Dissertação

Fomento da autonomia na aprendizagem de inglês por meio do aconselhamento linguageiro: um estudo de caso sob a perspectiva ecológica

This study aims at investigating the way in which language advising can contribute to the processes of autonomy development under the light of the Ecological Approach. In order to do so, I review the main concepts of those three theoretical groundings. The practices of language advising, which is a...

ver descrição completa

Autor principal: RABELO, Jhonatan Allan de Andrade
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8151
id ir-2011-8151
recordtype dspace
spelling ir-2011-81512018-01-31T18:29:02Z Fomento da autonomia na aprendizagem de inglês por meio do aconselhamento linguageiro: um estudo de caso sob a perspectiva ecológica RABELO, Jhonatan Allan de Andrade SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e http://lattes.cnpq.br/6129530461830312 Linguística Língua inglesa - Estudo e ensino Abordagem ecológica Aconselhamento linguageiro CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA This study aims at investigating the way in which language advising can contribute to the processes of autonomy development under the light of the Ecological Approach. In order to do so, I review the main concepts of those three theoretical groundings. The practices of language advising, which is a support offered to learners with the intent to foster their autonomy, are discussed from the lenses of the Ecological Approach – a new paradigm of postmodern Science which analyses its objects considering their complex character. (GIBSON, 1986; CUTTING, 1993; VAN LIER, 2004). It focuses on the investigation of the perceptions actors have of the elements in the environment, determining its affordances and constraints. The concepts presented by this approach might grant a new perspective to the study of autonomy and language advising. The research methodology which I use to guide this research is the Case Study. I describe the learning trajectory of an English learner. The instruments of data collection were the goals list, a document of the research group I belong; the recording of the advising sessions; the learning narrative and the learning journals written by the participant. The results show that the perception, interpretation and action over the affordances of the environment can be important parameters to autonomy fostering and assessment; and also that the language advisor may be a rich source of learning opportunities for language learners. Este trabalho visa investigar as contribuições do aconselhamento linguageiro para o processo de autonomização à luz da Abordagem Ecológica. Para tanto, reviso os conceitos principais destes três pressupostos teóricos. As práticas do aconselhamento, que é um suporte oferecido ao aprendente visando sua autonomização, são discutidas sob a ótica da Abordagem Ecológica – um novo paradigma da ciência pós-moderna que busca analisar os objetos tendo em vista seu caráter complexo (GIBSON, 1986; CUTTING, 1993; VAN LIER, 2004). Ela dedica-se à investigação da percepção dos atores sobre os elementos que compõem o ambiente, determinando propiciamentos e restrições. As noções introduzidas por esta abordagem oferecem uma nova maneira de estudar a autonomia e o seu fomento por meio dos processos de aconselhamento. A metodologia de que lanço mão para conduzir esta pesquisa é o Estudo de Caso, com o qual busco descrever a trajetória de aprendizagem de uma aprendente de inglês. Os instrumentos utilizados foram a ficha de metas, um dos documentos da pesquisa; as gravações das sessões de aconselhamento; a narrativa e os diários de aprendizagem escritos pela participante. Os resultados apresentados evidenciam que a percepção, interpretação e ação sobre os propiciamentos do ambiente podem ser importantes parâmetros para avaliação e fomento da autonomia; e que os próprios conselheiros linguageiros podem ser uma rica fonte de oportunidades de aprendizagem para seus aconselhados. 2017-04-12T12:37:24Z 2017-04-12T12:37:24Z 2016-02-16 Dissertação RABELO, Jhonatan Allan de Andrade. Fomento da autonomia na aprendizagem de inglês por meio do aconselhamento linguageiro: um estudo de caso sob a perspectiva ecológica. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Letras. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8151 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Letras
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Linguística
Língua inglesa - Estudo e ensino
Abordagem ecológica
Aconselhamento linguageiro
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Linguística
Língua inglesa - Estudo e ensino
Abordagem ecológica
Aconselhamento linguageiro
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
RABELO, Jhonatan Allan de Andrade
Fomento da autonomia na aprendizagem de inglês por meio do aconselhamento linguageiro: um estudo de caso sob a perspectiva ecológica
topic_facet Linguística
Língua inglesa - Estudo e ensino
Abordagem ecológica
Aconselhamento linguageiro
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This study aims at investigating the way in which language advising can contribute to the processes of autonomy development under the light of the Ecological Approach. In order to do so, I review the main concepts of those three theoretical groundings. The practices of language advising, which is a support offered to learners with the intent to foster their autonomy, are discussed from the lenses of the Ecological Approach – a new paradigm of postmodern Science which analyses its objects considering their complex character. (GIBSON, 1986; CUTTING, 1993; VAN LIER, 2004). It focuses on the investigation of the perceptions actors have of the elements in the environment, determining its affordances and constraints. The concepts presented by this approach might grant a new perspective to the study of autonomy and language advising. The research methodology which I use to guide this research is the Case Study. I describe the learning trajectory of an English learner. The instruments of data collection were the goals list, a document of the research group I belong; the recording of the advising sessions; the learning narrative and the learning journals written by the participant. The results show that the perception, interpretation and action over the affordances of the environment can be important parameters to autonomy fostering and assessment; and also that the language advisor may be a rich source of learning opportunities for language learners.
author_additional SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
author_additionalStr SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
format Dissertação
author RABELO, Jhonatan Allan de Andrade
title Fomento da autonomia na aprendizagem de inglês por meio do aconselhamento linguageiro: um estudo de caso sob a perspectiva ecológica
title_short Fomento da autonomia na aprendizagem de inglês por meio do aconselhamento linguageiro: um estudo de caso sob a perspectiva ecológica
title_full Fomento da autonomia na aprendizagem de inglês por meio do aconselhamento linguageiro: um estudo de caso sob a perspectiva ecológica
title_fullStr Fomento da autonomia na aprendizagem de inglês por meio do aconselhamento linguageiro: um estudo de caso sob a perspectiva ecológica
title_full_unstemmed Fomento da autonomia na aprendizagem de inglês por meio do aconselhamento linguageiro: um estudo de caso sob a perspectiva ecológica
title_sort fomento da autonomia na aprendizagem de inglês por meio do aconselhamento linguageiro: um estudo de caso sob a perspectiva ecológica
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8151
_version_ 1832603676919726080
score 11.755432