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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Análise da integração de veículos elétricos na matriz energética brasileira
Este trabalho apresenta um estudo com base no avanço significativo das indústrias de veículos automotores em relação ao aumento da produção de veículos movidos com motores híbridos e motores exclusivamente movidos a motores elétricos. A onda ecológica tem tido efeito nas grandes montadoras, levando...
Autor principal: | CUNHA, Renato Dias da |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1079 |
Resumo: |
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Este trabalho apresenta um estudo com base no avanço significativo das indústrias de veículos automotores em relação ao aumento da produção de veículos movidos com motores híbridos e motores exclusivamente movidos a motores elétricos. A onda ecológica tem tido efeito nas grandes montadoras, levando ao desenvolvimento de veículos cada vez mais eficientes, confortáveis e cada vez menos dependentes de derivados de petróleo. Cada vez mais, existem estudos de eficiência energética, tornando os veículos outrora desacreditados em realidades, atendendo tanto a ambientalistas quanto a consumidores exigentes quanto à qualidade dos produtos da indústria de automotores. Restam questões como autonomia, que ainda se faz como grande vilão deste tipo de veículo, levantando questionamentos a respeito da viabilidade técnica, econômica e energética, uma vez que este depende de sistemas de recarregamento de baterias ou troca das mesmas. Como fonte de pesquisa, foram utilizados dados do Operador Nacional do Sistema - ONS, Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Setor de Operações da ELETROBRAS ELETRONORTE em Tucuruí – UHE Tucuruí, entre outros. O estudo visa avaliar também a viabilidade econômica e energética da integração desta tecnologia da matriz energética brasileira, analisando os prós e os contras da chegada desta recente tecnologia ao nosso país, contribuindo para a redução da emissão de gases causadores do aquecimento global, utilizando motores sem emissão de poluentes ao invés de motores movidos pela queima de derivados de petróleo. |