Artigo

Tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em Psicologia

This article aims to reflect theoretically about the common experience of the plan dimensions in research through the composition of plots favoring collective assemblages of knowledge, power and subjectivity. The search for intercessors and networking enables invent and politicize relations, bodies,...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Daniele Vasco
Outros Autores: LEMOS, Flávia Cristina Silveira, GOMES, Geise do Socorro Lima, GALINDO, Dolores Cristina Gomes
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8953
id ir-2011-8953
recordtype dspace
spelling ir-2011-89532017-10-16T12:27:24Z Tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em Psicologia Weaves, networks and divers: notes about of education and the common in psychological research Tramas, redes y escafandristas: notas sobre la educación y el común en la investigación en psicología SANTOS, Daniele Vasco LEMOS, Flávia Cristina Silveira GOMES, Geise do Socorro Lima GALINDO, Dolores Cristina Gomes Psicologia educacional Subjetividade Pesquisa Transversalidade Transdisciplinaridade Escrita Leitura This article aims to reflect theoretically about the common experience of the plan dimensions in research through the composition of plots favoring collective assemblages of knowledge, power and subjectivity. The search for intercessors and networking enables invent and politicize relations, bodies, thought the production of truth incarnated and crossed by emotions. Knowledge is shared legacy and result of meetings between powerful conversations and questions, in the plot of heterogeneous forces and multiple that constitute them. Mainstreaming and multiply intercessors for transdisciplinary practice involves expanding perspectives, slide the institutional and subjective places to denature the crystallized practices and produce new collaborative stories between researchers and teachers, in psychology and in education. O presente artigo visa refletir teoricamente sobre as dimensões do plano da experiência do comum na pesquisa por meio da composição de tramas que favorecem agenciamentos coletivos de saberes, poderes e subjetividades. A busca por intercessores e formação de redes possibilita inventar e politizar as relações, os corpos, pensar a produção da verdade, encarnada e atravessada por afetos. Os saberes são legados partilhados e resultam dos encontros potentes entre conversas e perguntas, na trama das forças heterogêneas e múltiplas que os constituem. Transversalizar e multiplicar os intercessores pela prática transdisciplinar implica ampliar perspectivas, fazer deslizar os lugares institucionais e subjetivos para desnaturalizar práticas cristalizadas e produzir novas histórias colaborativas entre pesquisadores e docentes, na Psicologia e na educação. El presente artículo visa el reflejar teóricamente sobre las dimensiones del plan da experiencia del común, en la investigación, por intermedio de la composición de tramas que favorecen agenciamientos colectivos de saberes, poderes y subjetividades. La búsqueda por intercesores y formación de redes posibilita inventar y politizar las relaciones, los cuerpos, pensar la producción de la verdad, encarnada y atravesada por afectos. Los saberes son legados compartidos y resultan de los encuentros potentes entre conversas y preguntas, en la trama de las fuerzas heterogéneas y múltiples, a las cuales los constituyen. Transversalizar y multiplicar los intercesores por la práctica transdisciplinar implica en ampliar perspectivas, hacer deslizar los lugares institucionales y subjetivos, para; así, desnaturalizar prácticas cristalizadas y producir nuevas historias colaborativas entre investigadores y docentes, en la Psicología y educación. 2017-08-03T15:38:00Z 2017-08-03T15:38:00Z 2016-08 Artigo de Periódico LEMOS, Flávia Cristina Silveira et al. Tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em Psicologia. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 20, n. 2, p. 385-392, mai./ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200385&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 03 ago. 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201502021003>. 2175-3539 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8953 por Psicologia Escolar e Educacional Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Psicologia educacional
Subjetividade
Pesquisa
Transversalidade
Transdisciplinaridade
Escrita
Leitura
spellingShingle Psicologia educacional
Subjetividade
Pesquisa
Transversalidade
Transdisciplinaridade
Escrita
Leitura
SANTOS, Daniele Vasco
Tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em Psicologia
topic_facet Psicologia educacional
Subjetividade
Pesquisa
Transversalidade
Transdisciplinaridade
Escrita
Leitura
description This article aims to reflect theoretically about the common experience of the plan dimensions in research through the composition of plots favoring collective assemblages of knowledge, power and subjectivity. The search for intercessors and networking enables invent and politicize relations, bodies, thought the production of truth incarnated and crossed by emotions. Knowledge is shared legacy and result of meetings between powerful conversations and questions, in the plot of heterogeneous forces and multiple that constitute them. Mainstreaming and multiply intercessors for transdisciplinary practice involves expanding perspectives, slide the institutional and subjective places to denature the crystallized practices and produce new collaborative stories between researchers and teachers, in psychology and in education.
format Artigo
author SANTOS, Daniele Vasco
author2 LEMOS, Flávia Cristina Silveira
GOMES, Geise do Socorro Lima
GALINDO, Dolores Cristina Gomes
author2Str LEMOS, Flávia Cristina Silveira
GOMES, Geise do Socorro Lima
GALINDO, Dolores Cristina Gomes
title Tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em Psicologia
title_short Tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em Psicologia
title_full Tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em Psicologia
title_fullStr Tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em Psicologia
title_full_unstemmed Tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em Psicologia
title_sort tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em psicologia
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8953
_version_ 1832603270623789056
score 11.755432