Dissertação

Pluralidade e experiência estética em "O Recado do Morro"

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Autor principal: OLIVEIRA, Jean Marcos Torres de
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8817
id ir-2011-8817
recordtype dspace
spelling ir-2011-88172017-10-16T13:14:51Z Pluralidade e experiência estética em "O Recado do Morro" OLIVEIRA, Jean Marcos Torres de HOLANDA, Sílvio Augusto de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0928175455054278 Literatura brasileira Estudos literários Rosa, João Guimarães – 1908-1967 – Corpo de baile – Crítica e interpretação Rosa, João Guimarães – 1908-1967 – o Recado do Morro - Crítica e interpretação Contos brasileiros – História e crítica – Séc. XX CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Novela que ocupa o centro do volume Corpo de baile (1956), de João Guimarães Rosa (1908-1967), “O recado do morro” apresenta elementos que a tornam singular entre as outras seis que compõem o ciclo novelesco, a exemplo do seu final com características míticas, após um percurso no qual o narrador se alonga em descrições marcadas por cientificismo que denotam o vasto conhecimento do escritor mineiro, que também não deixa, no âmbito da prosa modernista, de buscar nos clássicos inspiração para contar a estória de Pedro Orósio. Não é sem motivo que tomamos “O recado do morro” como um texto plural, em que é possível captar diversas formas de arte que, juntas, formam a totalidade de um texto amplamente poético, que, ainda, problematiza a questão do papel da arte e da literatura, ao desvelar, por intermédio de um recado que se torna canção compreendido pelo enxadeiro como um alerta, uma relação entre experiência estética e a vida. Buscamos em Hans Robert Jauß (1921-1997) a base metodológica e teórica necessária para a compreensão do objeto desta monografia, que também conta com o aporte estético-recepcional postulado pelo teórico alemão que, por meio de um levantamento seletivo, mapeia a crítica da obra e se utiliza de estudos que possuem destaque, o que é o caso dos estudos de Ana Maria Machado (1991), Marli Fantini (2008), Erich Soares (2014), entre outros. Longe de uma resposta definitiva, antes procuramos lidar com a pluralidade que a obra de Guimarães Rosa carrega e com a constatação de que, ao longo do tempo, se aprofundou a concepção do texto e, cada vez mais, se desvelou a compreensão do artista acerca da função de sua obra. “O recado do morro”, nouvelle qui occupe le centre du volume Corpo de baile (1956), de Guimarães Rosa (1908 à 1967), a des éléments qui le rendent unique parmi les six autres qui composent le cycle romanesque, par exemple leur fin avec des caractéristiques mythiques après un voyage dans lequel le narrateur allonge dans les descriptions marquées par le scientisme qui désigne la vaste connaissance de l’écrivain brésilien qui dans la prose moderne ne cesse pas de chercher l’inspiration classique pour raconter l’histoire de Pedro Orósio. Il est pas sans raison que nous prenons “O recado do morro” comme un texte pluriel, il est possible de saisir les différentes formes d’art qui composent l’ensemble d’un texte largement poétique, qui aborde également la question de la fonction de l’art et de la littérature, en divulguant, par l’intermédiaire d’un message qui devient chanson comprise par le travailleur comme une alerte, une relation entre la vie et l’expérience esthétique. Nous cherchons dans Hans Robert Jauss (1921-1997) la base méthodologique et théorique nécessaire à la compréhension de l’objet de cette monographie, qui a également la contribution esthétique-receptional postulée par le théoricien allemand qui, à travers une enquête sélective, mappe la fortune critique et utilise des études en évidence, ce qui est le cas des études de Ana Maria Machado (1991), de Marli Fantini (2008), de Erich Soares (2014), entre autres. Loin d’être une réponse définitive, on essaie de faire face à la pluralité que le travail de Guimarães Rosa présente et à la prise de conscience que, au fil du temps, on approfondit la conception du texte et, de plus en plus, on a dévoilé la compréhension de artiste à propos de la fonction de son travail. 2017-07-11T12:13:55Z 2017-07-11T12:13:55Z 2017-02-03 Dissertação OLIVEIRA, Jean Marcos Torres de. Pluralidade e experiência estética em o Recado do Morro. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Letras. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8817 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Letras
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Literatura brasileira
Estudos literários
Rosa, João Guimarães – 1908-1967 – Corpo de baile – Crítica e interpretação
Rosa, João Guimarães – 1908-1967 – o Recado do Morro - Crítica e interpretação
Contos brasileiros – História e crítica – Séc. XX
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
spellingShingle Literatura brasileira
Estudos literários
Rosa, João Guimarães – 1908-1967 – Corpo de baile – Crítica e interpretação
Rosa, João Guimarães – 1908-1967 – o Recado do Morro - Crítica e interpretação
Contos brasileiros – História e crítica – Séc. XX
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
OLIVEIRA, Jean Marcos Torres de
Pluralidade e experiência estética em "O Recado do Morro"
topic_facet Literatura brasileira
Estudos literários
Rosa, João Guimarães – 1908-1967 – Corpo de baile – Crítica e interpretação
Rosa, João Guimarães – 1908-1967 – o Recado do Morro - Crítica e interpretação
Contos brasileiros – História e crítica – Séc. XX
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
description CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
author_additional HOLANDA, Sílvio Augusto de Oliveira
author_additionalStr HOLANDA, Sílvio Augusto de Oliveira
format Dissertação
author OLIVEIRA, Jean Marcos Torres de
title Pluralidade e experiência estética em "O Recado do Morro"
title_short Pluralidade e experiência estética em "O Recado do Morro"
title_full Pluralidade e experiência estética em "O Recado do Morro"
title_fullStr Pluralidade e experiência estética em "O Recado do Morro"
title_full_unstemmed Pluralidade e experiência estética em "O Recado do Morro"
title_sort pluralidade e experiência estética em "o recado do morro"
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8817
_version_ 1787147853126172672
score 11.671464