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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Metodologia de desenvolvimento centrada no usuário aplicada a criação e avaliação de um casual game: um estudo de caso
A indústria de jogos eletrônicos tem crescido vertiginosamente e se tornado um dos setores mais importantes de entretenimento. Os casual games são parte de uma vertente que tem tomado conta de todos os smartphones e tablets da atualidade. Com os casual games qualquer pessoa que possua um dispositivo...
Autor principal: | OLIVEIRA, Cláudia Caroline Lima de |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-10602019-02-26T20:17:58Z Metodologia de desenvolvimento centrada no usuário aplicada a criação e avaliação de um casual game: um estudo de caso OLIVEIRA, Cláudia Caroline Lima de SERUFFO, Marcos César da Rocha http://lattes.cnpq.br/3794198610723464 SOUZA, Daniel da Silva Jogos eletrônicos Jogos eletrônicos - Desenvolvimento CNPQ::ENGENHARIAS A indústria de jogos eletrônicos tem crescido vertiginosamente e se tornado um dos setores mais importantes de entretenimento. Os casual games são parte de uma vertente que tem tomado conta de todos os smartphones e tablets da atualidade. Com os casual games qualquer pessoa que possua um dispositivo com acesso à Internet é um jogador em potencial. Este trabalho apresenta uma proposta de desenvolvimento centrado no usuário de um casual game e seus principais aspectos. A partir de um levantamento da literatura são expostos os principais conceitos com base nos quais o trabalho foi desenvolvido. Levando em conta que esta é uma atividade multidisciplinar e que trata de uma das formas de entretenimento mais antigas e intrínsecas do ser humano. É apresentada a avaliação do jogo a partir do teste de usabilidade aliado a aplicação de avaliação heurísticas aos dados coletados, sendo estas heurísticas divididas em heurísticas de usabilidade e de gameplay. Como contribuição, o trabalho busca oferecer uma base para desenvolvedores e empreendedores da área de criação de games, unindo aspectos técnicos e conceituais, via de regra abordados isoladamente. 2019-02-21T19:52:46Z 2019-02-21T19:52:46Z 2018-01-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação OLIVEIRA, Cláudia Caroline Lima de. Metodologia de desenvolvimento centrada no usuário aplicada a criação e avaliação de um casual game: um estudo de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1060. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1060 Acesso Aberto 1 DVD |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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A indústria de jogos eletrônicos tem crescido vertiginosamente e se tornado um dos setores mais importantes de entretenimento. Os casual games são parte de uma vertente que tem tomado conta de todos os smartphones e tablets da atualidade. Com os casual games qualquer pessoa que possua um dispositivo com acesso à Internet é um jogador em potencial. Este trabalho apresenta uma proposta de desenvolvimento centrado no usuário de um casual game e seus principais aspectos. A partir de um levantamento da literatura são expostos os principais conceitos com base nos quais o trabalho foi desenvolvido. Levando em conta que esta é uma atividade multidisciplinar e que trata de uma das formas de entretenimento mais antigas e intrínsecas do ser humano. É apresentada a avaliação do jogo a partir do teste de usabilidade aliado a aplicação de avaliação heurísticas aos dados coletados, sendo estas heurísticas divididas em heurísticas de usabilidade e de gameplay. Como contribuição, o trabalho busca oferecer uma base para desenvolvedores e empreendedores da área de criação de games, unindo aspectos técnicos e conceituais, via de regra abordados isoladamente. |
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