/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Leitura e escrita na academia: reflexos de uma realidade a ser discutida
Propor uma reflexão sobre a prática de produção textual escrita com destaque para a importância da leitura e da interpretação diária e contínua na Academia constitui-se um dos principais objetivos do trabalho aqui apresentado. No decorrer deste artigo serão demonstradas as etapas do projeto de ofici...
Autor principal: | NEVES, Miranilde Oliveira |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal de Uberlândia
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/489 |
Resumo: |
---|
Propor uma reflexão sobre a prática de produção textual escrita com destaque para a importância da leitura e da interpretação diária e contínua na Academia constitui-se um dos principais objetivos do trabalho aqui apresentado. No decorrer deste artigo serão demonstradas as etapas do projeto de oficinas acadêmicas desenvolvidas nas Instituições de Ensino Superior Público de Tucuruí-PA: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Pará – IFPA, Universidade Federal do Pará – UFPA e Universidade do Estado do Pará – UEPA, além da metodologia aplicada, os objetivos do projeto e o mais importante: os
resultados que foram obtidos através de uma concepção dialógica de estudo que valorizou teoria e prática na elaboração de textos acadêmicos produzidos pelos educandos – participantes do projeto “Oficinas de Textos: como obter sucesso em produções acadêmicas”. Para que este trabalho se desenvolvesse com êxito foram utilizadas como respaldo teórico, dentre outras autoras Délia Lerner e Irandé Antunes. Comprovou-se durante o período em que
ocorreu o projeto que apesar de os estudantes universitários vivenciarem uma necessidade cotidiana quanto à qualidade e clareza de seus textos, na prática isso pouco acontece. |