Tese

“Pelas ruas de Belém...”: produção de sentido e dinâmica cultural nos arrastões do Pavulagem em Belém do Pará

Recent demands by groups of residents from large Brazilian urban centers for some cultural manifestations understood as traditional – approached according to a model of cultural representation whose dimension of identity value has been increasingly activated – has permitted some reflections that sur...

ver descrição completa

Autor principal: CHAGAS JUNIOR, Edgar Monteiro
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9057
id ir-2011-9057
recordtype dspace
spelling ir-2011-90572017-12-21T13:18:53Z “Pelas ruas de Belém...”: produção de sentido e dinâmica cultural nos arrastões do Pavulagem em Belém do Pará A production of cultural sense and dynamics during the “Arrastões do Pavulagem” in Belém do Pará CHAGAS JUNIOR, Edgar Monteiro RODRIGUES, Carmem Izabel http://lattes.cnpq.br/5924616509771424 Sociologia urbana Antropologia urbana Geografia urbana Cultura popular Movimento artístico-cultural Patrimônio cultural Arrastão do pavulagem Belém - PA Pará - Estado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANA Recent demands by groups of residents from large Brazilian urban centers for some cultural manifestations understood as traditional – approached according to a model of cultural representation whose dimension of identity value has been increasingly activated – has permitted some reflections that surpass the conditions of use and appropriation of urban public spaces that elaborate and institute different forms of artistic- cultural expression without necessarily following the consolidated standards for large events where distance from the artist and the public prevails. During the last two decades, there has been a resuming of actions of pedagogical nature on knowledge whose origin are in old popular dances that started to provide a referential for production of discourses by urban cultural activists who became known for their appeal to “degradation” of identities in a world economically globalized, redirecting participation and consumption of the socalled cultural assets and providing a form of public mobilization that began to (re) assume the streets as referential in the sense of socialization and experimentation as driving energy of accomplishment of a cultural action performatically ritualized. Therefore, this study aims to collaborate with these discussions anchored in the possibility of intermingling among the notions of heritage, ritual and performance motivated by observations of a cultural movement called Arrastão do Pavulagem, which has been performing for the last twenty eight years, and has been consolidated in the annual cultural schedule of Belém do Pará as a moment of esthetic and symbolic (re) creation of the festivity based on performance of musicians, dancers, actors, producers who carry out their actions in an environment, that suggests that it is institutionalized from a sense of participation and experimentation of the place as one of the fundaments of this movement mobilized by different interests, but that, when meeting at this environment, intermingle and performatically elaborate discourses and visualities that operate in the possibility of (re) interpretation of the urban landscape of the Historical Center of Belém do Pará. As recentes demandas de grupos de habitantes nos grandes centros urbanos do país sobre algumas manifestações culturais compreendidas como tradicionais – estas acessadas segundo um modelo de representação cultural cuja dimensão de valor identitário tem sido cada vez mais acionado – tem possibilitado algumas reflexões que perpassam a condição de uso e apropriação de espaços públicos por citadinos que elaboram e instituem diferentes maneiras de se expressar artístico-culturalmente sem necessariamente seguir os padrões consolidados dos grandes eventos onde prevalece o distanciamento entre o artista e o público. Nas últimas duas décadas, observa-se uma retomada de ações de cunho pedagógico sobre os saberes oriundos de antigos folguedos populares que passaram a fornecer um referencial para a produção de discursos de ativistas culturais urbanos que se notabilizaram diante aos apelos sobre a “degradação” das identidades em um mundo economicamente globalizado, reorientando a participação e o consumo dos chamados bens culturais e proporcionando uma maneira de mobilização de públicos que passaram a (re)assumir a rua como referencial de sentido, de socialização e de experimentação como energia motriz de realização de uma ação cultural performaticamente ritualizada. Desta forma, Este trabalho se propõe a colaborar com essas discussões ancorado na possibilidade de entrelaçamento das noções de patrimônio, ritual e performance motivado a partir da observação de um movimento cultural denominado Arrastão do Pavulagem, o qual nos seus vinte e oito anos de atuação se consolidou no calendário cultural de Belém do Pará como um momento de (re)criação estética e simbólica da festa a partir da atuação de músicos, dançarinos, cantores, atores, produtores, que perfazem suas ações em um ambiente, ao que sugere, se institui a partir do sentido de participação e experimentação do lugar como um dos fundamentos desse movimento mobilizado por interesses diversos mas que, no contato com este ambiente, se entrecruzam e performaticamente elaboram discursos e visualidades que atuam na possibilidade de (re)interpretação da paisagem urbana do Centro Histórico de Belém do Pará. 2017-09-01T14:47:53Z 2017-09-01T14:47:53Z 2016-04-01 Tese CHAGAS JUNIOR, Edgar Monteiro. “Pelas ruas de Belém...”: produção de sentido e dinâmica cultural nos arrastões do Pavulagem em Belém do Pará. 2016. 303 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9057 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Filosofia e Ciências Humanas UFPA Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Sociologia urbana
Antropologia urbana
Geografia urbana
Cultura popular
Movimento artístico-cultural
Patrimônio cultural
Arrastão do pavulagem
Belém - PA
Pará - Estado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANA
spellingShingle Sociologia urbana
Antropologia urbana
Geografia urbana
Cultura popular
Movimento artístico-cultural
Patrimônio cultural
Arrastão do pavulagem
Belém - PA
Pará - Estado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANA
CHAGAS JUNIOR, Edgar Monteiro
“Pelas ruas de Belém...”: produção de sentido e dinâmica cultural nos arrastões do Pavulagem em Belém do Pará
topic_facet Sociologia urbana
Antropologia urbana
Geografia urbana
Cultura popular
Movimento artístico-cultural
Patrimônio cultural
Arrastão do pavulagem
Belém - PA
Pará - Estado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANA
description Recent demands by groups of residents from large Brazilian urban centers for some cultural manifestations understood as traditional – approached according to a model of cultural representation whose dimension of identity value has been increasingly activated – has permitted some reflections that surpass the conditions of use and appropriation of urban public spaces that elaborate and institute different forms of artistic- cultural expression without necessarily following the consolidated standards for large events where distance from the artist and the public prevails. During the last two decades, there has been a resuming of actions of pedagogical nature on knowledge whose origin are in old popular dances that started to provide a referential for production of discourses by urban cultural activists who became known for their appeal to “degradation” of identities in a world economically globalized, redirecting participation and consumption of the socalled cultural assets and providing a form of public mobilization that began to (re) assume the streets as referential in the sense of socialization and experimentation as driving energy of accomplishment of a cultural action performatically ritualized. Therefore, this study aims to collaborate with these discussions anchored in the possibility of intermingling among the notions of heritage, ritual and performance motivated by observations of a cultural movement called Arrastão do Pavulagem, which has been performing for the last twenty eight years, and has been consolidated in the annual cultural schedule of Belém do Pará as a moment of esthetic and symbolic (re) creation of the festivity based on performance of musicians, dancers, actors, producers who carry out their actions in an environment, that suggests that it is institutionalized from a sense of participation and experimentation of the place as one of the fundaments of this movement mobilized by different interests, but that, when meeting at this environment, intermingle and performatically elaborate discourses and visualities that operate in the possibility of (re) interpretation of the urban landscape of the Historical Center of Belém do Pará.
author_additional RODRIGUES, Carmem Izabel
author_additionalStr RODRIGUES, Carmem Izabel
format Tese
author CHAGAS JUNIOR, Edgar Monteiro
title “Pelas ruas de Belém...”: produção de sentido e dinâmica cultural nos arrastões do Pavulagem em Belém do Pará
title_short “Pelas ruas de Belém...”: produção de sentido e dinâmica cultural nos arrastões do Pavulagem em Belém do Pará
title_full “Pelas ruas de Belém...”: produção de sentido e dinâmica cultural nos arrastões do Pavulagem em Belém do Pará
title_fullStr “Pelas ruas de Belém...”: produção de sentido e dinâmica cultural nos arrastões do Pavulagem em Belém do Pará
title_full_unstemmed “Pelas ruas de Belém...”: produção de sentido e dinâmica cultural nos arrastões do Pavulagem em Belém do Pará
title_sort “pelas ruas de belém...”: produção de sentido e dinâmica cultural nos arrastões do pavulagem em belém do pará
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9057
_version_ 1787149437896753152
score 11.653393