Dissertação

Tecnologia da informação e cooperativismo: website institucional como ferramenta de gestão da Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense – CASP

Procedural institutional websites are indispensable for enterprises to create a contact and relationship channel with their consumers and customers, they are tools that enable the presentation of their products, services and differentials. In the digital age we live in, where the internet has a grea...

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Autor principal: CASTRO, Caren Vanessa Pinheiro de
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/271
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spelling oai:10.0.2.15:prefix-2712023-06-26T20:50:07Z Tecnologia da informação e cooperativismo: website institucional como ferramenta de gestão da Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense – CASP CASTRO, Caren Vanessa Pinheiro de REIS, Adebaro Alves dos http://lattes.cnpq.br/7556581653253546 https://orcid.org/0000-0002-5177-8926 Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará Tecnologia da informação Cooperativismo Gestão Website Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense – CASP Information technology Cooperativism Management CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS Gestão de Empreendimentos Agroalimentares Procedural institutional websites are indispensable for enterprises to create a contact and relationship channel with their consumers and customers, they are tools that enable the presentation of their products, services and differentials. In the digital age we live in, where the internet has a great influence on the lives of people who consume information, it is essential that these organizations establish themselves in the digital world in an intelligent way and with digital means that contribute to its development. It is also possible to notice that enterprises are increasingly looking for web tools to create this link with their audience, but these are sites that are not properly published and are not published an effective information and marketing channel for products and services, making this digital presence difficult lasting and strong in the market. In view of this situation, this work intends to develop a computational tool that will have the objective of disseminating information and creating a commercialization channel for the products of the Cooperative Agropecuária do Salgado Paraense - ASP. Currently, CASP does not have a dynamic, up-to-date website that establishes a sales strategy that allows the enterprise to have attractive and relevant content in the market it operates. The research presented a qualitative approach, with procedures consisting of bibliographic research and action research. In order to achieve the work, it was necessary to understand the impacts of the advancement of the internet, design and importance of websites and digital cooperativism as a competitive instrument for cooperatives. Through action research, it was possible to know the history of the CASP cooperative and its technological reality, which enabled the collection of historical and organizational data, as well as the understanding of its business strategy and what a cooperative aimed for its development in the environment. digital. The result of this research is presented in the website publication with all the information regarding the development of the tool. Thus, the work made it possible to contribute through the implementation of the website, with an improvement in the information management process of Casp - Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense, and with the marketing strategy of its products, simplifying its sustainability in rural areas of the Amazon Paraense. Websites institucionais tornaram-se indispensáveis para empreendimentos criarem um canal de contato e relacionamento com seus consumidores e clientes, são ferramentas que possibilitam a apresentação de seus produtos, serviços e diferenciais. Na era digital em que vivemos, onde a internet tem grande influência na vida das pessoas quanto consumidores de informação, é essencial que essas organizações se estabeleçam no mundo digital de forma inteligente e com meios digitais que contribuem para o seu desenvolvimento. Também é possível perceber que os empreendimentos estão buscando cada vez mais essas ferramentas web para criarem esse vínculo com seu público, porém são websites que não são devidamente atualizados e não possibilitam um canal de informação e comercialização de produtos e serviços eficazes, dificultando essa presença digital de forma duradoura e forte no mercado. Diante desta situação, este trabalho propõe desenvolver uma ferramenta computacional que terá o objetivo de divulgar as informações e criar um canal de comercialização dos produtos da Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense - CASP. Atualmente, a CASP não possui um website dinâmico, atual e que estabeleça estratégias de vendas, que possibilite o empreendimento ter conteúdo atrativo e relevante no mercado que atua. A pesquisa apresentou um enfoque qualitativo, com procedimentos constituídos de pesquisa bibliográfica e pesquisa ação. Com intuito de atingir a finalidade do trabalho, foi necessário compreender os impactos do avanço da internet, concepção e importância dos websites e do cooperativismo digital como instrumento competitivo para as cooperativas. Através da pesquisa ação, foi possível conhecer a história da cooperativa CASP e sua realidade tecnológica, o que possibilitou a coleta de dados históricos e organizacionais, assim como a compreensão da sua estratégia de negócio e o que a cooperativa almejava para o seu desenvolvimento no ambiente digital. O resultado desta pesquisa é apresentado na publicação do website com todas informações referentes ao desenvolvimento da ferramenta. Dessa forma, o trabalho possibilitou contribuir através da implantação da website, com a melhoria do processo de gestão das informações da Casp – Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense, e com a estratégia de comercialização dos seus produtos, visando a sua sustentabilidade no meio rural da Amazônia Paraense. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará 2022-09-29T17:19:37Z 2022-09-29T17:19:37Z 2021-09-30 Dissertação CASTRO, Caren Vanessa Pinheiro de. Tecnologia da informação e cooperativismo: website institucional como ferramenta de gestão da Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense – CASP. 2021. 133 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/271. Acesso em:. https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/271 por Acesso aberto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares IFPA
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