Artigo

Novos registros de morcegos do Parque Nacional da Amazônia (Tapajós) com observações do período de atividade noturna e reprodução.

Foi feito um levantamento da quiropterofauna do Parque Nacional da Amazônia no início da época chuvosa (dezembro 1978 - janeiro 1979). Coletas foram realizadas durante o dia e à noite. Foram coletados 387 espécimens representando 32 espécies de morcegos, sendo que 17 espécies tiveram sua primeira oc...

ver descrição completa

Autor principal: Marques-Aguiar, Suely Aparecida
Grau: Artigo
Idioma: Portuguese
Publicado em: Museu Paraense Emilio Goeldi 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/401
Resumo:
Foi feito um levantamento da quiropterofauna do Parque Nacional da Amazônia no início da época chuvosa (dezembro 1978 - janeiro 1979). Coletas foram realizadas durante o dia e à noite. Foram coletados 387 espécimens representando 32 espécies de morcegos, sendo que 17 espécies tiveram sua primeira ocorrência registrada no Parque Atividade noturna das espécies mais comuns da área foi registrada entre 18:00 e 24:00 horas. Um pico dessa atividade ocorreu no início da noite e é provável que haja outro pico antes do amanhecer. Muitas fêmeas estavam grávidas e/ou lactantes no início da época chuvosa, indicando que esse período é especialmente favorável para a reprodução.