Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

(RE)pensando a ética na prática psicoterapêutica a partir da Gestalt-Terapia

A discussão do tema Ética, por vezes, se fecha na deontologia dos códigos de ética profissionais. Contudo, tal discussão extrapola esse recorte e alcança outra dimensão no que compete ao fazer ético em psicoterapia, não unicamente baseado em leis e diretrizes. Esta pesquisa discute acerca do faze...

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Autor principal: NASCIMENTO, Lázaro Castro Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1064
Resumo:
A discussão do tema Ética, por vezes, se fecha na deontologia dos códigos de ética profissionais. Contudo, tal discussão extrapola esse recorte e alcança outra dimensão no que compete ao fazer ético em psicoterapia, não unicamente baseado em leis e diretrizes. Esta pesquisa discute acerca do fazer ético na prática psicoterapêutica em Gestalt-terapia. Os objetivos são: aprofundar a reflexão acerca de algumas questões éticas envolvidas nas práticas psicoterapêuticas de enfoque gestáltico e discutir a importância de um fazer ético na prática profissional do psicólogo dentro do contexto clínico. Para isso, foi escolhida uma abordagem qualitativa orientada a partir do método de pesquisa fenomenológico de Sanders. Inicialmente o projeto de pesquisa foi submetido ao Conselho de Ética em Pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA) a fim de garantir as questões éticas ligadas à pesquisa com seres humanos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 6 psicólogas da cidade de Belém, escolhidas a partir do método bola de neve com dois critérios de inclusão: ser profissional formado em Psicologia e ter especialização em Gestalt-terapia. As entrevistas foram analisadas a partir da fenomenologia e à luz de conceitos gestálticos, emergindo como figura, a partir das unidades de significado, as categorias: Crença na autorregulação organísmica, Acolhimento & respeito às escolhas; Cuidado; Ética profissional; Suspensão fenomenológica & inclusão e Relação dialógica. A partir dos dados, foi possível ampliar a compreensão acerca do fazer ético gestáltico, destacando-se a importância do cuidado com o semelhante que se apresenta no momento da terapia, a necessidade do psicoterapeuta de suspender o “a priori”, o preparo técnico apurado, a relevância do trabalho de psicoterapia pessoal do gestalt-terapeuta e a ética pessoal enquanto premissa para uma ética profissional. Pesquisas futuras na área mostram-se importantes para que seja possível manter a fluidez dessas compreensões acerca da temática abordada.