Artigo

Desafios da educação do campo: letramentos em tempo de pandemia nos anos iniciais no Polo Educacional Tessalônica em Irituia- PA

O presente trabalho discute as práticas de letramentos dos professores dos anos iniciais, suas vivências e experiências com as atividades de leitura e escrita no contexto de aulas remotas, devido à pandemia do Covid - 19. O objetivo do estudo é analisar os desafios da Educação do campo nas práticas...

ver descrição completa

Autor principal: FREITAS, Maria Jacione da Silva
Outros Autores: NASCIMENTO, Jeane Cleide Bernardino, NEVES, Miranilde Oliveira
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/483
Resumo:
O presente trabalho discute as práticas de letramentos dos professores dos anos iniciais, suas vivências e experiências com as atividades de leitura e escrita no contexto de aulas remotas, devido à pandemia do Covid - 19. O objetivo do estudo é analisar os desafios da Educação do campo nas práticas de letramentos em tempos de pandemia nos anos iniciais no Polo Educacional Tessalônica em Irituia- Pará. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário em formato eletrônico, gerado pela plataforma google forms, com uma pergunta objetiva e seis subjetivas, em relação à condução das aulas, no período de isolamento social. Para tanto, a pesquisa fundamentou-se em autores que discutem os letramentos, bem como a educação do campo, numa perspectiva de formar o aluno para dominar as práticas de interações comunicativas, presentes no seu cotidiano. Na tentativa de manter os educandos envolvidos em atividades educacionais, os professores utilizaram atividades impressas para trabalhar as práticas de letramentos e assim, avançar no processo de aprendizagem dos educandos dos espaços rurais.