/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação
The objective of this research was analize contributions of critic moddeling mathematic as learning activity and investigation for school math. The research was developed by students of high school first grade. The collected files by photographer registers and conceptual aim significants ways to bey...
Autor principal: | SODRÉ, Gleison de Jesus Marinho |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8554 |
id |
ir-2011-8554 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-85542017-10-16T13:00:06Z Modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação SODRÉ, Gleison de Jesus Marinho ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do http://lattes.cnpq.br/5870609258842071 Matemática Modelos matemáticos Aritmética Educação em matemática Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The objective of this research was analize contributions of critic moddeling mathematic as learning activity and investigation for school math. The research was developed by students of high school first grade. The collected files by photographer registers and conceptual aim significants ways to beyound the math knowledge construction, to mobilize the students in debates ans discussions from a question with differents math models put in competition, showing concomitantly, the subject play in construction of “realities”, closely by the use of rule of three way to validation or not of the model, relevant of school learning math,that collaborated to yearnings of Critic Math Education. O objetivo desta pesquisa foi analisar contribuições da modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação para a matemática escolar. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio. Os dados coletados por meio de registros fotográficos e conceituais apontaram encaminhamentos significativos para além da construção do conhecimento matemático, ao mobilizarem os alunos em debates e discussões a partir de uma questão com diferentes modelos matemáticos postos em concorrência, revelando concomitantemente o papel do sujeito na construção de “realidades”, detidamente por meio do uso da regra de três para validação ou não do modelo, pertinente ao ensino da matemática escolar, que corroborou aos anseios da Educação Matemática Crítica. 2017-05-30T21:24:52Z 2017-05-30T21:24:52Z 2013-08-29 Dissertação SODRÉ, Gleison de Jesus Marinho. Modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação. 2013. 76 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8554 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Matemática Modelos matemáticos Aritmética Educação em matemática Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Matemática Modelos matemáticos Aritmética Educação em matemática Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA SODRÉ, Gleison de Jesus Marinho Modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação |
topic_facet |
Matemática Modelos matemáticos Aritmética Educação em matemática Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The objective of this research was analize contributions of critic moddeling mathematic as learning activity and investigation for school math. The research was developed by students of high school first grade. The collected files by photographer registers and conceptual aim significants ways to beyound the math knowledge construction, to mobilize the students in debates ans discussions from a question with differents math models put in competition, showing concomitantly, the subject play in construction of “realities”, closely by the use of rule of three way to validation or not of the model, relevant of school learning math,that collaborated to yearnings of Critic Math Education. |
author_additional |
ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do |
author_additionalStr |
ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do |
format |
Dissertação |
author |
SODRÉ, Gleison de Jesus Marinho |
title |
Modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação |
title_short |
Modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação |
title_full |
Modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação |
title_fullStr |
Modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação |
title_sort |
modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2017 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8554 |
_version_ |
1832603650805989376 |
score |
11.755432 |