Livro

Análise florística e estrutural para avaliação da fragmentação nas florestas de várzea do estuário amazônico.

Objetivou-se avaliar a fragmentação dos açaizais em seis localidades com floresta de várzea no estuário amazônico. Foram selecionadas quatro localidades no município de Breves e duas no município de Melgaço, Estado do Pará. Para o levantamento da composição e estrutura florís...

ver descrição completa

Autor principal: Jardim, Mário Augusto Gonçalves
Outros Autores: Amaral, Dário Dantas, Santos, Gideão Costa dos, Medeiros, Tonny David Santiago, Silva, Carlos Alberto da, Francez, Daniel da Costa, Costa Neto, Salustiano Villar
Grau: Livro
Idioma: pt_BR
Publicado em: Museu Paraense Emilio Goeldi 2014
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/791
id ir-mgoeldi-791
recordtype dspace
spelling ir-mgoeldi-7912019-07-17T17:50:28Z Análise florística e estrutural para avaliação da fragmentação nas florestas de várzea do estuário amazônico. Jardim, Mário Augusto Gonçalves Amaral, Dário Dantas Santos, Gideão Costa dos Medeiros, Tonny David Santiago Silva, Carlos Alberto da Francez, Daniel da Costa Costa Neto, Salustiano Villar Fragmentação dos açaizais Açaí Objetivou-se avaliar a fragmentação dos açaizais em seis localidades com floresta de várzea no estuário amazônico. Foram selecionadas quatro localidades no município de Breves e duas no município de Melgaço, Estado do Pará. Para o levantamento da composição e estrutura florística em cada localidade foram delineadas 50 parcelas de 25 m x 10m distribuídas da seguinte forma: município de Breves - Mapuá (1 ha), Pracaxi-Açu (1 ha), Rio Macena (2 ha) e Furo do Alambique (2ha);município de Melgaço - Laranjal I (2 ha) e Laranjal (II). Mediu-se todos os indivíduos arbóreos com diâmetro a altura do peito (OAP ~ 20 cm), na medição das palmeiras foi adotado o OAP ~ 10 em . A altura foi estimada para todos os indivíduos mensurados. Os dados foram analisados calculando-se a freqüência relativa; densidade relativa; dominância relativa; índice de valor de importância e o índice de valor de cobertura para famílias e espécies através do Programa Fitopac. Os valores de diversidade para espécies foram calculados pelos índices de Shannon­ Weaver (H'), Simpson (O) e Equabilidade (J). As amostras botânicas coletadas foram identificadas adotando-se o Sistema de Cronquist e incorporad as no Herbário João Murça Pires do Museu Paraense Emílio Goeldi. Os resultados mostraram que as localidades do Mapuá e Pracaxi­ Açu no município de Breves apresentaram popula ções de açaizais não manejadas e sem nenhum vestígio de fragmentação por meio da extração predatória do palmito. 2014-08-06T12:22:26Z 2014-08-06T12:22:26Z 2004 Book chapter Jardim, M.A.G.; Amaral, D.D. do; Santos, G.C. dos; Medeiros, T.D.S.; Silva, C.A. da; Francez, D.da C.; Neto, S.V.da C . 2004. Análise florística e estrutural para avaliação da fragmentação nas florestas de várzea do estuário amazônico. In: Jardim, M.A.G.; Mourão, L.; Grossmann, M. (Org.) – Açaí – possibilidades e limites para o desenvolvimento sustentável no estuário amaz ônico . Belém: MPEG, p. 101 – 121. 85-7098-102-3 http://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/791 pt_BR application/pdf Museu Paraense Emilio Goeldi
institution Repositório Institucional - Museu Paraense Emílio Goeldi
collection RepositorioEmilioGoeldi
language pt_BR
topic Fragmentação dos açaizais
Açaí
spellingShingle Fragmentação dos açaizais
Açaí
Jardim, Mário Augusto Gonçalves
Análise florística e estrutural para avaliação da fragmentação nas florestas de várzea do estuário amazônico.
topic_facet Fragmentação dos açaizais
Açaí
description Objetivou-se avaliar a fragmentação dos açaizais em seis localidades com floresta de várzea no estuário amazônico. Foram selecionadas quatro localidades no município de Breves e duas no município de Melgaço, Estado do Pará. Para o levantamento da composição e estrutura florística em cada localidade foram delineadas 50 parcelas de 25 m x 10m distribuídas da seguinte forma: município de Breves - Mapuá (1 ha), Pracaxi-Açu (1 ha), Rio Macena (2 ha) e Furo do Alambique (2ha);município de Melgaço - Laranjal I (2 ha) e Laranjal (II). Mediu-se todos os indivíduos arbóreos com diâmetro a altura do peito (OAP ~ 20 cm), na medição das palmeiras foi adotado o OAP ~ 10 em . A altura foi estimada para todos os indivíduos mensurados. Os dados foram analisados calculando-se a freqüência relativa; densidade relativa; dominância relativa; índice de valor de importância e o índice de valor de cobertura para famílias e espécies através do Programa Fitopac. Os valores de diversidade para espécies foram calculados pelos índices de Shannon­ Weaver (H'), Simpson (O) e Equabilidade (J). As amostras botânicas coletadas foram identificadas adotando-se o Sistema de Cronquist e incorporad as no Herbário João Murça Pires do Museu Paraense Emílio Goeldi. Os resultados mostraram que as localidades do Mapuá e Pracaxi­ Açu no município de Breves apresentaram popula ções de açaizais não manejadas e sem nenhum vestígio de fragmentação por meio da extração predatória do palmito.
format Livro
author Jardim, Mário Augusto Gonçalves
author2 Amaral, Dário Dantas
Santos, Gideão Costa dos
Medeiros, Tonny David Santiago
Silva, Carlos Alberto da
Francez, Daniel da Costa
Costa Neto, Salustiano Villar
author2Str Amaral, Dário Dantas
Santos, Gideão Costa dos
Medeiros, Tonny David Santiago
Silva, Carlos Alberto da
Francez, Daniel da Costa
Costa Neto, Salustiano Villar
title Análise florística e estrutural para avaliação da fragmentação nas florestas de várzea do estuário amazônico.
title_short Análise florística e estrutural para avaliação da fragmentação nas florestas de várzea do estuário amazônico.
title_full Análise florística e estrutural para avaliação da fragmentação nas florestas de várzea do estuário amazônico.
title_fullStr Análise florística e estrutural para avaliação da fragmentação nas florestas de várzea do estuário amazônico.
title_full_unstemmed Análise florística e estrutural para avaliação da fragmentação nas florestas de várzea do estuário amazônico.
title_sort análise florística e estrutural para avaliação da fragmentação nas florestas de várzea do estuário amazônico.
publisher Museu Paraense Emilio Goeldi
publishDate 2014
url http://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/791
_version_ 1787135626379788288
score 11.755432