Artigo

Leitura e escrita na academia: reflexos de uma realidade a ser discutida

Propor uma reflexão sobre a prática de produção textual escrita com destaque para a importância da leitura e da interpretação diária e contínua na Academia constitui-se um dos principais objetivos do trabalho aqui apresentado. No decorrer deste artigo serão demonstradas as etapas do projeto de ofici...

ver descrição completa

Autor principal: NEVES, Miranilde Oliveira
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal de Uberlândia 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/489
Resumo:
Propor uma reflexão sobre a prática de produção textual escrita com destaque para a importância da leitura e da interpretação diária e contínua na Academia constitui-se um dos principais objetivos do trabalho aqui apresentado. No decorrer deste artigo serão demonstradas as etapas do projeto de oficinas acadêmicas desenvolvidas nas Instituições de Ensino Superior Público de Tucuruí-PA: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Universidade Federal do Pará – UFPA e Universidade do Estado do Pará – UEPA, além da metodologia aplicada, os objetivos do projeto e o mais importante: os resultados que foram obtidos através de uma concepção dialógica de estudo que valorizou teoria e prática na elaboração de textos acadêmicos produzidos pelos educandos – participantes do projeto “Oficinas de Textos: como obter sucesso em produções acadêmicas”. Para que este trabalho se desenvolvesse com êxito foram utilizadas como respaldo teórico, dentre outras autoras Délia Lerner e Irandé Antunes. Comprovou-se durante o período em que ocorreu o projeto que apesar de os estudantes universitários vivenciarem uma necessidade cotidiana quanto à qualidade e clareza de seus textos, na prática isso pouco acontece.