Tese

O papel do conflito sociocognitivo na elaboração de noções de conservação por interações de pares constantes e múltiplos

The objective of this study was the comparison of the effect of two social interaction techniques for sociocognitive conflict provoked in the construction of the notions of conservation of interest in the elaboration of metric concepts. It was hypothesized that subjects submitted to multiple interac...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Francisco Hermes Santos da
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Estadual de Campinas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9506
id ir-2011-9506
recordtype dspace
spelling ir-2011-95062019-01-08T13:06:41Z O papel do conflito sociocognitivo na elaboração de noções de conservação por interações de pares constantes e múltiplos SILVA, Francisco Hermes Santos da MORO, Maria Lúcia Faria http://lattes.cnpq.br/1688663157956317 Cognição Construtivismo (Educação) Conflito (Psicologia) Modelos matemáticos Educação em matemática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The objective of this study was the comparison of the effect of two social interaction techniques for sociocognitive conflict provoked in the construction of the notions of conservation of interest in the elaboration of metric concepts. It was hypothesized that subjects submitted to multiple interactions - MI (different pairs in each intervention) would present superior levels of elaboration of notions then the subjects submitted to constant interactions - CI ( the same pairs in the interventions). The experiment had four different moments (pre-test, interventions, immediate post-test, and delayed post-test). One hundred and nine (109) children between 5;5 and 7;3 years old participated in the conservation of continued quantity and sixty (60) children between 6;0 and 7;0 years old, in the conservation of equal lengths (public pre-school students from Campinas - SP.). The data analysed did not confirm the tested hypothesis. Subjects of the MI condition as well as subjects of the CI condition were equally capable of presenting cognitive changes when submitted to sociocognitive conflict, permitting the interpretation that this was responsible for the changes observed in the construction of the notions. There are differences in the results in favor of one or other type of interaction, conforming to the notions, but these are interpreted as results of the methodology applied in each notion. It is suggested that the didatic application of the technique follow the necessity of the teacher to attend to determined individual characteristics of the students. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O objetivo do trabalho foi o de comparar o efeito de duas técnicas de interação social por conflito sociocognitivo provocado na construção de noções de conservação, interessantes à elaboração de conceitos métricos. A hipótese diz que sujeitos submetidos a interações múltiplas-1M (pares diferentes a cada intervenção) apresentam níveis de elaboração das noções superiores aos dos sujeitos submetidos a interações constantes-IC (mesmo par nas intervenções). O experimento tem quatro momentos diferentes (pré-teste, intervenções, pós-teste imediato e pós-teste retardado). Participaram 109 crianças com 5;5 a 7;3 anos na conservação de quantidade contínua e 60, com 6;0 a 7;0 anos, na conservação de comprimentos iguais (alunos de pré-escolas públicas de Campinas (SP». Os dados analisados não confirmam a hipótese testada: tanto os sujeitos que participaram da 1M como os que participaram da IC são capazes de apresentar mudanças cognitivas quando submetidos ao conflito sociocognitivo, permitindo a interpretação de que este foi o responsável pelas mudanças observadas na construção das noções. Há diferenças de resultados em favor de um ou outro tipo de interação, conforme as noções, mas que são interpretadas como resultantes da metodologia aplicada em cada noção. Sugere-se a aplicação didática das técnicas segundo a necessidade de o professor atender a determinadas características individuais dos alunos. 2018-03-05T18:29:00Z 2018-03-05T18:29:00Z 1999-05-14 Tese SILVA, Francisco Hermes Santos da. O papel do conflito sociocognitivo na elaboração de noções de conservação por interações de pares constantes e múltiplos. 1999. 260 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 1999. Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9506>. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9506 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Estadual de Campinas Brasil Faculdade de Educação – FE/UNICAMP UNICAMP Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UNICAMP http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251246
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Cognição
Construtivismo (Educação)
Conflito (Psicologia)
Modelos matemáticos
Educação em matemática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Cognição
Construtivismo (Educação)
Conflito (Psicologia)
Modelos matemáticos
Educação em matemática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
SILVA, Francisco Hermes Santos da
O papel do conflito sociocognitivo na elaboração de noções de conservação por interações de pares constantes e múltiplos
topic_facet Cognição
Construtivismo (Educação)
Conflito (Psicologia)
Modelos matemáticos
Educação em matemática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description The objective of this study was the comparison of the effect of two social interaction techniques for sociocognitive conflict provoked in the construction of the notions of conservation of interest in the elaboration of metric concepts. It was hypothesized that subjects submitted to multiple interactions - MI (different pairs in each intervention) would present superior levels of elaboration of notions then the subjects submitted to constant interactions - CI ( the same pairs in the interventions). The experiment had four different moments (pre-test, interventions, immediate post-test, and delayed post-test). One hundred and nine (109) children between 5;5 and 7;3 years old participated in the conservation of continued quantity and sixty (60) children between 6;0 and 7;0 years old, in the conservation of equal lengths (public pre-school students from Campinas - SP.). The data analysed did not confirm the tested hypothesis. Subjects of the MI condition as well as subjects of the CI condition were equally capable of presenting cognitive changes when submitted to sociocognitive conflict, permitting the interpretation that this was responsible for the changes observed in the construction of the notions. There are differences in the results in favor of one or other type of interaction, conforming to the notions, but these are interpreted as results of the methodology applied in each notion. It is suggested that the didatic application of the technique follow the necessity of the teacher to attend to determined individual characteristics of the students.
author_additional MORO, Maria Lúcia Faria
author_additionalStr MORO, Maria Lúcia Faria
format Tese
author SILVA, Francisco Hermes Santos da
title O papel do conflito sociocognitivo na elaboração de noções de conservação por interações de pares constantes e múltiplos
title_short O papel do conflito sociocognitivo na elaboração de noções de conservação por interações de pares constantes e múltiplos
title_full O papel do conflito sociocognitivo na elaboração de noções de conservação por interações de pares constantes e múltiplos
title_fullStr O papel do conflito sociocognitivo na elaboração de noções de conservação por interações de pares constantes e múltiplos
title_full_unstemmed O papel do conflito sociocognitivo na elaboração de noções de conservação por interações de pares constantes e múltiplos
title_sort o papel do conflito sociocognitivo na elaboração de noções de conservação por interações de pares constantes e múltiplos
publisher Universidade Estadual de Campinas
publishDate 2018
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9506
_version_ 1787147907438215168
score 11.653393