Dissertação

Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo

This present paper presents a research developed in the Program of Professional Masters in Rural Development and Management of Agri - food Developments of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará, class of Paragominas. This paper aims to discuss and suggest new approaches t...

ver descrição completa

Autor principal: PONTES, Agnaldo Reis
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/402
id oai:10.0.2.15:prefix-402
recordtype dspace
spelling oai:10.0.2.15:prefix-4022023-06-26T22:52:27Z Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo PONTES, Agnaldo Reis PAIXÃO, Antônio Jorge Paraense http://lattes.cnpq.br/2722578812600132 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Geogebra Geometria Educação do campo Geometry Countryside education CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL Gestão de Empreendimentos Agroalimentares This present paper presents a research developed in the Program of Professional Masters in Rural Development and Management of Agri - food Developments of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará, class of Paragominas. This paper aims to discuss and suggest new approaches that enable improvements in the teaching of mathematics through the insertion of Information and Communication Technologies from the preparation of a didactic sequence for teaching and learning of metric relations in the right triangle using GeoGebra. From the data collected through questionnaires, it was possible to understand the perception of teachers and students regarding the uses of Information and Communication Technologies - ICTs in teaching and learning of mathematics. Mathematics teachers recognize the importance of technological resources for the teaching of mathematics, however, it is observed that the teaching of mathematics, practiced by them, continues to replicate the traditional method of teaching this discipline. With the information collected, after the validation of the didactic sequence, the benefits that ICT can bring to teaching and learning in mathematics are evident O presente trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, turma de Paragominas. Teve por objetivo discutir e sugerir novas abordagens que possibilitam melhorias no ensino de matemática por meio da inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação a partir da elaboração de uma sequência didática para o ensino e aprendizagem das relações métricas no triângulo retângulo utilizando o GeoGebra. A partir dos dados coletados, por meio dos questionários, foi possível compreender a percepção dos professores e alunos a respeito do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC no ensino e aprendizagem em matemática. Os professores de matemática entrevistados reconhecem a importância dos recursos tecnológicos para o ensino de matemática, entretanto, observa-se que o ensino de matemática, por eles praticado, continua replicando o método tradicional de ensinar essa disciplina. Com as informações coletadas, após a validação da sequência didática, ficaram evidente os benefícios que as TIC podem trazer para o ensino e aprendizagem em matemática Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará 2023-03-24T14:10:04Z 2023-03-24T14:10:04Z 2020-08-20 Dissertação PONTES, Agnaldo reis. Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo. 2020. 80 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/402. Acesso em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/402 por Acesso aberto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares IFPA
institution Repositório Institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
collection RI-IFPA
language por
topic Geogebra
Geometria
Educação do campo
Geometry
Countryside education
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
Gestão de Empreendimentos Agroalimentares
spellingShingle Geogebra
Geometria
Educação do campo
Geometry
Countryside education
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
Gestão de Empreendimentos Agroalimentares
PONTES, Agnaldo Reis
Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo
topic_facet Geogebra
Geometria
Educação do campo
Geometry
Countryside education
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
Gestão de Empreendimentos Agroalimentares
description This present paper presents a research developed in the Program of Professional Masters in Rural Development and Management of Agri - food Developments of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará, class of Paragominas. This paper aims to discuss and suggest new approaches that enable improvements in the teaching of mathematics through the insertion of Information and Communication Technologies from the preparation of a didactic sequence for teaching and learning of metric relations in the right triangle using GeoGebra. From the data collected through questionnaires, it was possible to understand the perception of teachers and students regarding the uses of Information and Communication Technologies - ICTs in teaching and learning of mathematics. Mathematics teachers recognize the importance of technological resources for the teaching of mathematics, however, it is observed that the teaching of mathematics, practiced by them, continues to replicate the traditional method of teaching this discipline. With the information collected, after the validation of the didactic sequence, the benefits that ICT can bring to teaching and learning in mathematics are evident
author_additional PAIXÃO, Antônio Jorge Paraense
author_additionalStr PAIXÃO, Antônio Jorge Paraense
format Dissertação
author PONTES, Agnaldo Reis
title Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo
title_short Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo
title_full Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo
title_fullStr Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo
title_full_unstemmed Uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo
title_sort uma abordagem das relações métricas no triângulo retângulo para alunos do campo
publisher Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
publishDate 2023
url https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/402
_version_ 1799147376759275520
score 11.653393