Artigo

An?lise do treinamento por refor?amento positivo para habitua??o de Sapajus apella em aparato experimental

OBJETIVO: Determinar o padr?o de aprendizagem e as diferen?as inter e intraindividuais observadas em treinamento para entrada volunt?ria e posicionamento de macacos Sapajus apella em aparato experimental (cadeira para primatas), bem como quantificar o tempo necess?rio para a obten??o dos resultado...

ver descrição completa

Autor principal: Reis, Rafaela Martins
Outros Autores: Leal, Leon Claudio Pinheiro, Muniz, Jos? Augusto Pereira Carneiro, Bahia, Carlomagno Pacheco, Krejcov?, Lane Viana
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: MS/SVS/Instituto Evandro Chagas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://patua.iec.gov.br//handle/iec/4384
Resumo:
OBJETIVO: Determinar o padr?o de aprendizagem e as diferen?as inter e intraindividuais observadas em treinamento para entrada volunt?ria e posicionamento de macacos Sapajus apella em aparato experimental (cadeira para primatas), bem como quantificar o tempo necess?rio para a obten??o dos resultados esperados. MATERIAIS E M?TODOS: Participaram da pesquisa tr?s macacos machos que foram submetidos a um per?odo de dois meses de habitua??o aos experimentadores, seguido de sess?es di?rias de 20 min de treinamento por condicionamento operante, com o emprego das t?cnicas de clicker e refor?amento positivo por meio de recompensas comest?veis, pelo per?odo de quatro meses. As sess?es foram gravadas para posterior an?lise de par?metros temporais e de frequ?ncia de apresenta??o dos comportamentos desejados. RESULTADOS: An?lises interindividuais revelaram diferen?as significativas na compara??o dos escores obtidos para cada animal nas lat?ncias e frequ?ncias de apresenta??o dos comportamentos desejados. An?lises intraindividuais comparando diferentes janelas temporais ao longo do per?odo de treinamento revelaram diferen?as significativas de desempenho dos animais nos diferentes per?odos, refletidos nas curvas de aprendizado individuais que demonstraram alcance de plat? para diferentes par?metros comportamentais para cada animal. CONCLUS?O: O refor?o positivo se mostrou eficaz no treinamento para posicionamento na cadeira para primatas. Possivelmente, fatores individuais influenciaram de forma significativa os padr?es de aprendizagem. A aplica??o de t?cnicas de refor?amento positivo influencia positivamente a rela??o humano?primata e o bem-estar desses animais experimentais, apesar da necessidade de disposi??o de tempo para o alcance dos padr?es comportamentais desejados, constituindo assim uma importante t?cnica de refinamento e manejo de primatas.