/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
An?lise do treinamento por refor?amento positivo para habitua??o de Sapajus apella em aparato experimental
OBJETIVO: Determinar o padr?o de aprendizagem e as diferen?as inter e intraindividuais observadas em treinamento para entrada volunt?ria e posicionamento de macacos Sapajus apella em aparato experimental (cadeira para primatas), bem como quantificar o tempo necess?rio para a obten??o dos resultado...
Autor principal: | Reis, Rafaela Martins |
---|---|
Outros Autores: | Leal, Leon Claudio Pinheiro, Muniz, Jos? Augusto Pereira Carneiro, Bahia, Carlomagno Pacheco, Krejcov?, Lane Viana |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
MS/SVS/Instituto Evandro Chagas
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://patua.iec.gov.br//handle/iec/4384 |
Resumo: |
---|
OBJETIVO: Determinar o padr?o de aprendizagem e as diferen?as inter e intraindividuais observadas em treinamento para
entrada volunt?ria e posicionamento de macacos Sapajus apella em aparato experimental (cadeira para primatas), bem
como quantificar o tempo necess?rio para a obten??o dos resultados esperados. MATERIAIS E M?TODOS: Participaram da
pesquisa tr?s macacos machos que foram submetidos a um per?odo de dois meses de habitua??o aos experimentadores,
seguido de sess?es di?rias de 20 min de treinamento por condicionamento operante, com o emprego das t?cnicas
de clicker e refor?amento positivo por meio de recompensas comest?veis, pelo per?odo de quatro meses. As sess?es
foram gravadas para posterior an?lise de par?metros temporais e de frequ?ncia de apresenta??o dos comportamentos
desejados. RESULTADOS: An?lises interindividuais revelaram diferen?as significativas na compara??o dos escores obtidos
para cada animal nas lat?ncias e frequ?ncias de apresenta??o dos comportamentos desejados. An?lises intraindividuais
comparando diferentes janelas temporais ao longo do per?odo de treinamento revelaram diferen?as significativas de
desempenho dos animais nos diferentes per?odos, refletidos nas curvas de aprendizado individuais que demonstraram
alcance de plat? para diferentes par?metros comportamentais para cada animal. CONCLUS?O: O refor?o positivo
se mostrou eficaz no treinamento para posicionamento na cadeira para primatas. Possivelmente, fatores individuais
influenciaram de forma significativa os padr?es de aprendizagem. A aplica??o de t?cnicas de refor?amento positivo
influencia positivamente a rela??o humano?primata e o bem-estar desses animais experimentais, apesar da necessidade
de disposi??o de tempo para o alcance dos padr?es comportamentais desejados, constituindo assim uma importante
t?cnica de refinamento e manejo de primatas. |