Dissertação

Descobertas do mundo sob o olhar da criança e do louco em Corpo de baile e Primeiras estórias

This work focuses on the narratives “Campo geral” from Corpo de baile (1956), “The thin edge of happiness”, “Treetops” and “Much ado” from Third bank of the river and other stories (1962), book wrote by the Brazilian João Guimarães Rosa (1908-1967). About the narratives, we will discuss the perspect...

ver descrição completa

Autor principal: HENRIQUE, Rosalina Albuquerque
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9418
id ir-2011-9418
recordtype dspace
spelling ir-2011-94182022-08-24T17:50:50Z Descobertas do mundo sob o olhar da criança e do louco em Corpo de baile e Primeiras estórias HENRIQUE, Rosalina Albuquerque HOLANDA, Sílvio Augusto de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0928175455054278 Literatura estética Rosa, João Guimarães, 1908-1967. Corpo de baile - Crítica e interpretação Rosa, João Guimarães, 1908-1967. Primeiras estórias - Crítica e interpretação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA LITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO ESTUDOS LITERÁRIOS This work focuses on the narratives “Campo geral” from Corpo de baile (1956), “The thin edge of happiness”, “Treetops” and “Much ado” from Third bank of the river and other stories (1962), book wrote by the Brazilian João Guimarães Rosa (1908-1967). About the narratives, we will discuss the perspective of the child and of the madman, the way of apprehension of the world and life, through the beauty or the madness, and a comparative reading related to temporality between “The thin edge of happiness” and “Treetops”, whose similarity is present in the theme and in narrative structure. In the study, we will highlight the critic texts from scholars of the criticism reception about Guimarães Rosa as Rónai, Soares, Holanda and Tatit, besides, this paper is based in the Aesthetic of Reception, formulated by the German Hans Robert Jauss under a perspective of a literary hermeneutics that becomes the reader a major collaborator in the building of sense of a given written production, and which the aesthetic experience is taken by an integration between the legacy of the literary-historical tradition and the interpretive horizons of those who read the work, seen mainly in A história da literatura como provocação à teoria literária. Thus, the first chapter will discuss of the study recepcional-aesthetic and literary hermeneutics through of the texts from Jauss, Gadamer, Ricoeur and Palmer, outlining the main theoretical guidelines for the construction of the next chapters. Following, in the second chapter we will make the study of the “The thin edge of happiness”, “Treetops” and “Much ado” (Third bank of the river and other stories) and “Campo geral” (Corpo de baile). Finally, in the third chapter, we will present analyses of criticism reception of the small collection of the referred narratives. Este trabalho centra-se no estudo das narrativas “Campo geral”, de Corpo de baile (1956), “As margens da alegria”, “Os cimos” e “Darandina”, de Primeiras estórias (1962), do escritor João Guimarães Rosa (1908-1967). Será discutido a perspectiva da criança e do louco a respeito do modo de apreensão do mundo e da vida, seja pela beleza, seja pela loucura, visando também a uma leitura comparativa relacionada à temporalidade em “As margens da alegria” e em “Os cimos”, cuja semelhança está presente tanto na temática quanto na estrutura das narrativas. Com o intuito de interpretar os contos selecionados, em que são abordados temas diversificados como: a infância, a alegria, a perda, a morte, a loucura e o sofrimento foram escolhidos estudiosos das obras de Guimarães Rosa como: Paulo Rónai, Claudia Soares, Sílvio Holanda, Luiz Tatit. Tendo em vista que este exame se fundamenta na Estética da Recepção, formulada por Hans Robert Jauss, o qual, sob a ótica de uma hermenêutica literária, defende que o leitor é o principal colaborador na constituição de sentido de uma dada produção literária, em que a experiência estética é conduzida por uma integração entre a herança da tradição histórico-literária e os horizontes interpretativos de quem lê a obra. Dessa forma, no primeiro capítulo, discutiremos acerca do método estético-recepcional e da hermenêutica literária, balizados por textos de Jauss, Gadamer, Ricoeur e Palmer, traçando as orientações teóricas para a construção dos próximos capítulos. No segundo capítulo, proporemos o estudo da interpretação de “As margens da alegria”, “Os cimos” e “Darandina” (Primeiras estórias) e de “Campo geral” (Corpo de baile). Por último, no terceiro capítulo, faremos a análise da recepção crítica das narrativas supracitadas. 2018-02-02T14:13:55Z 2018-02-02T14:13:55Z 2011-05-17 Dissertação HENRIQUE, Rosalina Albuquerque. Descobertas do mundo sob o olhar da criança e do louco em Corpo de baile e Primeiras estórias. Orientador: Sílvio Augusto de Oliveira Holanda. 2011. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Letras. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9418. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9418 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Letras 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Literatura estética
Rosa, João Guimarães, 1908-1967. Corpo de baile - Crítica e interpretação
Rosa, João Guimarães, 1908-1967. Primeiras estórias - Crítica e interpretação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
LITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO
ESTUDOS LITERÁRIOS
spellingShingle Literatura estética
Rosa, João Guimarães, 1908-1967. Corpo de baile - Crítica e interpretação
Rosa, João Guimarães, 1908-1967. Primeiras estórias - Crítica e interpretação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
LITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO
ESTUDOS LITERÁRIOS
HENRIQUE, Rosalina Albuquerque
Descobertas do mundo sob o olhar da criança e do louco em Corpo de baile e Primeiras estórias
topic_facet Literatura estética
Rosa, João Guimarães, 1908-1967. Corpo de baile - Crítica e interpretação
Rosa, João Guimarães, 1908-1967. Primeiras estórias - Crítica e interpretação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
LITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO
ESTUDOS LITERÁRIOS
description This work focuses on the narratives “Campo geral” from Corpo de baile (1956), “The thin edge of happiness”, “Treetops” and “Much ado” from Third bank of the river and other stories (1962), book wrote by the Brazilian João Guimarães Rosa (1908-1967). About the narratives, we will discuss the perspective of the child and of the madman, the way of apprehension of the world and life, through the beauty or the madness, and a comparative reading related to temporality between “The thin edge of happiness” and “Treetops”, whose similarity is present in the theme and in narrative structure. In the study, we will highlight the critic texts from scholars of the criticism reception about Guimarães Rosa as Rónai, Soares, Holanda and Tatit, besides, this paper is based in the Aesthetic of Reception, formulated by the German Hans Robert Jauss under a perspective of a literary hermeneutics that becomes the reader a major collaborator in the building of sense of a given written production, and which the aesthetic experience is taken by an integration between the legacy of the literary-historical tradition and the interpretive horizons of those who read the work, seen mainly in A história da literatura como provocação à teoria literária. Thus, the first chapter will discuss of the study recepcional-aesthetic and literary hermeneutics through of the texts from Jauss, Gadamer, Ricoeur and Palmer, outlining the main theoretical guidelines for the construction of the next chapters. Following, in the second chapter we will make the study of the “The thin edge of happiness”, “Treetops” and “Much ado” (Third bank of the river and other stories) and “Campo geral” (Corpo de baile). Finally, in the third chapter, we will present analyses of criticism reception of the small collection of the referred narratives.
author_additional HOLANDA, Sílvio Augusto de Oliveira
author_additionalStr HOLANDA, Sílvio Augusto de Oliveira
format Dissertação
author HENRIQUE, Rosalina Albuquerque
title Descobertas do mundo sob o olhar da criança e do louco em Corpo de baile e Primeiras estórias
title_short Descobertas do mundo sob o olhar da criança e do louco em Corpo de baile e Primeiras estórias
title_full Descobertas do mundo sob o olhar da criança e do louco em Corpo de baile e Primeiras estórias
title_fullStr Descobertas do mundo sob o olhar da criança e do louco em Corpo de baile e Primeiras estórias
title_full_unstemmed Descobertas do mundo sob o olhar da criança e do louco em Corpo de baile e Primeiras estórias
title_sort descobertas do mundo sob o olhar da criança e do louco em corpo de baile e primeiras estórias
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2018
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9418
_version_ 1832604001260011520
score 11.755432