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Capítulo de Livro
Nós pertencemos: lugar de representatividade e origem na formação de educadores do campo
Este estudo tem como objetivo refletir sobre o lugar de representatividade e origem na formação de educadores do campo. A metodologia está embasada na abordagem qualitativa, pesquisa de campo e entrevista semiestruturada, com base nos estudos de pesquisa-formação (JOSSO, 2010) e investigação formaçã...
Autor principal: | CORRÊA, Joana Laura Cota |
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Outros Autores: | NEVES, Miranilde Oliveira |
Grau: | Capítulo de Livro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Realize Eventos Científicos & Editora
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/487 |
Resumo: |
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Este estudo tem como objetivo refletir sobre o lugar de representatividade e origem na formação de educadores do campo. A metodologia está embasada na abordagem qualitativa, pesquisa de campo e entrevista semiestruturada, com base nos estudos de pesquisa-formação (JOSSO, 2010) e investigação formação (SOUZA, 2006). Os resultados revelaram que a formação superior pública mediada pela Licenciatura em Educação do Campo, possibilitou aos egressos, participantes da pesquisa, o reconhecimento de uma identidade que compreende suas ligações com a terra, bem como, contribui na constituição de uma identidade do campo. Estas práticas refletem em agentes
de desenvolvimento e transformação na sociedade, quando os egressos valorizam o trabalho coletivo na comunidade e buscam gesticular práticas humanizadoras em seu fazer educativo. |