Capítulo de Livro

Nós pertencemos: lugar de representatividade e origem na formação de educadores do campo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre o lugar de representatividade e origem na formação de educadores do campo. A metodologia está embasada na abordagem qualitativa, pesquisa de campo e entrevista semiestruturada, com base nos estudos de pesquisa-formação (JOSSO, 2010) e investigação formaçã...

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Autor principal: CORRÊA, Joana Laura Cota
Outros Autores: NEVES, Miranilde Oliveira
Grau: Capítulo de Livro
Idioma: por
Publicado em: Realize Eventos Científicos & Editora 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/487
Resumo:
Este estudo tem como objetivo refletir sobre o lugar de representatividade e origem na formação de educadores do campo. A metodologia está embasada na abordagem qualitativa, pesquisa de campo e entrevista semiestruturada, com base nos estudos de pesquisa-formação (JOSSO, 2010) e investigação formação (SOUZA, 2006). Os resultados revelaram que a formação superior pública mediada pela Licenciatura em Educação do Campo, possibilitou aos egressos, participantes da pesquisa, o reconhecimento de uma identidade que compreende suas ligações com a terra, bem como, contribui na constituição de uma identidade do campo. Estas práticas refletem em agentes de desenvolvimento e transformação na sociedade, quando os egressos valorizam o trabalho coletivo na comunidade e buscam gesticular práticas humanizadoras em seu fazer educativo.