Dissertação

Modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação

The objective of this research was analize contributions of critic moddeling mathematic as learning activity and investigation for school math. The research was developed by students of high school first grade. The collected files by photographer registers and conceptual aim significants ways to bey...

ver descrição completa

Autor principal: SODRÉ, Gleison de Jesus Marinho
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8554
id ir-2011-8554
recordtype dspace
spelling ir-2011-85542017-10-16T13:00:06Z Modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação SODRÉ, Gleison de Jesus Marinho ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do http://lattes.cnpq.br/5870609258842071 Matemática Modelos matemáticos Aritmética Educação em matemática Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The objective of this research was analize contributions of critic moddeling mathematic as learning activity and investigation for school math. The research was developed by students of high school first grade. The collected files by photographer registers and conceptual aim significants ways to beyound the math knowledge construction, to mobilize the students in debates ans discussions from a question with differents math models put in competition, showing concomitantly, the subject play in construction of “realities”, closely by the use of rule of three way to validation or not of the model, relevant of school learning math,that collaborated to yearnings of Critic Math Education. O objetivo desta pesquisa foi analisar contribuições da modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação para a matemática escolar. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio. Os dados coletados por meio de registros fotográficos e conceituais apontaram encaminhamentos significativos para além da construção do conhecimento matemático, ao mobilizarem os alunos em debates e discussões a partir de uma questão com diferentes modelos matemáticos postos em concorrência, revelando concomitantemente o papel do sujeito na construção de “realidades”, detidamente por meio do uso da regra de três para validação ou não do modelo, pertinente ao ensino da matemática escolar, que corroborou aos anseios da Educação Matemática Crítica. 2017-05-30T21:24:52Z 2017-05-30T21:24:52Z 2013-08-29 Dissertação SODRÉ, Gleison de Jesus Marinho. Modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação. 2013. 76 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8554 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Matemática
Modelos matemáticos
Aritmética
Educação em matemática
Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Matemática
Modelos matemáticos
Aritmética
Educação em matemática
Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
SODRÉ, Gleison de Jesus Marinho
Modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação
topic_facet Matemática
Modelos matemáticos
Aritmética
Educação em matemática
Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The objective of this research was analize contributions of critic moddeling mathematic as learning activity and investigation for school math. The research was developed by students of high school first grade. The collected files by photographer registers and conceptual aim significants ways to beyound the math knowledge construction, to mobilize the students in debates ans discussions from a question with differents math models put in competition, showing concomitantly, the subject play in construction of “realities”, closely by the use of rule of three way to validation or not of the model, relevant of school learning math,that collaborated to yearnings of Critic Math Education.
author_additional ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do
author_additionalStr ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do
format Dissertação
author SODRÉ, Gleison de Jesus Marinho
title Modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação
title_short Modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação
title_full Modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação
title_fullStr Modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação
title_full_unstemmed Modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação
title_sort modelagem matemática crítica como atividade de ensino e investigação
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8554
_version_ 1832603650805989376
score 11.755432