Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Modelo de otimização para a logística de exportação da soja do matopiba

The objective of the present study is to minimize the total transportation costs of soybeans produced in the MATOPIBA region for export using linear programming. The costs incurred in the problem were elaborated from the routes that connect the producing origins to the destiny of the soybean in the...

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Autor principal: GÓES, Luís Felipe Cardoso
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1069
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spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-10692021-06-02T12:10:30Z Modelo de otimização para a logística de exportação da soja do matopiba GÓES, Luís Felipe Cardoso LOPES, Harlenn dos Santos http://lattes.cnpq.br/8073286561778707 Custos de transporte Soja Matopiba Transbordo Transportation costs Soybean Transhipment CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAO The objective of the present study is to minimize the total transportation costs of soybeans produced in the MATOPIBA region for export using linear programming. The costs incurred in the problem were elaborated from the routes that connect the producing origins to the destiny of the soybean in the external market, passing through certain points of transhipment. The work was elaborated considering 11 origins, represented by each mesoregion producing the 4 states of MATOPIBA and 2 international destinations, Shanghai and Hamburg. For Shanghai, the routes through the Panama Canal and the Cape of Good Hope were considered. Completing the model, it was considered 10 Brazilian exporting ports, named transhipment points. From this definition, eight scenarios were elaborated for the problem, altering the capacity of the exporting ports, the quantity offered and demanded of soybean, besides the alteration of internal routes linked to the exporter ports. Thus, the scenarios constructed with the greatest number of multimodal routes generated the lowest transport costs, always indicating the maritime transport to Shanghai through the Cape of Good Hope, analyzing the exports of the years 2017 and 2027. In addition, it was possible to analyze which ports were used and which would be used if they had the capacity to export soybeans and infrastructure of routes to interconnect them to the producing origins, considering the importance of using the ports of the North and Northeast regions and the logistics infrastructure, anticipating possible investments in the structure of such as the use of waterways and railways. O seguinte estudo tem como objetivo propor um modelo para minimizar o custo total de transporte da soja produzida na região do MATOPIBA, destinada à exportação, utilizando programação linear. Os custos incorridos no problema foram elaborados a partir das rotas que ligam as origens produtoras aos destinos da soja no mercado externo, passando por determinados pontos de transbordo. O trabalho foi elaborado considerando 11 origens, representadas por cada mesorregião produtora dos 4 estados do MATOPIBA e 2 destinos internacionais, Xangai e Hamburgo. Para Xangai, foram consideradas as rotas via Canal do Panamá e Cabo da Boa Esperança. Completando o modelo, considerou-se 10 portos exportadores brasileiros, nomeados de pontos de transbordo. A partir desta definição, foram elaborados oito cenários para o problema, alterando a capacidade dos portos exportadores, quantidade ofertada e demandada de soja, além da alteração de rotas internas ligadas aos portos exportadores. Sendo assim, os cenários construídos com maior número de rotas multimodais geraram os menores custos de transporte, sempre indicando o transporte marítimo para Xangai através do Cabo da Boa Esperança, analisando as exportações dos anos de 2017 e 2027. Além disso, foi possível analisar quais portos foram mais utilizados e quais seriam utilizados, caso tivessem capacidade de exportar soja e infraestrutura de rotas para interligá-los às origens produtoras, considerando a importância da utilização dos portos das regiões Norte e Nordeste e a infraestrutura logística, prevendo possíveis investimentos na estrutura de transportes destas regiões, como a utilização de hidrovias e ferrovias. 2019-02-25T11:44:36Z 2019-02-25T11:44:36Z 2018-06-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação GÓES, Luís Felipe Cardoso. Modelo de otimização para a logística de exportação da soja do Matopiba. Orientador: Harlenn dos Santos Lopes. 2018. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Industrial) – Faculdade de Engenharia Industrial, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1069. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1069 Acesso Aberto 1 CD-ROM
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