Artigo

Epistemologia, ética e política na formação de professores de ciências

This work is about the investigation developed during the process of continual formation of science teachers (from the subjects of Chemistry, Biology, Physics and Primary School's Sciences) in a public University. This work consists in a research in wich we try to understand the relations between ep...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Paulo Sérgio Araújo da
Outros Autores: CHAVES, Sílvia Nogueira
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8721
id ir-2011-8721
recordtype dspace
spelling ir-2011-87212020-08-05T21:50:16Z Epistemologia, ética e política na formação de professores de ciências Epistemology, ethical and political in the preparation of science teachers SILVA, Paulo Sérgio Araújo da CHAVES, Sílvia Nogueira Epistemologia da ciência Ética na ciência Politica na ciência Praticas pedagógicas Formação de professores de ciências This work is about the investigation developed during the process of continual formation of science teachers (from the subjects of Chemistry, Biology, Physics and Primary School's Sciences) in a public University. This work consists in a research in wich we try to understand the relations between epistemological refletion and teacher formation. We investigate, particularly, what kind of reflections the science teachers have built from the discussions about the process of production and social appropriation of science and the relations that they establish with the stories of their professional forming and performance. The analysis of this material pointed that among all the aspects in wich the epistemological debate simulated reflections the ethical-political dimension of science is always present. Such reflections led them to review their formative processes establishing relations between scientific production and social criterions of validation of science, as well as they accepted to analyse their own educative practices to these criterions. Este artigo relata investigação desenvolvida em processo de formação continuada de professores de ciências (das disciplinas Química, Biologia, Física e Ciências da Educação Básica) no âmbito de um curso de especialização de uma universidade pública. Tal investigação consiste em pesquisa narrativa por meio da qual se busca compreender relações entre reflexão epistemológica e formação docente. Procurou-se, particularmente, investigar que tipos de reflexões os sujeitos-professores constroem a partir da introdução de discussões relativas ao processo de produção, validação e apropriação social do conhecimento científico e as relações que estabelecem com suas histórias de atuação e formação pessoal e profissional. A análise do material empírico produzido sinaliza que dentre os aspectos nos quais o debate epistemológico estimulou reflexões, está a dimensão ético-política da ciência. Tais reflexões levaram os professores a reverem seus processos formativos, estabelecendo relações entre produção científica e critérios sociais de validação da ciência, como também a submeterem a análise de suas próprias práticas educativas a esses critérios. 2017-06-19T15:53:36Z 2017-06-19T15:53:36Z 2009-12 Artigo de Periódico SILVA, Paulo Sérgio Araújo da ; CHAVES, Sílvia Nogueira. Epistemologia, ética e política na formação de professores de ciências. Ensino Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 259-276, jul./dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172009000200259&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 jun. 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172009110205>. 1983-2117 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8721 por Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Epistemologia da ciência
Ética na ciência
Politica na ciência
Praticas pedagógicas
Formação de professores de ciências
spellingShingle Epistemologia da ciência
Ética na ciência
Politica na ciência
Praticas pedagógicas
Formação de professores de ciências
SILVA, Paulo Sérgio Araújo da
Epistemologia, ética e política na formação de professores de ciências
topic_facet Epistemologia da ciência
Ética na ciência
Politica na ciência
Praticas pedagógicas
Formação de professores de ciências
description This work is about the investigation developed during the process of continual formation of science teachers (from the subjects of Chemistry, Biology, Physics and Primary School's Sciences) in a public University. This work consists in a research in wich we try to understand the relations between epistemological refletion and teacher formation. We investigate, particularly, what kind of reflections the science teachers have built from the discussions about the process of production and social appropriation of science and the relations that they establish with the stories of their professional forming and performance. The analysis of this material pointed that among all the aspects in wich the epistemological debate simulated reflections the ethical-political dimension of science is always present. Such reflections led them to review their formative processes establishing relations between scientific production and social criterions of validation of science, as well as they accepted to analyse their own educative practices to these criterions.
format Artigo
author SILVA, Paulo Sérgio Araújo da
author2 CHAVES, Sílvia Nogueira
author2Str CHAVES, Sílvia Nogueira
title Epistemologia, ética e política na formação de professores de ciências
title_short Epistemologia, ética e política na formação de professores de ciências
title_full Epistemologia, ética e política na formação de professores de ciências
title_fullStr Epistemologia, ética e política na formação de professores de ciências
title_full_unstemmed Epistemologia, ética e política na formação de professores de ciências
title_sort epistemologia, ética e política na formação de professores de ciências
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8721
_version_ 1832604498424496128
score 11.755432