection of the body. The body and movement’s investigation, the recognition and signature of the authorial dance made by the mestre-sala and porta-bandeira couples format the results reached with this study. Esta dissertação trata da dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará, participantes das atividades da Academia Paraense de Mestre-sala, Porta-bandeira e Porta-estandarte, da qual sou instrutora e que serviu de campo de estudo e aplicação metodológica da pesquisa. A dança autoral é uma proposição constituída a partir do meu processo de composição coreográfica e pesquisa do movimento enquanto porta-bandeira, bailarina e professora de dança. Desta forma, esta pesquisa implica na análise do processo de investigação corporal como fomentadora de assinaturas na dança que identificam e diferenciam os casais de mestre-sala e porta-bandeira, mesmo diante do compartilhamento de um repertório gestual comum. Assumo como metodologia a etnografia, a autoetnografia e o “número 3 em sua dimensão simbólica e metodológica na pesquisa em artes”. A dança imanente é a principal base teórica adotada, por subsidiar minha investigação sobre a dança autoral através do encaminhamento da dissecação artística do corpo. A investigação do corpo, dos movimentos, o reconhecimento e assinatura da dança autoral efetuados pelos casais de Mestre-sala e Porta-bandeira, demarcam resultados alcançados com este estudo. 2017-02-03T16:12:07Z 2017-02-03T16:12:07Z 2014-06-02 Dissertação GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel. Defendendo o pavilhão: a dança autoral das escolas dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará. Orientadora: Ana Flávia Mendes Sapucahy. 2014. 197 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7565. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7565 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Arte UFPA Programa de Pós-Graduação em Artes 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Carnaval
Dança autoral
Coreografia
Linguagem corporal
Belém - PA
Pará - Estado
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
spellingShingle Carnaval
Dança autoral
Coreografia
Linguagem corporal
Belém - PA
Pará - Estado
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel
Defendendo o pavilhão: a dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará
topic_facet Carnaval
Dança autoral
Coreografia
Linguagem corporal
Belém - PA
Pará - Estado
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
description This dissertation regards to the mestre-sala (master of ceremony) and porta-bandeira’s (flag-bearer) authorial dance, as a couple, in samba schools of Belém, Pará, which take part in the activities of Pará Academy of Mestre-sala, Porta-bandeira and Porta-estandarte (standard-bearer), where I act as an instructor. The academy assisted me as field of study and methodological application for the research. The authorial dance is a proposal constituted from my choreographic composition process and movement research as porta-bandeira (flag-bearer), dancer and dance teacher. Thus, this research implies the analysis of the corporal investigation process as fomenter of signatures in the dance, which identify and distinguish the couples of “mestre-sala” and “porta-bandeira”, even facing the sharing of common repertoire of gesture. I use as methodology of this research ethnography, autoethnography and the number 3 in its symbolic and methodological dimensions in the arts’ research. The immanent dance is the main theoretical base adopted, because it supports my investigation about the authorial dance throughout application of the artistic dissection of the body. The body and movement’s investigation, the recognition and signature of the authorial dance made by the mestre-sala and porta-bandeira couples format the results reached with this study.
author_additional SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes
author_additionalStr SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes
format Dissertação
author GONÇALVES, Arianne Roberta Pimentel
title Defendendo o pavilhão: a dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará
title_short Defendendo o pavilhão: a dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará
title_full Defendendo o pavilhão: a dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará
title_fullStr Defendendo o pavilhão: a dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará
title_full_unstemmed Defendendo o pavilhão: a dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará
title_sort defendendo o pavilhão: a dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de belém do pará
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7565
_version_ 1832604071191642112
score 11.755432