Artigo

Aves de um trecho de mata no baixo Rio Guamá - uma reanálise: riqueza, raridade, diversidade, similaridade e preferências ecológicas.

Os resultados dos censos das avifaunas do sub-bosque de três ambientes amazônicos (mata de terra firme, mata de várzea e capoeira) apresentados por Novaes (1970) foram reanalisados. Nesta reanálise não foram consideradas as recapturas. A capoeira, apesar de apresentar maior riqueza de espécies, é me...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, José Maria Cardoso da
Outros Autores: Constantino, Reginaldo
Grau: Artigo
Idioma: Portuguese
Publicado em: Museu Paraense Emilio Goeldi 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/405
Resumo:
Os resultados dos censos das avifaunas do sub-bosque de três ambientes amazônicos (mata de terra firme, mata de várzea e capoeira) apresentados por Novaes (1970) foram reanalisados. Nesta reanálise não foram consideradas as recapturas. A capoeira, apesar de apresentar maior riqueza de espécies, é menos deiversa, como demonstrado pelos índices H´ e E (S100), do que as matas. A percentagem de espécies raras é bastante alta nos três habitats. Como era esperado, as matas são similares entre si do que com a capoeira. Quatorze espécies apresentaram preferências de habitat: seis (Thamnophilus amazonicus, Manacus manacus, Pipra rubrocapilla, Pipromorpha oleaginea, Ramphocelus carbo e Saltator maximus) foram capturadas significativamente mais na capoeira; duas (Pyriglena leuconota e Arremon taciturnus) no conjunto mata de terra firme-capoeira; três (Glyphorhynchus spirurus, Thamnophilus aethiops e Turdus albicollis) no conjunto mata de terra firme-mata de várzea; e três (Chloroceryle inda, Myrmotherula hauxwelli e Turdus fumigatus) na mata de várzea.